dio.jpg
Dio - The Last In Line
rip.png
Dio

Ronald James Padavona, nasceu em Portsmouth no dia 10 de julho de 1942. Foi um músico e compositor de heavy metal ítalo-americano. Seu primeiro treinamento musical formal começou aos 5 anos, aprendendo a tocar trompete. A carreira musical de James começou em 1957, quando vários músicos de Cortland, Nova York, formaram a banda The Vegas Kings. A banda mudou seu nome para Ronnie and the Rumblers, e em 1958, mudou novamente seu nome para Ronnie and the Redcaps. Os Redcaps lançaram dois singles. James usou o nome Dio pela primeira vez em uma gravação em 1960, quando o adicionou ao segundo lançamento da banda. Logo depois disso a banda mudou seu nome para Ronnie Dio and the Prophets. Alguns dos singles como "Mr. Misery", foram rotulados como sendo de Ronnie Dio como um artista solo, mesmo com o resto dos Prophets contribuindo na gravação. A banda lançou vários singles durante os anos seguintes. No final de 1967, Ronnie Dio and the Prophets se transformou na banda The Electric Elves e adicionou um tecladista. Depois de se recuperar de um acidente de carro em fevereiro de 1968, que matou o guitarrista Nick Pantas e colocou Dio e os outros membros da banda brevemente no hospital, a banda encurtou seu nome para The Elves e usou esse nome até meados de 1972, quando lançou o seu primeiro álbum sob o nome de Elf

 

Ao longo dos anos seguintes, a banda se tornou uma banda de abertura regular para o Deep Purple. Em meados da década de 1970, a voz de Dio chamou a atenção do guitarrista Ritchie Blackmore que planejava deixar o Deep PurpleBlackmore convidou Dio e  decidiu recrutar mais músicos do Elf e formar sua própria banda, inicialmente conhecida como Ritchie Blackmore's Rainbow no início de 1975, que resultou na separação do Elf. Durante sua gestão com o Rainbow, Dio e Blackmore foram os únicos membros constantes. Após sua saída do Rainbow em 1979, Dio se juntou ao Black Sabbath, substituindo Ozzy OsbourneO seu primeiro álbum, Heaven and Hell, com Dio como vocalista, foi lançado em 1980. Em 1982, o conflito na mixagem do álbum Live Evil, levou Dio e Appice a abandonarem a banda no final daquele ano. Em 1985, Dio contribuiu para a resposta do mundo do metal ao Band Aid e ao USA for Africa com o projeto Hear 'n Aid. Com um conjunto de estrelas de heavy metal e cantou alguns dos vocais no single "Stars" e em um álbum de canções de outros artistas doados a instituições de caridade. O projeto arrecadou US $ 1 milhão em um ano.

 

Em 1991, Dio voltou ao Black Sabbath para gravar o décimo sexto álbum da banda, DehumanizerO álbum alcançou o Top 40 no Reino UnidoNo final de 1992, Dio e Appice deixaram a banda novamente e formaram a banda Dio em 1982. O seu primeiro álbum, Holy Diver, foi lançado em 25 de maio de 1983. A banda Dio mudou de membros ao longo dos anos, eventualmente deixando Dio como o único membro original em 1990. O seu décimo álbum, Master of the Moon, foi lançado em 30 de agosto de 2004, o seu último trabalho. Em outubro de 2006, Dio se juntou aos membros do Black Sabbath para a sua Heaven & Hell Tour, o título do primeiro álbum da banda com Dio. Em 2007, Black Sabbath gravou três novas canções para o álbum de compilação, Black Sabbath: The Dio Years. Em 25 de novembro de 2009, Dio anunciou que foi diagnosticado com câncer de estômago e foi submetido a tratamento no MD Anderson Cancer Center em Houston, no Texas. Em 4 de maio de 2010, a Heaven & Hell Tour anunciou que estava cancelando todas as datas de verão devido ao estado de saúde de Dio. Sua última apresentação ao vivo foi com o Heaven & Hell no dia 29 de agosto de 2009, em Atlantic City, New Jersey. Ronnie James Dio faleceu em 16 de maio de 2010.