Robert Plant

Robert Anthony Plant nasceu em West Bromwich, Staffordshire na Inglaterra no dia 20 de Agosto de 1948. É um cantor, e compositor britânico. Robert começou a cantar profissionalmente em pubs e clubes com apenas 16 anos de idade, participando de diversas bandas. Depois de sair da Band of Joy, fez sua estreia no disco gravando dois compactos solo para a CBS, Our Song/ Laughlin Crying Laughlin em 1966 e Long Time Coming/ I´ve Got the Secret em 1967. Em seguida à fase solo, Plant formou a sua Band of Joy, onde se reencontrou com John Bonham, que já conhecia desde os tempos em que tocaram juntos no Crawling King Snakes. Em 1968, o guitarrista Jimmy Page estava reformando os Yardbirds depois da saída de Jeff Beck do grupo, contratando John Paul Jones e para o vocal, convidaram Terry Reid, mas ele recusou o convite e sugeriu Robert Plant, que na época cantava no Hobsweedle. Os Yardbirds acrescentaram The New no nome e depois evoluíram para Led Zeppelin e rapidamente, Plant tornou-se um dos maiores cantores de rock da história.

 

Plant ficou doze anos no Led Zeppelin, até o desmembramento da banda em 1980, causado pela morte do baterista John Bonham. Por ser amigo de Bonham desde a juventude, Plant decidiu abandonar os planos de reformar o Led Zeppelin. A canção "All My Love", lançada em 15 de agosto de 1979, contida no oitavo álbum de estúdio In Through the Out Door do Led Zeppelin, foi escrita e dedicada ao seu falecido filho, Karac. Depois do termino da banda, Plant saiu em carreira solo, e lançou 15 álbuns. A carreira solo de Plant começou com o álbum Pictures at Eleven em 1982, seguido por The Principle of Moments de 1983. Embora o Led Zeppelin tenha se separado em 1980, Plant colaborou ocasionalmente com Jimmy Page em vários projetos durante esse período, incluindo a formação de um grupo de estrelas de curta duração com Page e Jeff Beck em 1984, chamado Honeydrippers. Eles lançaram um álbum chamado The Honeydrippers: Volume One, e a banda teve um hit número 3 com um remake da melodia "Sea of Love" de Phil Phillips. Lançado em 25 de Maio de 1993, Fate of Nations é o sexto álbum solo de Robert Plant e o último completamente solo até seu retorno com seu sétimo álbum de estúdio Dreamland em 2002. 

 

Plant saiu em turnês, acompanhado do ex-colega de banda Jimmy Page, com o projeto intitulado Page & Plant, onde voltaram a tocar vários clássicos do Led Zeppelin. A união dos dois rendeu um vídeo gravado em 1994. Em 2008, os editores da revista Rolling Stone o classificou na posição de número 15 em sua lista dos 100 melhores cantores de todos os tempos. Em 31 de dezembro de 2008 foi agraciado com o título de Comandante do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. Em 2009 ganhou prêmios em 5 categorias do Grammy Award em dueto com Alison Krauss, com o álbum Raising Sand. Em 2012 gravou um álbum com sua nova banda Sensational Space Shifters. O álbum, Band of Joy com Plant e sua banda, Band of Joy. Foi lançado em setembro de 2010. Em 2011, os leitores da Rolling Stone classificaram Plant como o maior de todos os cantores líderes. The Ceaseless Roar é o seu décimo álbum solo. Foi lançado em 8 de setembro de 2014 pela Nonesuch / Warner Bros. Records, com sua banda de apoio Sensational Space Shifters. O álbum ficou na posição 10 da Billboard 200.

 Rockdigital