The New Yardbirds

 

Foi uma banda de rock inglesa. No primeiro semestre de 1968, o Yardbirds se encontrava em uma turnê americana, e o guitarrista Jimmy Page simplesmente não tinha mais paciência para aguentar os excessos do vocalista Keith Relf. Embora Page já fosse usuário de cocaína, isso nunca o atrapalhou na hora de fazer shows. Ele sempre cobrava profissionalismo e era ignorado. Ele gostava muito do Yardbirds e não queria que tudo acabasse dessa forma e decidiu permanecer com a banda, recebendo os direitos sobre o nome da banda. O Yardbirds tocou pela última vez, Keith Relf e Jim McCarty seguiram carreira solo, restando assim, apenas Jimmy Page e Chris Dreja, membros finais da banda. O guitarrista Jimmy Page e o baixista Chris Dreja formaram em Julho de 1968, uma nova banda, o The New Yardbirds, de modo a conseguirem cumprir um contrato feito para a realização de concertos na Escandinávia agendada para o final do verão de 1968, assinado antes do último concerto dos Yardbirds.

 

Page e Dreja viram o rompimento como uma oportunidade de montar uma nova formação, junto com Page como produtor e Grant como gerente. Terry Reidfoi foi convidado a substituir Relf, ​​mas recusou-se devido a um novo contrato de gravação e recomendou o então desconhecido Robert Plant, por sua vez, recomendou seu amigo de infância John Bonham como baterista. O baixista / tecladista John Paul Jones, se aproximou de Jimmy Page e ofereceu seus serviços. Dreja saiu da banda para seguir uma carreira como fotógrafo de rock. Os ensaios começaram em meados de agosto de 1968. no início de setembro, o Yardbirds revisado embarcou como os New Yardbirds na turnê escandinava. Eles apareceram com contratos, material promocional, ingressos e outras garantias em três shows em outubro de 1968, no Marquee Club relatado como a aparição de despedida em Londres dos Yardbirds e o show da Universidade de Liverpool em 19 de outubro anunciado como a última aparição de todos os tempos dos Yardbirds.

 

Page e Grant pretendiam mudar o nome da banda depois que retornassem da Escandinávia. Led Zeppelin. Numa tarde de 1968, os quatro se encontraram para o primeiro ensaio em um pequeno estúdio em Londres. Começaram então a tocar clássicos da época de Page no Yardbirds, incluindo "Dazed and Confused". Após cumprir a turnê na Escandinávia, sem o apoio de nenhuma gravadora, em 30 horas, o primeiro álbum foi gravado. Quando as gravações terminaram, a banda sentia seu potencial e já não precisavam mais do nome Yardbirds para atrair atenção. A partir de 19 outubro de 1968 em diante, eles eram Led Zeppelin. Assim inicia-se a legendária trajetória da banda com o seu novo nome e com seu futuro promissor, que revolucionaria a história do rock. O álbum The New Yardbirds '69 Live Rarities foi lançado em 1989 pela After Hour Records. Estes concertos foram gravados no Winterland e Playhouse Theatre de Londres para a BBC em 1969. 

 Rockdigital