Kiss

 

É uma banda americana de rock. A banda foi formada em Nova York em 1973, depois do fim da banda Wicked LesterPaul Stanley e Gene Simmons decidiram criar uma nova banda. Para isso, colocaram anúncios em jornais e revistas para achar novos músicos. O baterista Peter Criss respondeu a um dos anúncios, Para guitarrista solo, escolheram Paul Daniel Frehley, conhecido como Ace Frehley pois já havia um Paul na banda. Faltava o nome para a banda e queriam um nome simples, fácil de ser lembrando, e acabaram se inspirando num concurso de beijo de Nova York, daí veio o nome KISS. Eles esconderam por anos a verdadeira identidade. Para definir o figurino da banda. Mesclaram elementos de super-heróis em quadrinhos com personagens do teatro japonês, usando botas com saltos enormes, tornaram-se então: "The Starchild" (Stanley), "The Demon" (Simmons), "Space Man" (Frehley) e "The Catman" (Criss). Frehley que gostava de artes, pintou o primeiro logo da banda.  O seu primeiro álbum, Kiss, foi lançado em 18 de fevereiro de 1974 pela Casablanca Records. O álbum alcançou a posição 87 na Billboard 200. O seu quinto álbum, Rock and Roll Over, foi lançado em 11 de novembro de 1976. O álbum alcançou a posição 11 na Billboard 200.

 

O baterista Peter Criss saiu da banda em 1980, e em seu lugar entrou o baterista Eric Carr, Posteriormente em 1982, Ace deixou a banda. Novamente o anúncio de um novo concurso surgiu e o escolhido foi o guitarrista Vinnie Vincent. Em junho de 1983, a banda foi para Brasil e realizou três shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Após deixar o Brasil, a banda retornou para os Estados Unidos disposta a recuperar seu prestígio. Decidiram tirar a maquiagem, e se tornar apenas uma banda de rock. A retirada da maquiagem foi feita na MTV, e logo após isso, a banda lança o seu décimo primeiro álbum, Lick It Up', lançado em 18 de setembro de 1983. Em Abril de 1991, Eric Carr descobre que possuía um raro tipo de câncer no coração e começou a fazer tratamento. No dia 24 de Novembro, Eric Carr morre durante uma cirurgia. Em 1995, a MTV convida o Kiss para fazer um álbum acústico, que foi gravado no dia 9 de Agosto de 1995, nos estúdios da Sony, o álbum, Kiss Unplugged, contou com a presença dos integrantes originas Peter Criss e Ace Frehley. O Kiss decidiu voltar à formação original, com as maquiagens. A banda saiu na turnê mundial Alive/WorldWide Tour em 1996. O seu décimo oitavo álbum de estúdio, Psycho Circus foi lançado em 1998. Para promover o álbum, o Kiss realizou a turnê Psycho Circus Tour

 

A banda então recruta o baterista Eric Singer. Ace Frehley sai da banda em 2003 e em seu lugar, entra Thommy Thayer. Em 2009, a banda se apresentou no Brasil, ainda pela Kiss Alive 35 World Tour. Foram dois shows, o primeiro em São Paulo, dia 7 de abril, na Arena Anhembi e na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, no dia seguinte. O seu vigésimo álbum de estúdio, Monster, foi lançado a 9 de outubro de 2012. O álbum estreou na posição 3 na Billboard 200. Em Novembro de 2012, o Kiss voltou ao Brasil, com shows em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Os shows encerraram a Monster Tour na América do Sul. A formação original da banda, Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame em 10 de abril de 2014. Em 2015 o Kiss volta novamente ao Brasil, com shows no Festival Monsters of Rock. Uma turnê de despedida, a End Of The Road World Tour, foi anunciada em 19 de setembro de 2018, após a apresentação da canção "Detroit Rock City", no America's Got Talent. As datas da turnê foram anunciadas oficialmente para a América do Norte, Europa e Oceania em 30 de outubro de 2018. Teve inicio em 31 de janeiro de 2019 na Rogers Arena, em Vancouver no Canadá.

 Rockdigital