Foghat

É uma banda de rock britânica. Após a saída dos três membros da banda Savoy Brown em dezembro de 1970, o guitarrista e vocalista Dave Peverett, o baixista Tony Stevens e o baterista Roger Earl, formaram o Foghat oficialmente em janeiro de 1971 com a entrada do guitarrista Rod Price. Seu álbum de estreia, Foghat, foi lançado em 1972, e tinha uma versão de "I Just Want to Make Love to You", de Willie Dixon, que foi muito tocada nas estações de rádio FM da época. O segundo álbum da banda, também chamado Foghat, chegou a obter um Disco de Ouro. O seu terceiro álbum, Energized, foi lançado em 1974, seguido pelo álbum Rock and Roll Outlaws, lançado no mesmo ano. O seu quinto álbum de estúdio, Fool for the CityFool for the City, foi lançado em 1975. Foi o primeiro Disco de Platina da banda, e apresenta a canção "Slow Ride", que foi o single de maior sucesso da banda, estreando na vigésima posição na Billboard. Nesse mesmo ano, Stevens saiu da banda, devido ao ritmo incessante das turnês, e foi substituído temporariamente por Craig MacGregor. Ainda com MacGregor, a banda lançou o álbum, Night Shift, em 1976. Foghat Live foi o primeiro álbum ao vivo lançado em 1977. O álbum é o mais vendido da banda, e foi certificado dois Discos de Platina nos EUA. 

 

O seu sétimo álbum de estúdio, Stone Blue, foi lançado em maio de 1978 pela Bearsville RecordsRod Price, também deixou a banda em novembro de 1980. Após meses de audições com diferentes músicos, foi substituído em fevereiro do ano seguinte por Erik CartwrightEm 1978 as vendas da banda começaram a declinar. MacGregor deixou a banda em 1982 e Nick Jameson retornou para tocar no décimo primeiro álbum, In the Mood For Something Rude, e no álbum, Zig Zag Walk, que foi lançado em 1983 pela gravadora Bearsville, o álbum só conseguiu entrar nas paradas na posição 192. MacGregor retornou em 1984, trazendo consigo o multi-instrumentista Jason "Bakko" Bakken. Depois que Dave Peverett deixou a banda em 1984, e a banda se separou. Roger Earl, juntamente com MacGregor e Cartwright, se juntaram novamente em 1986, com um novo vocalista Eric (E. J.) Burgeson, e continuaram a fazer turnês com o nome de Foghat até o início da década de 1990. Em 1993, a pedido do produtor Rick Rubin, a formação original se reuniu. O álbum, Return of the Boogie Men, foi lançado em 1994. Depois de se reunirem novamente por seis anos, a formação original voltou a se dissolver, após Price decidir se aposentar de vez das turnês. Bryan Bassett voltou para assumir as guitarras. 

 

Dave Peverett morreu de câncer em 7 de fevereiro de 2000 e Rod Price também morreu em 22 de março de 2005. Tony Stevens foi substituído por Craig MacGregor a partir de 2005. Em 2007, para comemorar o trigésimo aniversário do álbum Foghat Live, a banda lançou o álbum duplo ao vivo, Live II. Em 2009, a canção "Slow Ride" foi considerada a 45ª melhor canção de hard rock de todos os tempos pela emissora americana VH1, e em 2011.  O seu décimo sexto álbum de estúdio, Last Train Home. O álbum foi lançado em 15 de junho de 2010, sob o selo musical independente da banda Foghat Records. O baixista MacGregor foi diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IV em 2015. Embora ainda seja oficialmente membro do Foghat, os efeitos da quimioterapia o tornaram incapaz de tocar, e o baixista Rodney O'Quinn, o substituiu nas turnês. O seu décimo sétimo álbum, Under the Influence, foi lançado em 24 de junho de 2016. Kim Simmonds, o guitarrista de Savoy Brown e Nick Jameson, que tocou baixo em "Slow Ride", participou de uma nova versão, comemorando o 40º aniversário da música. O álbum foi completamente financiado por fãs. Craig MacGregor morreu em 9 de fevereiro de 2018. 

 Rockdigital