jeff.jpg
Jeff Beck


Geoffrey Arnold Beck nasceu em  Wallington no dia 24 de junho de 1944. É um guitarrista britânico. Na Wimbledon College of Art, Beck tocou em vários grupos, incluindo, o Screaming Lord Sutch and the Savages em 1962. Em 1963, depois que Ian Stewart dos Rolling Stones o apresentou ao R&B, ele formou o grupo Nightshift que tocou no 100 Club em Oxford Street. Em 1963, Beck se juntou ao grupo Rumbles, por um curto período como guitarrista principal. Mais tarde, no mesmo ano, ele se juntou aos Tridents. Em março de 1965, Beck foi recrutado pelos Yardbirds para suceder Eric Clapton por recomendação de Jimmy Page. E participou do álbum, Roger the Engineer, lançado em 1966. Em maio de 1966, Beck gravou o instrumental "Beck's Bolero", sem os membros dos Yardbirds, com Page na guitarra base de 12 cordas, Keith Moon na bateria, John Paul Jones no baixo e Nicky Hopkins no piano. Em junho, Page se juntou aos Yardbirds, primeiro no baixo e depois na segunda guitarra solo. Beck foi demitido durante uma turnê pelos EUA. Em 1967, Beck gravou dois singles solo, "Hi Ho Silver Lining" e "Tallyman". Ele então formou o Jeff Beck Group, que incluía Rod Stewart nos vocais, Ronnie Wood no baixo, Nicky Hopkins no piano e Aynsley Dunbar na bateria. O grupo se dissolveu em julho de 1969. Em setembro de 1969, ele se juntou à seção rítmica do Vanilla Fudge, com o baixista Tim Bogert e o baterista Carmine Appice, mas quando Beck fraturou o crânio em um acidente de carro perto de Maidstone em dezembro, o plano foi adiado. Em 1970, quando Beck recuperou a saúde, ele começou a formar uma banda com o baterista Cozy Powell.

 

Em abril de 1971, Beck completou a formação do grupo com o guitarrista / vocalista Bobby Tench, o tecladista Max Middleton e o baixista Clive Chaman. A nova banda se apresentou como The Jeff Beck Group. O seu segundo álbum, Jeff Beck Group, foi lançado em julho de 1972. Logo após o lançamento do álbum, a banda foi dissolvida. Beck então começou a colaborar com Bogert e Appice, e continuou em turnê como Jeff Beck Group em agosto de 1972, para cumprir as obrigações contratuais, com uma formação incluindo Bogert, Appice, Max Middleton e a vocalista Kim Milford. Depois de seis apresentações, Milford foi substituído por Bobby Tench. Após a turnê, Tench e Middleton deixaram a banda e o power trio Beck, Bogert & Appice. O trio se dissolveu em abril de 1974. O seu primeiro álbum solo, Blow by Blow, foi lançado em 29 de março de 1975 pela Epic Records. O álbum alcançou o quarta lugar na Billboard 200. Em 1981, Beck fez uma série de apresentações ao vivo históricas com Eric Clapton, nos shows beneficentes patrocinados pela Anistia Internacional. O seu quarto álbum, Flash, foi lançado em julho de 1985, e alcançou a posição 39 na Billboard 200. O single "People Get Ready", um covers de Curtis Mayfield / The Impressions com Jeff Beck e Rod Stewart, alcançou a quinta posição na Billboard Mainstream Rock Songs e na posição 48 na Billboard Hot 100. O instrumental "Escape" ganhou o Grammy Awards na categoria de  Melhor Performance Instrumental de Rock, sendo a sua primeira premiação.

 

O seu quinto álbum, Jeff Beck's Guitar Shop, foi lançado em outubro de 1989, e ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Instrumental de Rock. Em 1992, os Yardbirds com Beck, foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame. O seu oitavo álbum, You Had It Coming, foi lançado em 6 de fevereiro de 2001. A canção "Dirty Mind" ganhou o Grammy Awards na categoria Melhor Performance Instrumental de Rock, sendo a terceira premiação de Beck. O seu nono álbum de estúdio, Jeff, foi lançado em 5 de agosto de 2003. A canção "Plan B" ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Instrumental de Rock. Beck foi o ato de abertura para B.B. King no verão de 2003 e apareceu no Crossroads Guitar Festival de Eric Clapton em 2004 e em 2007. Beck foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame no dia 4 de abril de 2009, como um artista solo. O seu décimo álbum, Emotion & Commotion, foi lançado em 10 de abril de 2010 pela Atco Records, e alcançou a posição 11 na Billboard 200. As duas canções do álbum ganharam o Grammy Awards em 2011. "Nessun Dorma" na categoria de Melhor Performance Pop Instrumental, e "Hammerhead" de Melhor Performance Instrumental de Rock. O seu décimo primeiro álbum, Loud Hailer, foi lançado em 15 de julho de 2016. Beck e Johnny Depp lançaram a versão de "Isolation" de John Lennon como parte de uma nova colaboração em abril de 2020. Eles já haviam cantado a música ao vivo em 2019.