top of page
yardbirds.jpg
The Yardbirds

 

Foi uma banda britânica de Rock. A banda iniciou nos anos 60 nos subúrbios de Londres como Metropolis Blues Quartet. Em 1963, eles se autodenominavam The Yardbirds. Os membros originais foram o vocalista Keith Relf, o guitarrista Eric Clapton, o baixista Chris Dreja, o baterista Jim McCarty, o baixista Paul Samwell-Smith e o guitarrista Anthony TophamTopham, de 16 anos, durou pouco tempo, pressionado a sair por sua família. Seu substituto foi um colega de faculdade de Relf, Eric Clapton, apelidado de Slowhand. A banda fez suas primeiras gravações como uma banda de apoio de Sonny Boy Williamson de Chicago Blues. O seu primeiro álbum, ao vivo, Five Live Yardbirds, foi lançado em 1964, foi gravado no Marquee Club em Londres em 20 de março de 1964. A banda decidiu mudar radicalmente de direção em seu terceiro single "For your love" que foi lançado em 1964. Clapton queria ficar perto do blues. No início de 1965, ele deixou a banda. A sua vaga foi oferecida pela primeira vez a Jimmy Page, que recusou. No entanto, ele recomendou outro guitarrista, Jeff Beck. O seu primeiro álbum de estúdio, For Your Love, foi lançado em julho de 1965. O álbum apresenta algumas das primeiras gravações de Eric Clapton e Jeff Beck. O segundo álbum, Having a Rave Up with the Yardbirds, foi lançado em novembro de 1965. O terceiro álbum, Roger the Engineer, foi lançado em 1966. O baixista Samwell-Smith deixou a banda em meados de 1966, sendo substituído por Jimmy Page.

 

Dreja mudou para o baixo e Page assumiu a guitarra junto com Beck. Os dois tocaram juntos apenas no single "Happenings Ten Years Time Ago" em 1966. No final de 1966, Beck deixou a banda. O seu quarto álbum, Little Games, foi lançado em julho de 1967. O Yardbirds fez o seu último concerto em julho de 1968. Eles ainda estavam empenhados em fazer diversos concertos na Escandinávia, para cumprir as obrigações da banda. Então o baterista Jim McCarty e o vocalista Keith Relf que tinham saído da banda, autorizaram Page e o baixista Chris Dreja a usar o nome The Yardbirds. A primeira escolha de Page para um vocalista foi Terry Reid, mas Reid recusou a oferta e sugeriu Robert Plant, um jovem cantor de Stourbridge que estava na Band of Joy. Plant finalmente aceitou a oferta, recomendando o baterista da Band of JoyJohn Bonham. Dreja abandonou a banda para se tornar um fotógrafo, e John Paul Jones completou a banda. A banda completou uma turnê pela Escandinávia mudando o nome para The New Yardbirds, tocando juntos pela primeira vez no Gladsaxe Teen Clubs em Gladsaxe, Dinamarca, em 7 de setembro de 1968. No mesmo mês, eles começaram a gravar o seu primeiro álbum que foi gravado e mixado em nove dias, e Page cobriu os custos. Após a conclusão do álbum, a banda foi forçada a mudar seu nome depois de Dreja emitir uma carta de anulação, afirmando à Page que foi permitido apenas o uso do apelido de New Yardbirds para os concertos escandinavos.

 

A banda começou sua primeira turnê pelo Reino Unido em 4 de outubro de 1968, ainda anunciada como The New Yardbirds, e fez seu primeiro show como Led Zeppelin na Universidade de Surrey, em Battersea no dia 25 de outubro de 1968. O The Yardbirds foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 1992. O seu quinto álbum, Birdland, foi lançado em 2003. O seu primeiro álbum de estúdio em mais de 35 anos, os únicos membros originais são o baterista Jim McCarty e o guitarrista Chris Dreja. Foi anunciado em 2013, que Dreja deixou a banda por razões médicas e seria substituído pelo guitarrista original dos Yardbirds, Topham. Em maio de 2015, Topham deixou a banda e foi substituído por Earl Slick, embora ele nunca tenha tocado um show com a banda. A banda se apresentou no Eel Pie Club em Twickenham, oeste de Londres, no dia 17 de outubro. Em 12 de agosto, foi anunciado que o guitarrista de Boston Johnny A. se tornaria o mais novo membro dos Yardbirds em sua turnê norte-americana de 30 de outubro a 22 de novembro de 2015. O ex- tocador de gaita do Ram Jam, Myke Scavone se juntou à banda no final de 2015. Em 15 de abril de 2016, a banda tocou no Under the Bridge em Londres com uma formação de Jim McCarty, John Idan, Johnny A, Kenny Aaronson e Billyboy Miskimmin. Godfrey Townsend substituiu Johnny A em julho de 2018. O último show de Johnny A. com o The Yardbirds foi em 23 de junho de 2018 no The Egyptian Theatre, Park City, Utah.

bottom of page