Buffalo Springfield

 

Foi uma banda americana de folk rock. Neil Young e Bruce Palmer chegam em Los Angeles. Stephen Stills chamou os dois para irem até a casa de seu empresário Barry Friedman, que também chama o baterista Billy Mundi para formarem uma banda, provisoriamente batizada de The HerdMundi deixa a banda e é substituído por Dewey Martin. Assim nasce o Buffalo Springfield. No dia 15 de abril, a banda estréia ao vivo no Orange County Fair Grounds, em San Bernardino, abrindo para o The Byrds. Em maio, conseguem um contrato de seis semanas no Whisky-A-Go-Go graças a Chris Hillman, do The Byrds. Eles conhecem o presidente da Atlantic Records, Ahmet Ertegun, que oferece um contrato pela sua subsidiária, a Atco. Nessa época, Barry Friedman havia sido substituído no posto de empresário pela dupla Charlie Greene e Brian Stone. Em setembro, Bruce Palmer é preso com drogas enquanto abriam para o Chad & Jeremy e Ian Whitcomb, em Anaheim, sendo substituído provisoriamente por Jim Fielder. Nesse concerto Neil sofre um ataque epilético e é carregado no meio da apresentação. Com Bruce Palmer de volta, tocam uma segunda noite no Melodyland Theatre.

 

O seu primeiro álbum, Buffalo Springfield, foi lançado em 20 de dezembro de 1966. Em janeiro de 1967, a banda decide demitir os dois empresários, após o fracasso com o álbum de estréia. Durante um show, Stephen Stills joga Bruce Palmer em cima do kit de bateria de Martin, porque o baixista havia se recusado a aumentar o volume de seu amplificador. Palmer é preso por porte de maconha e condenado a três meses de prisão. Palmer acaba sendo deportado para o Canadá. Jim Fielder entra em seu lugar. Em junho, Neil Young e Stephen Stills se metem em uma briga, arremessando suas guitarras um no outro, em um show em San Francisco. As tensões internas aumentam quando Neil Young resolve seguir uma carreira solo. Como quarteto, a banda realiza algumas apresentações, mas são vaiados. No dia 16 de junho, tocam no Monterey Pop Festival. "Bluebird" é lançado como single, mas alcança apenas o número 58 nas paradas. O seu segundo álbum, Buffalo Springfield Again, foi lançado em 30 de outubro de 1967, e alcançou a posição 44 das paradas. Bruce Palmer novamente foi preso por porte de drogas. No dia 15 de março, Neil avisa que está deixando a banda, e dessa vez, de forma definitiva. 

 

Em um dos últimos shows da banda, Neil sofre um outro ataque epilético no palco e dão seu último show no dia 5 de abril, no Long Beach Arena. O seu terceiro álbum Last Time Around, foi lançado em 30 de julho de 1968, e alcançou a posição 44 nas paradas. Foi o fim da banda, que teria algumas voltas ao longo das décadas. O ex-baixista Ken Forssi morreu no dia 5 de janeiro de 1998, devido a um tumor no cérebro. A banda foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame no dia 6 de maio de 1997, em Cleveland, sem as presenças de Neil e StephenBruce Palmer faleceu no dia 1 de outubro de 2004, aos 58 anos. A causa foi um ataque cardíaco. Dewey Martin morreu no dia 31 de janeiro de 2009, com 68 anos. Seu corpo foi encontrado no dia seguinte por um colega de quarto em seu apartamento. Os membros sobreviventes Neil, Stills e Furay se reuniram nos concertos anuais da Bridge School Benefit nos dias 23 e 24 de outubro de 2010, em Mountain View, Califórnia. A banda se apresentou no Bonnaroo Music & Arts Festival 2011 em Manchester, Tennessee. A banda deveria sair em turnê em 2012, mas foi suspensa porque Neil estava gravando dois novos álbuns com o Crazy Horse. Em 27 de fevereiro de 2012, Furay anunciou que a banda está em hiato indefinido.

 Rockdigital