Band of Joy

É uma banda de rock inglesa. Após a dissolução da banda Listen, no início de 1967, Robert Plant se juntou a amigos em uma nova banda chamada Band of Joy, fundada por Pete 'Plug' Robinson na bateria, Chris Brown no órgão e Mick Reeves no baixo e o guitarrista Vernon Pereira que era primo de Maureen Wilson, futura esposa de Plant. A banda foi administrada pelo pai de Chris Brown. A banda foi originalmente formada em 1966 em West Bromwich, perto de Birmingham, Inglaterra. Mick Reeves também foi conhecido por mergulhar do palco para o público. Em janeiro de 1967, a banda começou uma residência de domingo à noite no Ship and Rainbow em Wolverhampton. . Conflitos com a gestão da banda levou a saída de Robert Plant da banda após alguns meses. Essa formação durou mais de 14 meses. Robert Plant  foi substituído por Mickey CoxPlant rapidamente tentou formar sua própria Band of Joy, mas logo desistiu. 

 

Uma terceira encarnação da banda, incluindo John Bonham. Essa formação incluiu Kevyn Gammond no violão e Paul Lockey no baixo. A banda adotou vestimentas hippies no palco, e Plant conduzia regularmente o furgão da banda para os shows. Eles gravaram no Regent Sound Studios, em Londres. Essas sessões produziram a versão de "Hey Joe" de Billy Robert, e "Memory Lane" que foi a primeira música escrita por Robert Plant  e Bonham. Apesar destas demonstrações, a banda não conseguiu garantir um bom contrato de gravação. Com o furgão da banda quebrando e tendo que ser rebocada pelo pai de Paul Lockey, a banda perdeu força e a Band of Joy se dispersou. Logo em seguida, Dave Pegg assumiu a guitarra principal e ensaiou com o Band of Joy, mas não fez turnê com eles. Para uma turnê de 1968 na Escócia, Robert Plant e Bonham contrataram o baixista John Hill e o guitarrista Mick Strode para preencher uma formação temporária. 

 

Robert Plant e Bonham foram convidados por Jimmy Page para formar o Led ZeppelinEm 1977, Gammond e Paul Lockey reformularam a Band of Joy, completando a formação com John Pasternak, Peter Robinson e o tecladista Michael Chetwood. Eles convidaram Robert Plant e Bonham para o seu primeiro álbum, Band of Joy de 1978, mas nada disso aconteceu. O segundo álbum, 24k foi gravado, mas não foi lançado até que essa versão do Band of Joy tivesse se dividido. Gammond depois formou a Priory of Brion com Robert Plant em 1999. As demonstrações do Band of Joy foram lançadas mais tarde no álbum de compilação, Sixty Six to Timbuktu lançado em 2003. Em 2010, Robert Plant lançou o álbum, Band of Joy, o seu nono álbum solo e o primeiro com sua nova banda, a Robert Plant & the Band of Joy. O álbum foi lançado em 13 de setembro de 2010 no Reino Unido, e estreou na quinta posição na Billboard 200 e na terceira posição na UK Albums Chart.

 Rockdigital