who.jpg
The Who Baba O'riley
The Who

É uma banda britânica de rock. Pete Townshend e John Entwistle se tornaram amigos em seu segundo ano na Acton County Grammar School em Londres e formaram um grupo de jazz tradicional. Daltrey, que estava no ano anterior, havia se mudado de Shepherd's Bush para Acton, uma área mais operária. Ele foi expulso aos 15 anos e encontrou trabalho em uma construção. Em 1959 ele fundou o Detours. Daltrey avistou Entwistle na rua carregando um contrabaixo e o recrutou. Em meados de 1961, Entwistle sugeriu Townshend como guitarrista, Harry Wilson foi o baterista e Colin Dawson o vocalista. A banda tocou instrumentais do Shadows e do the Ventures, e uma variedade de covers de pop e trad jazz. Wilson foi demitido em 1962 e foi substituído por Doug Sandom. Dawson saiu e foi substituído por Gabby Connolly, Daltrey mudou para o vocal. Em fevereiro de 1964, o Detours tomou conhecimento do grupo Johnny Devlin and the Detours e mudou o seu nome para The Who. Eles também substituíram Druce como empresário por Helmut Gorden, com quem garantiram uma audição na Fontana Records. Sandom foi substituído por Keith Moon da banda Beachcombers. O Who contratou o gerente Peter Meaden, que rebatizou a banda de High Numbers e gravou o single "Zoot Suit" / "I'm the Face", que não conseguiu chegar ao Top 50 e a banda voltou a se autodenominar The Who. Meaden foi substituído pelos cineastas Kit Lambert e Chris Stamp. A arte autodestrutiva se tornou uma característica do show ao vivo do The Who. No final de 1964, a banda se tornou popular no Marquee Club de Londres. O single "I Can't Explain" foi gravado no início de novembro de 1964, e se tornou popular entre as estações de rádio piratas, como a Radio Caroline.

 

A banda ganhou ainda mais exposição quando apareceu no programa de TV Ready Steady Go!. O seu próximo single, "My Generation", foi lançado em outubro, alcançando a segunda posição na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, My Generation, foi lançado em 3 de dezembro de 1965. A banda fez a sua primeira aparição nos EUA no Monterey Pop Festival. A banda fez uma turnê americana apoiando o Herman's Hermits. A banda viajou pelos EUA novamente com Eric Burdon and the Animals. Mais tarde naquele ano, Lambert e Stamp formaram uma gravadora, a Track Records. Além de assinar com Jimi Hendrix, a Track se tornou a marca registrada de toda a produção do Who no Reino Unido. O seu quarto, Tommy, foi lançado em 23 de maio de 1969, como um álbum conceitual duplo. Em agosto, o Who se apresentou no Festival de Woodstock, e algumas semanas depois no Isle of Wight Festival de 1969 na Inglaterra. O seu quinto álbum, Who's Next, foi lançado em 14 de agosto de 1971. O álbum alcançou o primeiro lugar na UK Album Chart. O seu sexto álbum, Quadrophenia, foi lançado em 26 de outubro de 1973, como álbum duplo. A turnê do álbum pelos EUA começou no dia 20 de novembro, Moon desmaiou durante o show no Cow Palace em Daly City, Califórnia. O seu oitavo álbum, Who Are You, foi lançado em 18 de agosto de 1978. Em 6 de setembro, Moon participou de uma festa realizada por Paul McCartney para celebrar o aniversário de Buddy Holly. Voltando ao seu apartamento, Keith Moon tomou 32 comprimidos de clomethiazole que foram prescritos para combater a abstinência do álcool. Ele desmaiou na manhã seguinte e foi descoberto morto mais tarde naquele dia. Townshend contratou Kenney Jones que se juntou oficialmente à banda em novembro de 1978.

 

Em 2 de maio de 1979, o Who voltou aos palcos com um show no Rainbow Theatre. O estilo de bateria de Jones era muito diferente de Moon e isso atraiu críticas dentro da banda. Townshend anunciou em uma entrevista coletiva que estava deixando o Who, e encerrando efetivamente a banda. Após a separação do Who, Townshend se concentrou em sua carreira solo. Em julho de 1985, o Who se apresentou no Live Aid no Wembley Stadium, em Londres. No Brit Awards de 1988, no Royal Albert Hall, a banda recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra da indústria fonográfica britânica. Foi a última vez que Jones tocou com a banda. Em 1990, o Who foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2002, a banda foi homenageada com um Grammy Lifetime Achievement Award. Em 27 de junho, Entwistle foi encontrado morto de um ataque cardíaco, aos 57 anos no Hard Rock Hotel em Las Vegas. A cocaína foi um fator contribuinte. A turnê pelos EUA começou no Hollywood Bowl com o baixista Pino Palladino. Townshend dedicou o show a Entwistle e terminou com uma montagem de fotos dele. O seu décimo primeiro álbum, Endless Wire, foi lançado em 30 de outubro de 2006. Kenney Jones se reuniu com o Who em junho de 2014 em um show de caridade para o Prostate Cancer UK, no Hurtwood Polo Club. O Who foi a atração principal do Hyde Park Festival de 2015 em junho e, dois dias depois, no Festival de Glastonbury. Townshend sugeriu a revista Mojo que poderia ser o último show da banda no Reino Unido. Em setembro de 2015, todas as datas restantes da turnê nos EUA foram canceladas depois que Daltrey contraiu meningite viral. O seu décimo segundo álbum, Who, foi lançado em 6 de dezembro de 2019.