Jeff Beck


Geoffrey Arnold Beck nasceu em  Wallington no dia 24 de junho de 1944. É um guitarrista britânico. Beck começou a carreira como guitarrista de estúdio. Em 1965 entrou para o Yardbirds, depois que Eric Clapton saiu do grupo. Dezoito meses depois se afastou do grupo, principalmente por problemas de saúde. Beck passou os anos seguintes com seu próprio grupo, o The Jeff Beck Group. Suas performances ao vivo foram recebidas com entusiasmo. A banda lançou dois álbuns essenciais, Truth de 1968 e Beck-Ola de 1969.

 

Em 1970, o grupo deixou de existir. Jeff reformulou o Jeff Beck Group com novos músicos, Rough And Ready de 1971 foi o primeiro álbum do novo projeto, com uma mistura atraente de jazz, funk e rock. The Jeff Beck Group de 1972, o álbum também não chamou a atenção da imprensa e do público, que levou Beck à união final com Appice e Bogert no trio Cactus. O trio não conseguiu chegar a nenhuma conclusão e mais um projeto de Beck não se concretizou. O álbum Flash de 1985 produzido por Nile Rodgers e Arthur Baker, que fez parceria com Rod Stewart na canção "People Get Ready" e o álbum Jeff Beck’s Guitar Shop de 1989, um dos melhores trabalho de sua carreira que rendeu um Grammy.


Na década de 90, ele publicou com Jed Leiber a trilha sonora para o filme de TV Frankie House de 1992, um álbum de tributo a Gene Vincent chamado Crazy Legs de 1992 e Who Else de 1999. You Had It Coming de 2001, é um álbum que fez versões do "Blackbird" dos Beatles com sons de música eletrônica, com a produção de Andy Wright, o produtor de um dos seus últimos álbuns de estúdio, Jeff de 2003. Em 2009, Jeff Beck foi induzido no Rock & Roll Hall of Fame. Ao contrário da maior parte dos guitarristas de rock, Beck costuma tocar sem a palheta. Na revista Rolling Stone ele está no 14º lugar entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.

 Rockdigital