Neil Young

Neil Percival Young, nasceu em Toronto,no dia 12 de novembro de 1945, é um músico e compositor de origem canadense. Em 1966, em Toronto se junta a banda The Mynah Birds, gravando alguns compactos. Após isso, mudou-se para Los Angeles e juntamente com Stephen Stills formou o Buffalo Springfield, uma banda de folk-rock inovadora. Quando o grupo acabou em 1968, Young partiu para a carreira solo. O seu primeiro álbum solo, Neil Young, foi lançado em 12 de novembro de 1968. Young aceitou participar do Crosby, Stills & Nash, como membro efetivo. Após uma turnê pelos EUA, separaram-se amigavelmente. Neil Young voltaria ocasionalmente a gravar com os ex-companheiros. O seu quarto álbum, Harvest, foi lançado em fevereiro de 1972 pela Reprise Records. O álbum alcançou o topo na Billboard 200, e gerou dois singles, "Old Man", que alcançou a posição 31 na Billboard Hot 100, e "Heart of Gold", que alcançou o primeiro lugar, mas a morte de dois amigos seus neste mesmo ano, o guitarrista Danny Whitten e o roadie Bruce Berry o colocam numa longa fase depressiva, em que envolve-se com drogas e álcool, acabando por influenciar seu trabalho.

 

Em 1985, Young apareceu no show do Live Aid na Filadélfia, colaborando com o Crosby, Stills & Nash. O seu décimo sétimo álbum, Freedom, foi lançado em 2 de outubro de 1989. Depois de um período de obscuridade, o álbum marca uma retomada bem-sucedida da carreira. "Rockin' in the Free World" é a música-símbolo desta nova fase, assim como a crescente preocupação política de Neil Young, marcada principalmente pelas críticas ao então presidente dos EUA, George H.W. Bush. O seu décimo nono álbum, Harvest Moon, foi lançado em 2 de novembro de 1992. Neil Young se aproxima da nova geração do rock pesado, principalmente com o movimento grunge. O maior marco desse diálogo de Young com novas bandas foi o seu vigésimo primeiro álbum, Mirror Ball, lançado em 7 de agosto de 1995, gravado em parceria com o Pearl Jam, assim como a turnê com a banda. Neil Young foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame por Eddie Vedder.

 

O álbum, Looking Forward, foi lançado em 26 de outubro de 1999, e alcançou a posição 26 na Billboard 200. É o último álbum de estúdio do Crosby, Stills, Nash & Young até agora. O seu vigésimo sexto álbum, Prairie Wind, foi lançado em 27 de setembro de 2005. O álbum foi em parte inspirado pela doença e morte recente de seu pai, o escritor esportivo e romancista canadense Scott Young. No mesmo ano, Young foi diagnosticado com um aneurisma cerebral. Ele se apresentou no encerramento do show do Live 8 em Barrie, Ontário, no dia 2 de julho. O seu vigésimo sétimo álbum, Living With War, foi lançado em 2 de maio de 2006. O álbum alcançou a posição 15 na Billboard 200. Em 2009, Young foi a atração principal do New Orleans Jazz and Heritage Festival e do Glastonbury Festival em Pilton, Inglaterra,  no Hard Rock Calling em Londres, onde se juntou no palco a Paul McCartney para uma versão de "A Day in the Life". O seu trigésimo nono álbum, Colorado, foi lançado em 25 de outubro de 2019 pela Reprise Records, com a sua banda Crazy Horse.

 Rockdigital