Neil Young

Neil Percival Young, nasceu em Toronto,no dia 12 de novembro de 1945, é um músico e compositor de origem canadense. Em 1966, em Toronto se junta a banda The Mynah Birds, gravando alguns compactos. Após isso, mudou-se para Los Angeles e juntamente com Stephen Stills formou o Buffalo Springfield, uma banda de folk-rock inovadora. Quando o grupo acabou em 1968, Young partiu para a carreira solo. De seus álbuns iniciais, Everybody Knows this is nowhere (1969) e o essencial After the Gold Rush (1970) foram aclamados pela crítica, ao mesmo tempo em que aceitou participar do Crosby, Stills & Nash, como membro efetivo. Após uma turnê pelos EUA, separaram-se amigavelmente. Neil Young voltaria ocasionalmente a gravar com os ex-companheiros. 


O espetacular sucesso comercial de Harvest de 1972, tornou Young um superstar do folk-rock, mas a morte de dois amigos seus neste mesmo ano, o guitarrista Danny Whitten e o roadie Bruce Berry o colocam numa longa fase depressiva, em que envolve-se com drogas e álcool, acabando por influenciar seu trabalho. Entre 1973 e 1975, lança o que é considerada a sua trilogia suja. Esta fase em parte é rompida com "Zuma" de 75 e um retorno ao folk e ao country-rock, principalmente em Comes a time de 1978, um celebrado álbum embasado no country. Influenciado pelo impacto cultural do punk, Neil Young lança o álbum, Rust Never Sleeps em 1979, seguido do álbum, Rust live. Nos anos 80, Neil Young desenvolveu uma carreira errática, gravando álbuns de rockabilly, clássicos do country, Old Ways de 1984 e de blues, não se fixando numa linha de atuação.

 

O álbum Freedom de 1989 o recoloca em evidência, depois de um período de obscuridade e marca uma retomada bem-sucedida da carreira. "Rockin' in the Free World" é a música-símbolo desta nova fase, assim como a crescente preocupação política de Neil Young, marcada principalmente pelas críticas ao então presidente dos EUA, George H.W. Bush. Nos anos 1980/1990 destaca-se ainda pela aproximação de Neil Young com a nova geração do rock pesado, principalmente com o movimento grunge. Gravou o disco ao vivo Weld em 1991, enquanto o álbum Arc, também de 1991 contou com a participação do guitarrista Thurston Moore. O maior marco desse diálogo de Young com novas bandas foi o álbum, Mirror Ball, gravado em parceria com o Pearl Jam em 1995, assim como a turnê com a banda.

 Rockdigital