Grand Funk Railroad

É uma banda de rock americana. O grupo foi criado em 1964, na cidade de Flint, Michigan, Estados Unidos, quando quatro amigos se juntaram para formar a banda Jazzmasters. O grupo era formado por Mark Farner na guitarra e vocal, Don Brewer na bateria e vocal, Craig Frost no órgão e piano e Mel Schacher no baixo. Eles tocavam em clubes e escolas da cidade, até que em 1967, Terry Knight assistiu a apresentação naquela noite. Da união entre o vocalista Terry Knight e o Jazzmasters, nasceu o Terry Knight & The PackKnight só conseguiu um tímido contrato com a gravadora local Cameo/Parkway. A banda fez sucesso na região. No início de 1968, eles se separam e cada um seguiu seu próprio caminho. Terry Knight retorna para tentar salvar a banda, ele desiste de ser vocalista e agora empresaria e produz o grupo a partir de 1969. Desta vez eles foram bem sucedidos. O novo baixista era um antigo amigo de Don, Mel Schacher. A banda assina um contrato de gravação com a Capitol Records, por apenas seis meses. O grupo agora como um trio, tinha novo nome, Grand Funk Railroad, inspirada na estrada de ferro Grand Trunk Western, da cidade de Flint. O Grand Funk faz sua estreia oficial em 4 de julho de 1969, abrindo um show do Led Zeppelin no Atlanta Pop Festival. 

 

A banda abriu o show dos Rolling Stones no Festival de Altamont na Califórnia, em 5 de dezembro de 1969, quando o jovem negro Meredith Hunter foi assassinado a facadas pelos Hells Angels que faziam a segurança do show. No início de 1972, Terry Knight descobre que John Eastman, advogado e cunhado de Paul McCartney era o novo administrador do trio e que a sua sociedade com a banda Grand Funk fora dissolvida por seus abusos nas finanças do grupo três meses antes de findar o seu contrato. O primeiro álbum sem a direção de Knight foi o sexto álbum, Phoenix, lançado em 1972. Um velho integrante dos tempos do Pack, Craig Frost retorna a banda nos teclados. É com o sétimo álbum, We're An American Band, mais pop e comercial, elaborado para tocar em todas as rádios, que eles finalmente obtêm a aceitação do público. Em 1974, o Grand Funk começa a usar seu nome completo, Grand Funk Railroad. O seu oitavo álbum, Shinin 'On, foi lançado em 1974, alcançando o quinto lugar na Billboard. O single, "The Loco-Motion" ficou no topo das paradas dos EUA. A banda lançou o álbum, All the Girls in the World Beware!!!, no mesmo ano. A banda gravou Born to Die e concordou em não liberar qualquer informação sobre sua separação iminente em 1976. 

 

O décimo primeiro álbum de estúdio, Good Singin', Good Playin', foi lançado em  em 2 de agosto de 1976. A banda já tinha se separado, mas desde que Frank Zappa demonstrou interesse em produzir um álbum deles, eles se reuniram para mais uma tentativa de sucesso. O Grand Funk decidiu no primeiro dia de gravação se separar novamente, embora Zappa tenha ficado até as 4 da manhã tentando convencê-los a desistir. O álbum não foi um sucesso comercial, apenas alcançando o número 52 no Billboard Top 200. O álbum apresentou o baixista Mel Schacher e o tecladista Craig Frost. O Grand Funk Railroad se reuniu em 1981 sem Frost e com Dennis Bellinger substituindo Schacher no baixo. A nova formação lançou dois álbuns, Grand Funk Lives de 1981 e What's Funk? de 1983. Depois eles se separaram pela segunda vez em 1983. Em 1996, os três membros originais do Grand Funk Railroad, mais uma vez se reuniram e tocaram em 14 shows durante um período de três meses. Em 1998, após três anos de turnês, o vocalista Mark Farner deixou a banda e retornou à sua carreira solo. O vocalista Max Carl do 38 Special, o guitarrista Bruce Kulick e o tecladista Tim Cashion se juntaram aos dois restantes membros do Grand Funk. A  45 YEARS OF GRAND FUNK TOUR teve inicio em 25 de janeiro de 2014.

 Rockdigital