Judas Priest

É uma banda britânica de heavy metal. O vocalista Al Atkins formou uma banda com seus amigos Bruno Stapenhill no baixo, John Perry na guitarra e John Partridge na bateria. Após alguns dias, Perry faleceu em um acidente automobilístico, e foi substituído por Earnest "Ernie" Chataway. Por sua vez passaram a experimentar diversos nomes, até que Stapenhill propôs que se chamassem Judas Priest, nome retirado da canção "The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest" do Bob Dylan. Com a ajuda de Alan Eade, proprietário de um pequeno estúdio de gravação, eles fizeram as suas primeiras músicas, "Good Time Woman" e "We'll Stay Together". Com elas, fizeram uma série de concertos em pequenos clubes da Inglaterra como parte da chamada Judas Priest Tour. No dia 25 de novembro de 1969 no The George Hotel de Walsall,  Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin ajudou a banda a assinar um contrato de três anos com a Immediate Records. Mas, em poucos meses a gravadora quebrou, causando a separação da banda. Em meados de 1970, Atkins foi aceito na banda Freight que era formada por K. K. Downing, Ian Hill e John Ellis. Com sua chegada, apresentou-lhes suas canções escritas com sua banda anterior e também se propôs a utilizar o nome Judas Priest. Em 16 de março de 1971 a banda fez a sua primeira apresentação em Staffordshire, iniciando a turnê The Return of the Priest Tour. Ellis saiu da banda em 6 de outubro de 1971.

 

Os problemas financeiros continuaram, provocando a saída de Atkins no início de 1973. A noiva de Hill apresentou seu irmão, Rob Halford, que se juntou a banda. Atkins autorizou  a usarem o nome Judas Priest e as canções que haviam escrito com eles. Pouco tempo depois, Campbell deixou a banda e foi substituído por John Hinch, que era baterista. No início de 1974, a Gull Records que era um selo independente ofereceu-os um contrato e Downing sugeriu agregar outro guitarrista na banda e escolheram Glenn Tipton. O primeiro álbum da banda, Rocka Rolla, foi lançado em setembro de 1974. Após o lançamento, o baterista John Hinch abandonou a banda e foi substituído por Alan Moore. O seu terceiro álbum de estúdio, Sin After Sin, foi lançado em Abril de 1977. É o primeiro álbum lançado pela Columbia Records, após o rompimento do contrato com a Gull Records. Foi o único álbum gravado com o baterista Simon Phillips, que tinha apenas 19 anos de idade durante a gravação. O álbum fez com que a banda aparecesse pela primeira vez nas paradas inglesas, alcançando a posição 23. Em julho de 1979 o baterista Les Binks deixou a banda, entrando em seu lugar Dave Holland, que estreou em 1 de setembro do mesmo ano. Antes da sua partida, Binks participou da gravação do primeiro álbum ao vivo, Unleashed in the East, que alcançou a posição 10 no Reino Unido, seu primeiro lançamento a entrar no Top 10 inglês. 

 

O sexto álbum, British Steel, foi lançado em 14 de abril de 1980. Em seu lançamento, chegou à quarta posição nas paradas do Reino Unido O single "Breaking the Law" viria a se tornar a canção mais famosa da banda. Para promovê-lo, embarcaram na British Steel Tour. Em agosto de 1980, fizeram parte do primeiro festival Monsters of Rock celebrado no Donington Park. Com o êxito da turnê promocional do nono  álbum, Defenders of the Faith, lançado em 1984, a banda deu uma pausa nas atividades durante vários meses de 1985, cuja única apresentação ao vivo foi no festival Live Aid em julho do mesmo ano na Filadélfia. Em 1989 o baterista Dave Holland anunciou sua saída da banda, e a entrada de Scott Travis para substituí-lo. No dia 23 de janeiro de 1991, eles deram seu primeiro show no Brasil no festival Rock in Rio II. A última data da Operation Rock 'N' Roll Tour foi em 19 de agosto em Toronto, e foi também o último show com Rob Halford, que em 1992 deixou a banda devido a diferenças musicais. Sua saída provocou um hiato de mais de quatro anos, onde cada um dos integrantes trabalhou em um projeto distinto. Após algumas audições, finalmente encontraram o estadunidense Tim Owens, que recebeu o apelido de Ripper. Após vários meses de especulação sobre a volta do vocalista Rob Halford ao Judas Priest, a banda confirmou seu retorno em julho de 2003. Em 2011, K.K. Downing anunciou que não participaria dessa turnê e saiu do Judas Priest. Com os shows já programados, a banda contratou Richie Faulkner

 Rockdigital