Rainbow

É uma banda de rock britânica. Em 1973, o guitarrista Ritchie Blackmore dirigia o Deep Purple com várias mudanças de pessoal. Blackmore queria gravar a canção "Sixteen Century Greensleeves" que foi recusado pela banda. Ele decidiu gravar com Dio e a banda Elf como músicos adicionais. Ele gostou dos resultados, e o primeiro álbum, Ritchie Blackmore’s Rainbow foi gravado em 1975 em Munique, Alemanha, e foi lançado em 4 de agosto de 1975. O nome da banda foi inspirado no Rainbow Bar and Grill em Hollywood. Após a experiência positiva de gravar com Dio, Blackmore decidiu deixar o Deep Purple, tocando seu último show em Paris em abril. Blackmore estava descontente com a apresentação da Elf nas apresentações ao vivo, e assim ele demitiu todos menos Dio, pouco depois que o álbum foi gravado. Blackmore contratou o baixista Jimmy Bain, o tecladista Tony Carey e o baterista Cozy Powell. Essa formação também iniciou a primeira turnê mundial da banda, com o primeiro show em Montreal, em 10 de novembro de 1975. O seu segundo álbum, Rising, foi lançado em agosto de 1976. Blackmore despediu Carey, e ele foi logo reintegrado. Blackmore demitiu Bain em janeiro de 1977. O mesmo destino aconteceu a Carey pouco depois. Durante a gravação do terceiro álbum, Long Live Rock' n 'Roll, foi lançado em 9 de abril de 1978.

 

Blackmore decidiu que queria levar a banda para uma nova direção comercial. Dio não concordou com esta mudança e deixou o Rainbow. Depois de uma série de audições, Graham Bonnet foi recrutado. Powell permaneceu, mas Daisley e Stone foram demitidos. Blackmore contratou Roger Glover do Deep Purple como produtor, baixista e letrista. O seu quarto álbum, Down to Earth, foi lançado em 28 de julho de 1979, e alcançou a posição 6 na UK Albums Chart. O álbum apresentou os primeiros sucessos de singles da banda, "All Night Long" e "Since You Been Gone". Para o próximo álbum, Bonnet e Powell foram substituídos pelos americanos Joe Lynn Turner e Bobby Rondinelli. O seu quinto álbum, Difficult to Cure, foi lançado em 3 de fevereiro de 1981. O álbum gerou seu single mais bem sucedido no Reino Unido, "I Surrender", que alcançou o terceiro lugar. O seu sexto álbum, Straight Between the Eyes, foi lançado em 10 de junho de 1982. O baterista Rondinelli foi demitido, sendo substituído por Chuck Burgi durante a gravação do sétimo álbum, Bent Out of Shape, foi lançado em 24 de agosto de 1983. A gestão do Rainbow coordenou a reforma do Deep Purple MK II e em abril de 1984, o Rainbow foi dissolvido. Em 1993, Blackmore deixou o Deep Purple e reformou o Rainbow com novos membros.

 

O seu oitavo álbum, Stranger in Us All, foi lançado em 21 de agosto de 1995, e embarcou em uma longa turnê mundial. O Rainbow foi colocado de lado novamente após ter tocado seu último show em Esbjerg, Dinamarca em 1997. Blackmore, junto com sua sócia Candice Night como vocalista formaram a Blackmore’s Night influenciados pelo renascimento. Em 2009, Joe Lynn Turner, Bobby Rondinelli, Greg Smith e Tony Carey criaram a turnê tributo da banda Over The Rainbow com Jürgen Blackmore, filho de Ritchie, como o guitarrista. Em 2015, Blackmore anunciou que iria tocar todos os shows no verão de 2016 como Ritchie Blackmore's Rainbow, seu primeiro show desde 1997. Blackmore se apresentou nos concertos no verão de 2016 com o Ritchie Blackmore's Rainbow, seus primeiros shows de rock desde 1997. A nova formação do Rainbow com o vocalista Ronnie Romero, o tecladista Jens Johansson, o baterista David Keith e o baixista Bob Nouveau, encabeçou a edição alemã do festival Monsters of Rock. Eles estrearam em 17 de junho de 2016 no Loreley Freilichtbuhne. O terceiro e último show aconteceu na Birmingham Genting Arena, na Inglaterra. O Rainbow embarcou em uma turnê britânica de quatro datas em junho de 2017. Rainbow lançou o álbum ao vivo, Memories in Rock II (Live), em 2018,do show ao vivo na Alemanha. A banda tocou em Moscou, São Petersburgo, Helsinque, Berlim e Praga em abril de 2018. 

 

 Rockdigital