Black Sabbath

É uma banda de heavy metal britânica. Em Birmingham, Inglaterra, o guitarrista Anthony Tony Iommi e o baterista William Bill Ward leram em uma loja, o anúncio de um vocalista que estava à procura de músicos para formar uma banda. O vocalista era John Ozzy Osbourne. Iommi e Ward foram para casa de Ozzy Osbourne e decidiram formar um grupo musical. Ozzy levou ao grupo outros dois músicos, os guitarristas Terence Geezer Butler e Jimmy Phillips. A banda escolheu o nome inicialmente de Polka Tulk Blues Band e encurtado depois para Polka Tulk. Os membros decidem alterar o nome da banda para Earth. Em dezembro de 1968, Iommi deixou o Earth para se juntar ao Jethro Tull. Iommi fez uma aparição com Jethro Tull no programa de TV Rolling Stones Rock and Roll Circus. Insatisfeito com a direção de Jethro Tull, Iommi voltou ao Earth em janeiro de 1969. Havia outro grupo denominado Earth. Butler tinha visto um filme de terror italiano, As Três Máscaras do Terror de 1963, mas exibido com o nome de Black Sabbath na Inglaterra e Estados Unidos. O seu primeiro álbum, Black Sabbath, foi lançado em 13 de fevereiro de 1970. O seu segundo álbum, Paranoid, foi lançado em 18 de setembro de 1970, alcançou o topo na UK Albums Chart, sendo o marco inicial do heavy metal. O seu quinto álbum, Sabbath Bloody Sabbath, foi lançado em 1 de dezembro de 1973. 

Em 1977, após a turnê do álbum, Ozzy Osbourne deixou a banda, devido a morte do seu pai, além dos problemas de dependência de álcool e drogas. Ozzy retorna, e o oitavo álbum da banda, Never Say Die!, foi lançado em 28 de setembro de 1978. Em 1979, devido a um conflito com os outros membros da banda, Ozzy foi despedido pela sua tendência com o abuso de drogas e álcool. Após a sua saída, ele foi substituído por Ronnie James Dio, ex-vocalista das bandas Elf e Rainbow. O seu nono álbum, Heaven and Hell, foi lançado em 25 de abril de 1980. Também durante o turnê desse álbum, Bill Ward teve que sair devido a morte dos seus pais e foi substituído por Vinny Appice.  Em 1982, Appice e  James Dio saem da banda. Bill Ward retorna e Ian Gillan, ex-Deep Purple é contratado como vocalista. O seu décimo primeiro álbum, Born Again, foi lançado em 7 de agosto de 1983. O baixista Geezer Butler sai da banda. A formação original se reúne temporariamente durante o evento Live Aid em 1985, festival organizado por Bob Geldof e Midge Ure. Em 1993 Ozzy Osbourne organizou uma nova turnê, e pediu ao Black Sabbath para tocar nas últimas duas datas na Califórnia. Dio acabou saindo novamente. 

 

Em 1997, Ozzy organizou o seu festival Ozzfest. Na última parte do show, Butler, Iommi e também Ward apareceram no palco para tocar algumas canções clássicas do Black Sabbath. Em 1998, com a formação original, foi gravado o álbum duplo ao vivo, Reunion, lançado em 20 de outubro de 1998. Em 2000, a banda foi premiada pelo Grammy Award na categoria de Melhor Desempenho de Metal, com a canção "Iron Man". O Sabbath voltou ao estúdio com todos os quatro membros originais na primavera de 2001, mas as sessões foram interrompidas quando Ozzy saiu para terminar as faixas do seu álbum solo. A banda permaneceu em hiato até o verão de 2004, quando tocou no Ozzfest em 2004 e 2005 que celebrou o seu trigésimo quinto aniversário. Em novembro de 2005, o Black Sabbath foi induzido no UK Music Hall of Fame, e em 13 de março de 2006,  a banda foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame. O seu décimo nono e último álbum de estúdio, 13, foi lançado em 10 de junho de 2013 na Europa, e alcançou o topo na UK Albums Chart, na Billboard 200 e em mais 7 países. O Black Sabbath ganhou o Grammy Award de Best Metal Performance, em 2014 com o single "God Is Dead?".  

 Rockdigital