Dio

 

Foi uma banda de heavy metal americana. Em 1982, Ronnie James Dio formou a sua banda com o seu ex-companheiro no Black Sabbath, Vinny Appice, Vivian Campbell e o seu ex-companheiro no período em que esteve no do Rainbow, Jimmy Bain. O seu primeiro álbum, Holy Diver, foi lançado em 25 de maio de 1983 O álbum alcançou a posição 13 na UK Albums Chart. O seu segundo álbum, The Last in Line, foi lançado em 2 de Julho de 1984, e a banda parte para uma turnê mundial. O seu terceiro álbum, Sacred Heart, foi lançado em dia 15 de Agosto de 1985. Em 1985, Jimmy Bain e Vivian Campbell aproveitaram o sucesso do single "We Are the World" para reunir diversos músicos do rock nos estúdios da A&M Records em um projeto chamado Hear'n Aid que visava arrecadar fundos para crianças na África, e gravaram a música "Stars". Intermission é um álbum ao vivo que foi gravado em 1986, durante a turnê do Sacred Heart. Durante essa turnê Vivian deixa a banda para se unir ao Whitesnake, e é substituído por Craig Goldy. O seu quarto álbum, Dream Evil, foi lançado em 21 de Julho de 1987. A banda sueca Dream Evil teve seu nome inspirado por este álbum.

 

No começo de 1988, Craig Goldy deixa a banda. Ronnie James Dio anuncia em 1989 um concurso para selecionar um novo guitarrista, e escolheram Rowan Robertson com apenas 16 anos. Bain, Appice e Schnell deixam a banda, e foram substituídos por Teddy Cook, Simon Wright e Jens Johansson. O seu quinto álbum, Lock Up the Wolves, foi lançado em 15 de maio de 1990. Ronnie demite Rowan e logo depois, Dio deixa a banda, e se junta novamente ao Black Sabbath. Após a sua saída do Black Sabbath, Dio trouxe Appice de volta para a banda, e convidou o baixista Jeff Pilson do Dokken, o guitarrista Tracy G, e o tecladista Scott Warren. O seu sexto álbum, Strange Highways, foi lançado em 25 de outubro de 1993. Tracy G foi demitido. Em 1998, a banda Dio lança o álbum ao vivo, Inferno: Last in Live. Em junho de 1999, Graig Goldy retorna. O seu oitavo álbum, Magica, foi foi lançado em 21 de março de 2000, que marcou a volta de Simon Wright e Jimmy Bain. Goldy deixa a banda novamente em janeiro de 2002 e é substituído por Doug Aldrich. O seu nono álbum, Killing the Dragon, foi lançado em 21 de maio de 2002.

 

O seu décimo álbum, Master of the Moon, foi lançado em 7 de Setembro de 2004. Após esse álbum, Ronnie James Dio prometeu dar sequencia à trilogia Magica, mas os planos foram adiados devido à sua reunião com o Black Sabbath, sob o nome Heaven and Hell. O seu álbum ao vivo, Holy Diver Live, foi lançado em 2006. Em 2009, mais precisamente no dia 19 de novembro, Ronnie James Dio foi hospitalizado e o motivo foi escondido pela sua mulher e empresária Wendy. Dias depois, veio a confirmação que ele tinha sido diagnosticado com câncer no estômago. Ronnie James Dio morreu no dia 16 de maio de 2010. O álbum ao vivo póstumo, Dio at Donington UK: Live 1983 & 1987, foi lançado em 9 de novembro de 2010. Os membros sobreviventes da formação final da banda Dio embarcaram em um projeto com o ex- vocalista do Judas Priest, Tim "Ripper" Owens, com o nome de DIO Disciples. O projeto está em turnê extensiva desde 2011. Em maio de 2012, a ex-guitarrista Vivian Campbell reuniu a banda original do Dio para uma série de shows com o baterista Vinny Appice, o baixista Jimmy Bain e o tecladista Claude Schnell e o vocalista Andrew Freeman, com o nome de Last in Line.

 Rockdigital