Humble Pie

Foi uma banda de rock inglesa. Em janeiro de 1969, Steve Marriott, tinha acabado de sair do Small Faces, e se reuniu com Greg Ridley, Peter Frampton e Jerry Shirley. Originalmente Marriott tinha reunido Shirley e Ridley como uma possível banda se apoio para Peter Frampton, mas acabou formando para si mesmo. Eles finalmente escolheram o nome Humble Pie e assinaram um contrato de gravação com a Immediate Records. Seu single de estreia, "Natural Born Bugie", foi lançado em 8 agosto 1969 e alcançou a posição 4 na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, As Safe As Yesterday Is, que foi lançado no mesmo ano, alcançou a posição 32 na UK Album Chart. Esse  foi um dos primeiros álbuns a usar o termo heavy metal em uma revisão de 1970 na revista Rolling Stone. Seu segundo álbum, Town and Country foi lançado no Reino Unido em 1969, enquanto a banda estava em sua primeira turnê nos EUA. Durante 1970, o Humble Pie mudou para a gravadora A & M Records. Em 9 de julho de 1971, o Humble Pie abriu para o Grand Funk Railroad em seu concerto no Shea Stadium. Também em 1971 o Humble Pie lançou seu quarto álbum, Rock On, O álbum alcançou a posição 118 na Billboard 200. No mesmo ano, foi lançado o álbum duplo ao vivo, Performance Rockin 'the Fillmore, gravado no Fillmore East, em Nova York. O álbum alcançou a posição 21 na Billboard 200, e alcançou o Top 40 do Reino Unido.. A canção "I Do not Need No Doctor" alcançou a posição 73 na Billboard Hot 100.

 

Peter Frampton deixou a banda no momento em que o álbum foi lançado para seguir carreira solo. Ele foi substituído por Clem Clempson. O quinto álbum, Smokin, foi lançado em 1972. O álbum alcançou a posição 6 na Billboard 200. À procura de um som de R & B mais autêntico, Marriott contratou três vocalistas de apoio feminino, a The Blackberries. O trio consistia de Venetta Fields, Clydie King e Sherlie Matthews, que mais tarde foi substituída por Billie Barnum. Essa nova formação incluiu Sidney George no saxofone.  O sexto álbum, Eat It, foi lançado em 1973 como um álbum duplo, alcançando a posição 13 na Billboard 200 e 34 no Reino Unido. O álbum Thunderbox foi lançado em 1974, e o álbum Street Rats foi lançado um ano depois. Em 1975, o Humble Pie realizou a sua turnê Goodbye Pie antes de se separarem. No final de 1979, Marriott reviveu o Humble Pie com Jerry Shirley, acrescentando Bobby Tench e o baixista Anthony "Sooty" Jones. Eles conseguiram um contrato de gravação com a Atco, filial da Atlantic Records, e no Reino Unido o material foi lançado pela Jet Records. Eles gravaram o álbum On to Victory, lançado em 1980. O Humble Pie visitou os EUA como parte do Rock' N 'Roll Marathon Bill com Ted Nugent e o Aerosmith. Em abril de 1981, no começo da excursão promocional do álbum, Marriott esmagou a mão na porta de um quarto de hotel, e mais tarde desenvolveu uma úlcera duodenal que forçou o cancelamento da excursão em julho. 

 

Jerry Shirley obteve os direitos do nome Humble Pie em 1988 e reformou a banda. Este projeto foi chamado New Humble Pie ou Humble Pie featuring Jerry Shirley. Em agosto de 1989, eles apareceram na Celebração do 20º Aniversário do Woodstock Festival. Em agosto de 1999, Shirley foi gravemente ferido em um acidente de carro e após sua recuperação, Charlie Huhn continuou sem Shirley para cumprir datas já reservadas. Depois que as datas foram terminadas, essa formação desmantelou quando Huhn se juntou ao FoghatSteve Marriott morreu em um incêndio em sua casa no dia 20 de abril de 1991. De volta ao Reino Unido, Shirley reformou o Humble Pie novamente em 2001. Eles gravaram o décimo terceiro álbum de estúdio, Back on Track, lançado em 2002 pela Sanctuary Records. Greg Ridley caiu doente em 2002 e a banda se separou. Shirley apareceu no Steve Marriott Tribute Concert realizado no London Astoria em 2001 para comemorar o 10º aniversário da morte de Marriott. O concerto apresentou um agrupamento dos primeiros membros da Humble Pie, Peter Frampton, Clempson, Ridley e Shirley. Greg Ridley morreu em 19 de novembro de 2003 em Alicante, Espanha de pneumonia. Ele tinha 56 anos.

 Rockdigital