Ozzy Osbourne

John Michael Osbourne, nasceu em Aston, Inglaterra no dia 3 de dezembro de 1948, é um músico, compositor e vocalista britânico. No final de 1967, Geezer Butler formou sua primeira banda, Rare Breed, e logo recrutou Osbourne para vocalista. A banda fez dois shows, então se separou. Osbourne e Butler se reuniram na Polka Tulk Blues Band, junto com o guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward, da banda Mythology que havia acabado recentemente. Eles se renomearam Earth, e finalmente decidiram pelo nome Black Sabbath em agosto de 1969. Em 1978, Osbourne deixou a banda por três meses para seguir carreira solo. A pedido dos outros membros, Osbourne voltou para o Sabbath. A última aparição de Osbourne com a banda foi em Albuquerque, Novo México, no dia 11 de dezembro. Por insistência de Iommi, e com o apoio de Butler e Ward, Osbourne foi demitido no dia 27 de abril de 1979. Don Arden o contratou para a Jet Records com o objetivo de gravar novo material. Arden despachou sua filha Sharon para Los Angeles para cuidar das necessidades de Osbourne. O seu primeiro álbum solo, Blizzard of Ozz, foi lançado em 20 de setembro de 1980, e alcançou a sétima posição na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, Diary of a Madman, foi lançado em 7 de novembro de 1981.

 

Em 1982, Ozzy se casou com sua empresária, Sharon Osbourne, com quem teve 3 filhos. No dia 19 de março de 1982, durante uma parada na viagem que levaria Ozzy a Orlando para um show. O motorista do ônibus da banda, Andrew Aycock pegou um avião emprestado de um amigo, carregando o guitarrista Randy Rhoads e Rachel Youngblood, a figurinista e maquiadora da banda. O avião caiu enquanto fazia voos baixos sobre o ônibus da banda. A asa esquerda da aeronave atropelou o ônibus, fazendo com que o avião roçasse uma árvore e colidisse com a garagem de uma mansão próxima, matando Rhoads, Aycock e Youngblood. Depois do acidente, Osbourne caiu em profunda depressão com a perda do guitarrista Randy Rhoads, seu melhor amigo nesse acidente. O seu terceiro álbum, Bark at the Moon, foi lançado em 15 de novembro de 1983. O álbum alcançou a posição 19 na Billboard 200. O seu sexto álbum, No More Tears, foi lançado em 17 de setembro de 1991, e alcançou a sétima posição na Billboard 200. O quarto single do álbum, "Mama, I'm Coming Home" alcançou a posição 28 na Billboard Hot 100. Osbourne recebeu o Grammy Awards pela faixa "I Don't Want to Change the World" de Melhor Performance de Metal do seu quarto álbum ao vivo, Live & Loud, lançado em 28 de junho de 1993. O seu sétimo álbum, Ozzmosis, foi lançado em 24 de outubro de 1995. O álbum alcançou a quarta posição na Billboard 200.

 

A Ozzfest foi criada e administrada por sua esposa / gerente Sharon e assistido por seu filho Jack. A primeira Ozzfest foi realizado em Phoenix, Arizona, em 25 de outubro de 1996. Osbourne se reuniu com os membros originais do Black Sabbath em 1997 e tem se apresentado periodicamente com eles desde então. O seu oitavo álbum, Down to Earth, lançado em 16 de outubro de 2001, e alcançou a quarta posição na Billboard 200. Em 2002, a MTV americana começou a apresentar The Osbournes, uma espécie de reality show gravado na casa de Ozzy, onde câmeras registraram seis meses de convivência familiar do roqueiro, sua esposa e filhos. Osbourne alcançou o seu primeiro single número um no Reino Unido, com um dueto da balada do Black Sabbath, "Changes", com a sua filha Kelly. Ele foi a atração principal do Ozzfest de 2004, com o Black Sabbath reunido. No dia 13 de março de 2006, Osbourne e o Black Sabbath foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2008, Osbourne fez um show no Brasil. Junto com o Black Sabbath, ele fez 3 shows no Brasil em 2013. Osbourne foi a atração principal do Download Festival de 2018 no Donington Park em Leicestershire, Inglaterra. Em 21 de janeiro de 2020, Osbourne revelou que foi diagnosticado com Mal de Parkinson no programa Good Morning America da emissora ABC. O seu décimo segundo álbum, Ordinary Man, foi lançado em 21 de fevereiro de 2020, e estreou em terceiro lugar na UK Albums Chart.

 

 Rockdigital