plant.jpg
Robert Plant

Robert Anthony Plant nasceu em West Bromwich, Staffordshire na Inglaterra no dia 20 de Agosto de 1948. É um cantor, e compositor britânico. Ele começou a cantar profissionalmente em pubs e clubes com apenas 16 anos de idade, participando de diversas bandas. Depois de sair da Band of Joy, fez sua estreia gravando dois singles solo para a CBS, Our Song/ Laughlin Crying Laughlin em 1966 e Long Time Coming/ I´ve Got the Secret em 1967. Plant formou a sua Band of Joy, onde se reencontrou com John Bonham, que já conhecia desde os tempos em que tocaram juntos no Crawling King Snakes. Em 1968, o guitarrista Jimmy Page estava reformando os Yardbirds depois da saída de Jeff Beck do grupo, contratando John Paul Jones. Para o vocal, ele convidou Terry Reid, mas ele recusou o convite e sugeriu Robert Plant, que na época cantava no Hobsweedle. Os Yardbirds acrescentaram The New no nome e depois evoluíram para Led Zeppelin. Plant ficou doze anos no Led Zeppelin. A canção "All My Love", do oitavo álbum da banda, In Through the Out Door, foi escrita e dedicada ao seu falecido filho, Karac. Depois do termino da banda em 1980 com a morte do baterista John Bonham, Plant saiu em carreira solo. O seu primeiro álbum solo, Pictures at Eleven, foi lançado em 28 de junho de 1982, e alcançou segunda posição na UK Albums Chart

 

O seu segundo álbum solo, The Principle of Moments, foi lançado em 11 de julho de 1983, e alcançou a sétima posição na UK Albums ChartPlant colaborou ocasionalmente com Jimmy Page em vários projetos durante esse período, incluindo a formação de um grupo de estrelas de curta duração com Page e Jeff Beck em 1984, o Honeydrippers. O álbum, The Honeydrippers: Volume One, foi lançado em 24 de setembro de 1984, e alcançou a quarta posição na Billboard 200. A versão de "Sea of Love" de Phil Phillips alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100. O seu sexto álbum solo, Fate of Nations, foi lançado em 25 de Maio de 1993, e alcançou a sexta posição na UK Albums ChartPlant saiu em turnês, acompanhado do ex-colega de banda Jimmy Page, com o projeto intitulado Page & Plant, onde voltaram a tocar vários clássicos do Led Zeppelin. O álbum ao vivo da dupla, No Quarter, foi lançado em 14 de outubro de 1994. Plant foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 1995, como membro do Led Zeppelin. A reunião de Page e Plant ocorreu no projeto UnLedded da MTV, gravado no Marrocos, País de Gales e Londres. O único álbum de estúdio da dupla, Walking into Clarksdale, foi lançado em 21 de abril de 1998. O single "Most High" ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Hard Rock em 1999. O álbum alcançou a terceira posição na UK Albums Chart.

 

O seu álbum de duetos com Alison Krauss, Raising Sand, foi lançado em 23 de outubro de 2007 pela Rounder Records. Em 2008, canção "Gone Gone Gone (Done Moved On)" ganhou o prêmio no Grammy Awards na categoria de Melhor Colaboração Pop com Vocais. Em 2009, o álbum ganhou todos os cinco prêmios pelos quais foi indicado no Grammy Awards, inclusive na categoria de Álbum do Ano com o álbum Raising Sand. Plant formou a banda Sensational Space Shifters em 2012. O seu nono álbum solo, Band of Joy, foi lançado em setembro de 2010, com a sua Band of Joy. O seu décimo álbum solo, Lullaby e ... The Ceaseless Roar, e o primeiro de estúdio com a The Sensational, foi lançado em 8 de setembro de 2014. O álbum alcançou a posição 10 da Billboard 200. Em 28 de junho de 2014, eles tocaram no Glastonbury Extravaganza 2014. O seu décimo primeiro álbum solo, Carry Fire, foi lançado em 13 de outubro de 2017. Plant participou da noite de domingo do Festival do Solstício Secreto da Islândia em Reykjavík no dia 23 de junho de 2019. Ele formou a banda acústica Saving Grace e se apresentou em fevereiro de 2019 dando apoio para Fairport Convention e Seth Lakeman. No dia 19 de julho de 2021, Plant apareceu no palco para seu primeiro show pós-pandemia em Worthing, Inglaterra se apresentando com sua banda Saving Grace pela primeira vez desde 2019.