The Yardbirds

 

Foi uma banda britânica de rock. A banda iniciou nos anos 60 nos subúrbios de Londres como Metropolis Blues Quartet. Em 1963, eles se autodenominavam The Yardbirds. Os membros originais foram o vocalista Keith Relf, o guitarrista Eric Clapton, o baixista Chris Dreja, o baterista Jim McCarty, o baixista Paul Samwell-Smith e o guitarrista Anthony TophamTopham, de 16 anos, durou pouco tempo, pressionado a sair por sua família. Seu substituto foi um colega de faculdade de Relf, Eric Clapton, apelidado de Slowhand. A banda fez suas primeiras gravações como uma banda de apoio de Sonny Boy Williamson de Chicago blues. O seu primeiro álbum, ao vivo, Five Live Yardbirds, foi lançado em 1964, foi gravado no Marquee Club em Londres em 20 de março de 1964. A banda decidiu mudar radicalmente de direção em seu terceiro single "For your love" que foi lançado em 1964. Clapton queria ficar perto do blues. No início de 1965, ele deixou a banda. A sua vaga foi oferecida pela primeira vez a Jimmy Page, que recusou. No entanto, ele recomendou outro guitarrista, Jeff Beck. O seu primeiro álbum de estúdio, For Your Love, foi lançado em julho de 1965. O álbum apresenta algumas das primeiras gravações de Eric Clapton e Jeff Beck.

 

O segundo álbum, Having a Rave Up with the Yardbirds, foi lançado em novembro de 1965. O terceiro álbum, Roger the Engineer, foi lançado em 1966. O baixista Samwell-Smith deixou a banda em meados de 1966, sendo substituído por Jimmy Page. Dreja mudou para o baixo e Page assumiu a guitarra junto com Beck. Os dois tocaram juntos apenas no single "Happenings Ten Years Time Ago" em 1966. No final de 1966, Beck deixou a banda. O seu quarto álbum, Little Games, foi lançado em julho de 1967. O Yardbirds fez o seu último concerto em julho de 1968. Eles ainda estavam empenhados em fazer diversos concertos na Escandinávia, para cumprir as obrigações da banda. Então o baterista Jim McCarty e o vocalista Keith Relf que tinham saído da banda, autorizaram Page e o baixista Chris Dreja a usar o nome The Yardbirds. A primeira escolha de Page para um vocalista foi Terry Reid, mas Reid recusou a oferta e sugeriu Robert Plant, um jovem cantor de Stourbridge que estava na Band of Joy. Plant finalmente aceitou a oferta, recomendando o baterista da Band of JoyJohn Bonham. Dreja abandonou a banda para se tornar um fotógrafo, e John Paul Jones completou a banda. 

 

A banda completou uma turnê pela Escandinávia mudando o nome para The New Yardbirds, tocando juntos pela primeira vez no Gladsaxe Teen Clubs em Gladsaxe, Dinamarca, em 7 de setembro de 1968. No mesmo mês, eles começaram a gravar o seu primeiro álbum que foi gravado e mixado em nove dias, e Page cobriu os custos. Após a conclusão do álbum, a banda foi forçada a mudar seu nome depois de Dreja emitir uma carta de anulação, afirmando à Page que foi permitido apenas o uso do apelido de New Yardbirds para os concertos escandinavos. A banda começou sua primeira turnê pelo Reino Unido em 4 de outubro de 1968, ainda anunciada como The New Yardbirds, e fez seu primeiro show como Led Zeppelin na Universidade de Surrey, em Battersea em 25 de outubro de 1968. O The Yardbirds foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1992. O seu quinto álbum, Birdland, foi lançado em 2003. O seu primeiro álbum de estúdio em mais de 35 anos, os únicos membros originais são o baterista Jim McCarty e o guitarrista Chris Dreja. Foi anunciado em 2013, que Dreja deixou a banda por razões médicas e seria substituído pelo guitarrista original dos Yardbirds, Topham. Em maio de 2015, Topham deixou a banda. 

 Rockdigital