Dio

Ronnie James Dio é o nome artístico de Ronald James Padavona, nasceu em Portsmouth no dia 10 de julho de 1942, foi um músico e compositor de heavy metal ítalo-americano. Ronnie adotou o sobrenome artístico Dio inspirado no mafioso italiano Johnny Dio. Ainda na escola, formara a banda de rockabilly Vegas Kings que, após mudar de nome várias vezes, finalmente tornou-se conhecida como a banda ELF. Em meados dos anos 70 foi convidado para cantar no grupo Rainbow do guitarrista Ritchie Blackmore, no qual participou de quatro álbuns.

 

Após deixar o Rainbow por conta de desentendimento com Blackmore, foi convidado pelo guitarrista Tony Iommi para ocupar o posto de vocalista no Black Sabbath, permanecendo com a banda até 1982. No mesmo ano forma uma banda própria denominada simplesmente Dio, para em 1983 lançar o álbum, Holy Diver. Embalado com o sucesso, Dio grava o álbum, The Last in Line, com sua banda em 1984,  e embarcam numa turnê mundial. Após o lançamento de diversos álbuns e mudanças na formação da banda, Dio faz uma pausa em 1987. Em 1990 reforma a banda Dio e lança o álbum, Lock up the Wolves.

 

Durante a subsequente turnê, Dio reencontra o ex-colega do Black Sabbath, o baixista Geezer Butler, e decide retornar à banda para gravar o álbum Dehumanizer em 1992. O grupo se consolidara novamente, mas Dio resolve deixar o Black Sabbath na última data da turnê. Em 2007 reuniu-se com os antigos companheiros de Black Sabbath, para excursionarem na promoção da coletânea Black Sabbath - The Dio Years. Este evento resultou na formação da banda Heaven and Hell. Em 25 de novembro de 2009, Wendy, sua esposa e empresária, anunciou que ele foi diagnosticado com câncer de estômago. Ronnie James Dio morreu no dia 16 de maio de 2010.

 Rockdigital