top of page
R-1614108-1281720690.jpg
Vanilla Fudge

É uma banda americana de Rock Psicodélico. O tecladista Mark Stein e o baixista Tim Bogert haviam tocado na banda local, a Rick Martin & The Showmen. A dupla ficou tão impressionada com o som suingante e pesado de órgão do The Rascals que decidiram formar sua própria banda em 1965 em Long Island, New York, com o guitarrista Vince Martell, o baterista Mark Dolfen, que foi logo substituído por Joey Brennan. Originalmente se autodenominando The Electric Pigeons, eles logo abreviaram o nome para The Pigeons. Em dezembro de 1966, Brennan saiu e Bogert ficou impressionado com o jovem baterista Carmine Appice que ele tinha ouvido tocar no Headliner Club na 43rd Street na banda cover Thursday's Children. Em abril de 1967, a The Pigeons assinou contrato com a Atlantic Records. Ahmet Ertegun, o fundador e presidente da Atlantic, não gostou do nome da banda. A banda mudou o seu nome para Vanilla Fudge. A banda era administrada pelo membro da família criminosa Lucchese, Phillip Basile, que administrava vários clubes populares em Nova York. O seu primeiros álbum, Vanilla Fudge, foi lançado em agosto de 1967 pela Atco Records, e alcançou a sexta posição na Billboard 200. O seu segundo álbum, The Beat Goes On, foi lançado em fevereiro de 1968. O seu terceiro álbum, Renaissance, foi lançado em 14 de junho de 1968. O maior sucesso da banda foi o cover de "You Keep Me Hangin' On", que foi gravado pela primeira vez em 1966 pelo girl group americano The Supremes. A versão do Vanilla Fudge alcançou a sexta posição na Billboard Hot 100. Quando o Led Zeppelin excursionou pela primeira vez pelos EUA no início de 1969, eles abriram para o Vanilla Fudge em alguns shows. O seu quinto álbum, Rock & Roll, foi lançado em setembro de 1969. Ele alcançou a posição 34 na Billboard 200. Foi o último álbum de estúdio da banda antes de sua separação inicial na primavera de 1970.

 

A Vanilla Fudge fez um show de despedida no Phil Basile's Action House em 14 de março de 1970. Depois disso, Bogert e Appice saíram para formar a banda Cactus. Em 1972, eles deixaram a Cactus e formaram a Beck, Bogert & Appice com o guitarrista Jeff Beck. Stein tentou manter o Vanilla Fudge com o baixista Sal D'Nofrio e o baterista Jimmy Galluzi. Mas quando não deu certo, Stein formou a banda Boomerang, com Galluzi. Desde a separação da banda em 1970, a Vanilla Fudge se reuniu várias vezes. Eles se reuniram em apoio ao lançamento do álbum de coletânea, Best of Vanilla Fudge, em 1982 pela Atco Records. O seu sexto álbum, Mystery, foi lançado em 1984. Martell não foi incluído nesta reunião inicial e Ron Mancuso tocou guitarra no álbum, junto com Jeff Beck, que foi convidado sob o apelido de J. Toad. Duas turnês de reencontro se seguiram em 1987/1988, com Paul Hanson na guitarra. Lanny Cordola foi guitarrista quando a banda subiu ao palco no dia 14 de maio de 1988, para a comemoração do 40º aniversário da Atlantic Records. Appice reviveu o nome Vanilla Fudge para uma turnê com os ex-membros da banda de Ted Nugent, que resultou no álbum de coletânea, The Best of Vanilla Fudge – Live, lançado em 1991. Appice, Bogert e Martell, se reuniram em 1999 com o vocalista/organista Bill Pascali substituindo Mark Stein para gravar o sétimo álbum da banda, The Return, lançado em 2001. Em 2002, Pete Bremy e TM Stevens substituíram o baixista Bogert que estava doente e participaram do lançamento em 2003 do álbum ao vivo, Vanilla Fudge, The Real Deal - Vanilla Fudge Live, gravado na turnê de 1987 com Paul Hanson na guitarra. Em 2003-2005, a banda excursionou com Teddy Rondinelli na guitarra. Em 2005, todos os 4 membros originais do Vanilla Fudge se reuniram para uma turnê com os membros do The Doors e Steppenwolf na turnê Riders On The Storm. Pascali retornou no lugar de Stein para alguns shows de 2005 e 2006 antes de sair para se juntar aos New Rascals.

 

A Vanilla Fudge foi introduzida no Long Island Music Hall of Fame em 15 de outubro de 2006. A banda voltou ao estúdio para gravar o seu oitavo álbum, Out Through the In Door, que foi lançado em junho de 2007, como um álbum cover do Led Zeppelin, lançado somente na Europa. A banda com Stein e Martell, Steve Argy no baixo e Jimmyjack Tamburo na bateria, tocou "You Keep Me Hangin' On" no programa de arrecadação de fundos da PBS My Music: My Generation – The '60s, em março de 2008. E no mesmo mês, a formação original da Vanilla Fudge embarcou em uma turnê pelos EUA. Mas no verão daquele ano, Bogert e Appice saíram para se concentrar na Cactus, que eles haviam reformado em 2006. Stein e Martell continuaram em 2008 e 2009 como Mark Stein and Vince Martell of Vanilla Fudge, com a turnê Let's Pray For Peace, com Jimmyjack Tamburo e Pete Bremy que retornou no baixo. O álbum cover, Out Through the In Door, foi lançado nos EUA em 2008. Em 2009, Tim Bogert anunciou sua aposentadoria das turnês e foi substituído mais tarde por Pete Bremy. No início de 2011, a Vanilla Fudge embarcou no que foi anunciado como sua turnê de despedida, com Carmine Appice, Mark Stein, Vince Martell e Pete Bremy. Em 29 de março de 2011 a banda apareceu no Late Night with Jimmy Fallon e tocou "You Keep Me Hangin' On". Esta formação continuou em turnê desde então. O seu nono álbum, Spirit of '67, foi lançado em 2015, e o seu décimo álbum de estúdio, You Keep Me Hangin' On, foi lançado no ano seguinte. Em 13 de janeiro de 2021, Tim Bogert faleceu aos 76 anos após uma longa batalha contra o câncer. A banda lançou em 6 de setembro de 2021 uma versão cover de “Stop! in the Name of Love” como conteúdo de streaming digital e com um videoclipe oficial no YouTube, dedicado a Tim Bogert

bottom of page