The Who

É uma banda britânica de rock. Pete Townshend e John Entwistle tornaram-se amigos em seu segundo ano no Condado de Acton e formaram um grupo de jazz tradicional. Roger Daltrey iniciou a banda Detours em 1959. Daltrey viu Entwistle por acaso na rua carregando um baixo e o recrutou para a banda. Em meados de 1961, Entwistle sugeriu Townshend como guitarrista, Daltrey na guitarra, Entwistle no baixo, Harry Wilson na bateria e Colin Dawson nos vocais. Wilson foi demitido em meados de 1962 e substituído por Doug Sandom. Dawson saiu depois de discutir frequentemente com Daltrey e depois de ser brevemente substituído por Gabby Connolly, Daltrey passou a liderar os vocais. Townshend, com o incentivo de Entwistle, tornou-se o único guitarrista. Em fevereiro de 1964, o The Detours tomaram conhecimento do grupo Johnny Devlin and The Detours e mudaram de nome para The Who. O baterista Sandom saiu da banda. 

 

Durante um show com um baterista substituto no final de abril no Oldfield, a banda conheceu Keith Moon e ofereceu a ele a vaga de baterista. O primeiro lançamento do The Who foi o single "I Can't Explain", lançado em 1965. O seu primeiro álbum, My Generation, foi lançado em 3 de dezembro de 1965, alcançando a posição 5 nas paradas no Reino Unido. O seu quarto álbum, Tommy, foi um álbum duplo lançado em 23 de maio de 1969. O álbum é uma ópera rock que conta a história de Tommy Walker. No mesmo ano a banda tocou no Festival de Woodstock. O seu quinto álbum, Who's Next, foi lançado em 14 de agosto de 1971, alcançando o topo na UK Albums Chart. O seu sexto álbum, Quadrophenia, foi lançado em 19 de outubro de 1973, é a sua segunda ópera rock da banda. O seu oitavo álbum, Who Are You, foi lançado em 18 de agosto de 1978. Em 6 de setembro, Moon participou de uma festa realizada por Paul McCartney para comemorar o aniversário de Buddy Holly. Keith Moon morreu dormindo, consequência de uma overdose do medicamento que ele estava usando em seu tratamento contra o alcoolismo.

 

O baterista Kenney Jones se juntou oficialmente à banda em novembro de 1978. Em 2 de maio de 1979, o Who voltou ao palco com um concerto no Rainbow Theatre. O seu décimo álbum, It's Hard, foi lançado em 4 de setembro de 1982. Logo em seguida, a banda embarcou em uma turnê de despedida. No final do ano, no entanto, Townshend divulgou um comunicado em dezembro de 1983, onde anunciou sua saída do The Who e o fim da banda. Em 1990, o The Who foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. Em 1996, Townshend foi convidado a se apresentar num concerto no Hyde Park em Londres. Depois de contactar John Entwistle e Roger Daltrey, ficou acertado que a apresentação de Quadrophenia iria acontecer. Apesar de algumas dificuldades técnicas, o show foi um sucesso, o que fez com que a  embarcasse em uma turnê de dois anos pela Europa e América do Norte. Nas vésperas do início de mais uma turnê em 2002, John Entwistle foi encontrado morto em seu quarto no Hard Rock Hotel em Las Vegas, Nevada. O seu décimo segundo álbum, Who, foi lançado em 6 de dezembro de 2019.

 Rockdigital