top of page
neil_young.jpg
Neil Young - Heart of Gold
00:00 / 00:25
Neil Young

Neil Percival Young, nasceu em Toronto,no dia 12 de novembro de 1945, é um músico e compositor de origem canadense. Em 1966, em Toronto se junta a banda The Mynah Birds, gravando alguns compactos. Após isso, mudou-se para Los Angeles e juntamente com Stephen Stills formou o Buffalo Springfield, uma banda de folk-rock inovadora. Quando o grupo acabou em 1968, Young partiu para a carreira solo. O seu primeiro álbum solo, Neil Young, foi lançado em 12 de novembro de 1968. Young aceitou participar do Crosby, Stills & Nash, como membro efetivo. Após uma turnê pelos EUA, separaram-se amigavelmente. Neil Young voltaria ocasionalmente a gravar com os ex-companheiros. O seu quarto álbum, Harvest, foi lançado em fevereiro de 1972 pela Reprise Records. O álbum alcançou o topo na Billboard 200, e gerou dois singles, "Old Man", que alcançou a posição 31 na Billboard Hot 100, e "Heart of Gold", que alcançou o primeiro lugar, mas a morte de dois amigos seus neste mesmo ano, o guitarrista Danny Whitten e o roadie Bruce Berry o colocam numa longa fase depressiva, em que envolve-se com drogas e álcool, acabando por influenciar seu trabalho. Em 1985, Young apareceu no show do Live Aid na Filadélfia, colaborando com o Crosby, Stills & Nash. O seu décimo sétimo álbum, Freedom, foi lançado em 2 de outubro de 1989. Depois de um período de obscuridade, o álbum marca uma retomada bem-sucedida da carreira.

 

"Rockin' in the Free World" é a música-símbolo desta nova fase, assim como a crescente preocupação política de Neil Young, marcada principalmente pelas críticas ao então presidente dos EUA, George H.W. Bush. O seu décimo nono álbum, Harvest Moon, foi lançado em 2 de novembro de 1992. Neil Young se aproxima da nova geração do rock pesado, principalmente com o movimento grunge. O maior marco desse diálogo de Young com novas bandas foi o seu vigésimo primeiro álbum, Mirror Ball, lançado em 7 de agosto de 1995, gravado em parceria com o Pearl Jam, assim como a turnê com a banda. Neil Young foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame por Eddie Vedder. O álbum, Looking Forward, foi lançado em 26 de outubro de 1999, e alcançou a posição 26 na Billboard 200. É o último álbum de estúdio do Crosby, Stills, Nash & Young até agora. O seu vigésimo sexto álbum, Prairie Wind, foi lançado em 27 de setembro de 2005. O álbum foi em parte inspirado pela doença e morte recente de seu pai, o escritor esportivo e romancista canadense Scott Young. No mesmo ano, Young foi diagnosticado com um aneurisma cerebral. Ele se apresentou no encerramento do show do Live 8 em Barrie, Ontário, no dia 2 de julho. O seu vigésimo sétimo álbum, Living With War, foi lançado em 2 de maio de 2006.

 

O álbum alcançou a posição 15 na Billboard 200. Em 2009, Young foi a atração principal do New Orleans Jazz and Heritage Festival e do Glastonbury Festival em Pilton, Inglaterra,  no Hard Rock Calling em Londres, onde se juntou no palco a Paul McCartney para uma versão de "A Day in the Life". O seu trigésimo nono álbum, Colorado, foi lançado em 25 de outubro de 2019 pela Reprise Records, com a sua banda Crazy Horse. O seu quadragésimo álbum, Homegrown, foi lançado em 19 de junho de 2020. O álbum consiste em material gravado entre junho de 1974 e janeiro de 1975, e alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart. Em 4 de agosto de 2020, Young entrou com um processo de violação de direitos autorais contra a campanha de Trump pelo uso da música de Young nos comícios de campanha de Trump. Em janeiro de 2021, foi relatado que Young vendeu os direitos de seu catálogo para uma empresa de investimentos britânica. A Hipgnosis Songs Fund havia comprado uma participação de 50 por cento no catálogo de Young, totalizando 1.800 canções de seus dias em Buffalo Springfield, através da era Crosby, Stills, Nash & Young e em sua carreira solo com a banda de apoio Crazy Horse.

bottom of page