Faces

Foi uma banda inglesa de rock and roll. A primeira colaboração entre os futuros membros estava em uma formação chamada Quiet Melon, que também contou com o irmão mais velho de Ronnie Wood, Art Wood e Kim Gardner. Eles gravaram quatro canções e tocaram em alguns shows em maio de 1969, durante uma pausa nos compromissos de Ronnie Wood e Rod Stewart do Jeff Beck Group. Mais tarde naquele verão, Ronnie Wood e Rod Stewart se separaram do Beck e se juntaram ao Faces. A banda foi formada das cinzas do The Small Faces no ano de 1969, depois que Steve Marriott deixou-os para formar a Humble Pie. A banda era formada por Ronnie Lane no baixo, Ian McLagan nos teclados e Kenney Jones na bateria. Wood e McLagan apareceram no primeiro álbum solo de Stewart em 1969, An Old Raincoat Won't Ever Let You Down, antes de qualquer lançamento da banda.

 

Com a adição de Ronnie Wood e Rod Stewart, a parte small do nome original da banda foi abandonada, em parte porque os dois recém-chegados foram significativamente mais altos do que os três ex-Small Faces. Os executivos da gravadora queriam que a banda mantivesse seu nome antigo. No entanto, os integrantes se opuseram, argumentando que as mudanças de pessoal resultou em um grupo muito diferente dos Small Faces. O seu álbum de estreia, Firt Step foi lançado em 1970 e foi creditado aos Small Faces, enquanto álbuns subsequentes apareceu com seu novo nome. O segundo álbum de estúdio, Long Player foi lançado em 1971. O terceiro álbum de estúdio, A Nod Is as Good as a Wink… to a Blind Horse foi lançado no mesmo ano. Como a carreira solo de Rod Stewart tornou-se mais bem sucedida do que a do grupo, a banda passou a ser ofuscada por seu vocalista. O último álbum de estúdio do Faces foi Ooh La La lançado em 1973. Pouco depois do lançamento do álbum, Rod Stewart relatou a New Musical Express que ele sentia que Ooh La La foi um álbum muito ruim.

 

O resto da banda ficou magoada com os comentários. Lane, saia em junho e foi substituído pouco depois pelo ex-baixista Tetsu Yamauchi do Free. No ano seguinte, o álbum ao vivo, Coast to Coast: Overture and Beginners, foi lançado. Ele apresentava seleções de sua última turnê de 1973, o primeiro com Yamauchi. Eles gravaram algumas faixas para um novo álbum de estúdio, mas havia perdido o entusiasmo e sua versão final como um grupo foi em 1974 com um UK Top 20 com o hit "You Can Make Me Dance, Sing or Anything". Em 1975 Ronnie Wood começou a trabalhar com os Rolling Stones, e depois de uma conturbada turnê pelos Estados Unidos com Jesse Ed Davis na guitarra ritmo, em dezembro, a banda anunciou que eles estavam se separando, Lane formou a Slim Chance e começou uma modesta carreira solo, que teve fim prematuro quando ele foi diagnosticado com esclerose múltipla, Jones entrou para o The Who depois da morte de Keith Moon, McLagan tornou-se músico de sessão e mais tarde entraria para a banda The Blokes de Billy Bragg e Rod Stewart obteve enorme sucesso com a sua carreira solo. O Small Faces e o The Faces foram induzidos juntos no Rock and Roll Hall of Fame em 2012.

 Rockdigital