The Mamas & The Papas

Foi um grupo vocal americano. John Phillips casou-se com Michelle em 1962. O nome The Mamas & The Papas surgiu inspirado por um programa de TV, em que seus integrantes assistiam a uma entrevista com alguns Hell's Angels e um deles disse que chamavam suas mulheres de mammas, o que bastou para que Cass Elliot e Michelle Gillian quisessem ser mammas também, sobrando então para John Phillips e Denny Doherty serem os papas. Em 1966, o grupo lançou seu primeiro álbum, If You Can Believe Your Eyes and Ears, que trazia dois dos seus maiores sucessos, "California Dreaming" e "Monday, Monday", alcançando o topo nas paradas americanas. Depois do início do sucesso do grupo, Michelle e Denny, o principal vocalista, começaram um romance que mantiveram em segredo dos outros membros do grupo, até ser descoberto pelo marido John. Posteriormente, Michelle acabou se envolvendo com Gene Clark do The Byrds. Com isso, John Philips consultou os advogados, e Michelle acabou sendo formalmente demitida do grupo em 1966. Para o lugar de Michelle, foi contratada Jill Gibson, antes do lançamento do segundo álbum, The Mamas & The Papas. Como os fãs não aceitaram muito Jill Gibson, e Michelle Phillips foi reintegrado em 23 de agosto de 1966. John e Michelle acabaram se reconciliando. 

 

A canção "Monday, Monday"  ganhou um Grammy Award de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais em 1967. Depois de completar sua turnê pela costa leste, o grupo começou a trabalhar em seu terceiro álbum, The Mamas & The Papas Deliver, que foi lançado em fevereiro de 1967. O álbum alcançou a posição 2 na Billboard Pop albums. Nesse mesmo ano, John Philips ajudou a organizar o Festival de Monterey Pop, no qual o grupo se apresentou, em uma de suas últimas apresentações ao vivo. Ainda em 1967, após uma discussão com John Phillips, Mama Cass abandonou o grupo, e cancelou os concertos no Royal Albert Hall, em Londres, e no Olympia, em Paris. Em uma entrevista com o Melody Maker, ela anunciou que o grupo havia se dissolvido. John Phillips e Mama Cass se reconciliaram para completar o quarto álbum, The Papas & The Mamas, lançado em maio de 1968. Foi o primeiro álbum da banda a não alcançar o Top 10 na Billboard. A Dunhill Records lançou o álbum solo de Mama Cass, um cover de "Dream a Little Dream of Me", creditado a Mama Cass with the Mamas and the Papas em junho de 1968, contra a vontade de John Phillips. A Dunhill Records exigiu a gravação de mais um álbum, o último do grupo, People Like Us, que foi lançado em novembro de 1971.

 

O álbum alcançou a posição 84 na Billboard 200, tornando o único álbum do Mamas and the Papas a não alcançar o Top 20 nos EUA. Todas as obrigações contratuais foram cumpridas, e o fim do grupo foi oficializado. Mama Cass Elliot morreu de ataque do coração em 29 de julho de 1974, após se apresentar em shows solo em Londres. Em 1982, Denny Doherty fez uma reconstituição do grupo, com John Phillips, a sua filha Mackenzie Phillips e Elaine Spanky McFarlane. Pouco antes de 1992 a formação consistia de John Phillips, Scott McKenzie, Lisa Brascia e Deb Lyons. O novo quarteto gravou em 1995 um álbum ao vivo, California Dreamin Live In Concert, que só foi lançado em 1998. Desde então o grupo passou por diversas formações. Em 1992 John Phillips recebeu um transplante de fígado e passou a dirigir os novos vocalistas. John Philips morreu aos 65 anos de problemas cardíacos em 18 de março de 2001. Com a morte de Phillips, o maestro John Kito, tecladista e diretor musical do grupo, conhecido também como John Buonamassa, assume o comando, contratando novos integrantes. Denny Doherty morreu em 19 de janeiro de 2007, aparentemente por causa do aneurisma abdominal, nunca curado. Michelle é a única sobrevivente da primeira formação. 

 

 Rockdigital