38 Special

É uma banda americana de Hard Rock. Donnie Van Zant, irmão mais novo do fundador de Lynyrd Skynyrd, Ronnie, formou a banda Standard Production em 1968, depois evoluiu para Sweet Rooster em 1969 com o guitarrista Jeff Carlisi, o baixista Ken Lyons e o baterista Steve Brookins. Carlisi deixou o Sweet Rooster e foi substituído por Don Barnes em 1970. Brookins também foi trabalhar como motorista de caminhão e o Sweet Rooster foi extinto em 1973. No entanto, Van Zant, Barnes e Lyons, começaram a trabalhar na composição de músicas originais em seu tempo livre. Em 1974, formaram banda que foi composta por Van Zant, Barnes, Lyons, Brookins, o segundo baterista Jack Grondin e  Carlisi retornando. O gerente Peter Rudge rapidamente preparou a banda para abrir shows para o Peter Frampton, Foghat e Kiss, e assinou um contrato com a A&M Records. O seu primeiro álbum, 38 Special, foi lançado em maio de 1977. Pouco antes do lançamento do álbum, o baixista Ken Lyons decidiu deixar a banda, e foi substituído por Larry Junstrom. A banda decidiu adicionar duas cantoras, Carol Bristow e Dale Krantz.

 

Em outubro de 1977, Ronnie Van Zant foi morto quando o avião do Skynyrd caiu. Donnie escreveu "Take Me Back" como uma homenagem a seu irmão, que apareceu no segundo álbum da banda, Special Delivery, lançado em março de 1978. Krantz foi substituída por Nancy Henderson. O seu terceiro álbum, Rockin 'into the Night, foi lançado em outubro de 1979. A faixa título que a banda havia originalmente escrito para o Survivor, se tornou sua primeira música a receber airplay nacional, alcançando a posição 43 na Billboard Hot 100. Lu Moss substituiu Nancy Henderson. O seu quarto álbum, Wild-Eyed Southern Boys, foi lançado em janeiro de 1981, e seu single de maior sucesso "Hold On Loosely" alcançou aposição 27 na Billboard Hot 100. O seu quinto álbum, Special Forces, foi lançado em maio de 1982, e continha o Top 10 de sucessos "Caught Up in You" que se tornou o primeiro single número um da banda na parada de rock da Billboard Top TracksLynn Hineman substituiu Lu Moss. Em 1987, Don Barnes decidiu deixar a banda para seguir carreira solo, e foi substituído pelo guitarrista Danny Chauncey, depois que o baterista Steve Brookins também decidiu sair e as duas cantoras foram dispensadas.

 

O seu oitavo álbum, Rock & Roll Strategy, foi lançado em setembro de 1988. Nesse mesmo ano, Bobby Capps entrou na banda quando o tecladista e baterista Scott Meeder substituiu Jack Grondin depois que ele decidiu deixar o negócio da música. Após uma turnê com a banda na primavera de 1992, Max Carl decidiu partir, e Don Barnes retornou. Scott Hoffman assumiu a bateria no final de 1992. Donny Baldwin substituiu Hoffman em algumas datas da turnê de 1996 depois que Hoffman estava com o braço quebrado. No final de 1996, o guitarrista Jeff Carlisi decidiu deixar a banda. O 38 Special continuou com o seu décimo álbum, Resolution, lançado em 17 de junho de 1997. No mesmo ano, Gary Madman Moffatt se tornou o baterista da banda. O seu décimo segundo álbum, Drivetrain, foi lançado em 24 de julho de 2004 pela Sanctuary Records. Ken Lyons morreu no dia 20 de maio de 2012 com a idade de 59 anos. Em 2013, foi confirmado que Donnie Van Zant havia deixado oficialmente o 38 Special após 39 anos e estava se aposentando da música. Em 2014, o baixista de longa data Larry Junstrom foi substituído por Barry Dunaway. Larry Junstrom morreu no dia 6 de outubro de 2019, aos 70 anos. 

 Rockdigital