Jethro Tull

 

Foi uma banda de rock britânica. Ian Anderson e John Evan frequentaram a escola secundária juntos em Blackpool. Eles decidiram formar uma banda, com Evans tocando bateria e Anderson na guitarra, e recrutaram o baixista Jeffrey Hammond. A banda inicialmente tocou como um trio em clubes locais, antes de Evans mudar para o órgão, recrutando o baterista Barrie Barlow e o guitarrista Mike Stephens. Em 1964, a banda recrutou o guitarrista Chris Riley e se transformou em uma banda de soul chamada John Evan Band, depois, John Evan Smash. A banda recrutou Johnny Taylor como agente e fez shows mais ao redor do noroeste da Inglaterra. Hammond deixou a banda e foi substituído por Derek Ward, depois por Glenn Cornick. Riley também saiu e foi substituído por Neil Smith. A banda apareceu no The Marquee Club em junho de 1967. Eles assinaram um contrato de gestão com Terry Ellis e Chris Wright e substituíram Smith pelo guitarrista Mick Abrahams, mas rapidamente perceberam que apoiar uma banda de 6 músicos era financeiramente impraticável, e a banda se separou. Anderson, Abrahams e Cornick decidiram ficar juntos, recrutando Clive Bunker na bateria. No início, a nova banda teve problemas para conseguir reservas repetidas e eles começaram a mudar seu nome com frequência para continuar tocando no circuito de clubes de Londres. Um de seus agentes de reservas, os batizou de Jethro Tull em homenagem ao agricultor do século XVIII. O seu primeiro single "Sunshine Day" foi lançado em fevereiro de 1968 pela MGM Records, com o crédito de Jethro Toe.

 

Os empresários então sugeriram que o guitarrista Mick Abrahams assumisse os vocais e a guitarra e que a flauta fosse eliminada, deixando Anderson no piano rítmico. O grupo gravou o seu primeiro álbum, This Was, entre junho e agosto de 1968, e foi lançado em outubro, alcançando o número 10 nas paradas. Após o lançamento do álbum, Abrahams deixou a banda em dezembro. Anderson ficou impressionado com a técnica de Martin Barre e ofereceu a ele o trabalho como novo guitarrista. O segundo álbum, Stand Up, gravado entre abril e maio e agosto de 1969, foi lançado em setembro e rapidamente alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido. A banda partiu em sua primeira turnê nos EUA, incluindo uma aparição no Newport Jazz FestivalEvan tocou como músico de sessão no terceiro álbum, Benefit, lançado em 1970. O álbum alcançou o número 4 no Reino Unido e o número 11 nos EUA. Em agosto, a banda tocou no Festival Isle of Wight de 1970. Depois da turnê nos EUA, Cornick deixou a banda. Anderson convidou Jeffrey Hammond para substituir Cornick. Essa formação gravou o seu quarto álbum, Aqualung, que foi lançando em 1971. Foi o primeiro álbum do Jethro Tull que chegou ao Top 10 nos EUA, na posição 7. O baterista Bunker deixou o grupo após o álbum Aqualung e foi substituído por Barrie Barlow. Em 1975, a banda lançou o seu oitavo álbum, Minstrel in the Gallery. Após a turnê do álbum, Hammond saiu da banda e John Glascock tornou-se o novo baixista.

 

Na turnê de 1976, o Jethro Tull se tornou uma das primeiras bandas a usar telas de projeção gigantescas nos shows de estádio. Durante a parte americana da turnê do álbum ao vivo, Bursting Out, lançado em 1978, Glascock sofreu problemas de saúde e foi substituído por Tony Williams. David Palmer, entrou oficialmente para a banda, tocando teclado. John Glascock morreu de complicações cardíacas em sua casa na Inglaterra no mesmo ano. Após o final da turnê de 1980, Barlow, Evan e Palmer saíram da banda. O décimo terceiro álbum da banda foi planejado para ser o primeiro álbum solo de Ian Anderson, que concordou em lançá-lo como um álbum do Jethro Tull. O álbum, A, foi lançado em 1980. Em 1984, Anderson desenvolveu problemas na garganta, e o Jethro Tull fez uma pausa de três anos. A banda ganhou o Grammy Award de 1988 de Melhor Performance de Hard Rock / Metal Vocal ou Instrumental. Em janeiro de 2002, a formação original da banda incluindo Anderson, Abrahams, Cornick e Bunker, se reuniram para uma apresentação num pub na Inglaterra, filmado no DVD Living with the Past. Foi a primeira e única vez que os quatro membros originais tocaram juntos desde 1968. O vigésimo primeiro álbum de estúdio, The Jethro Tull Christmas Album, foi lançado em 30 de setembro de 2003. uma coleção de músicas tradicionais de Natal, juntamente com músicas de Natal escritas pela banda. Foi o último álbum de estúdio da banda. Em uma entrevista em abril de 2014, Anderson afirmou que o Tull chegou ao fim mais ou menos nos últimos 10 anos. Em 2017, Anderson fez uma turnê como Jethro Tull de Ian Anderson

 Rockdigital