Free

Foi uma banda de rock britânica. Paul Kossoff e Simon Kirke tornaram-se amigos na banda de R&B, Black Cat Bones. Kossoff viu Paul Rodgers cantando com a banda Brown Sugar no clube de R&B Fickle Picle em Londres e ficou impressionado, pedindo para participar da apresentação. Mais tarde, junto com Kirke e Andy Fraser que aos quinze anos já tinha tocado com o John Mayall & the Bluesbreakers, eles formariam a banda em 1968. Eles se juntaram para ensaiar e tocar seu primeiro show na noite de 19 de abril de 1968 no Nag's Head pub, em Battersea, em Londres. Em novembro do mesmo ano, o nome Free foi dado por Alexis Korner, músico e radialista. O seu primeiro álbum, Tons of Sobs, foi lançado em 1969. O segundo álbum, Free, foi lançado no mesmo ano, e mostra uma grande mudança no perfil da banda, passando para o hard rock. O seu terceiro álbum, Fire and Water, foi lançado em 1970, foi um grande sucesso na Inglaterra e nos Estados Unidos, principalmente devido ao single hit "All Right Now", que alcançou o segundo lugar na parada de singles do Reino Unido e número 4 na Billboard 100 Hot

 

O seu quarto álbum, Highway, não vende bem, pela escolha infeliz da capa, que não parecia ter o nome da banda escrito em lugar algum, somente olhando muito atentamente podia-se descobrir que os rostos dos integrantes da banda eram construídos com as letras do nome. O álbum foi lançado em setembro de 1970. Em abril de 1971, devido a diferenças entre o vocalista Paul Rodgers e o baixista Andy Fraser, os problemas com as drogas do guitarrista Paul Kossoff e as vendas inconsistentes dos álbuns, a banda desintegrou-se, obrigando a gravadora a lançar o álbum ao vivo Free Live!. No início de 1972, a banda deixou as diferenças de lado e reformou-se, em um esforço para salvar Kossoff do seu crescente problema com drogas, e em junho do mesmo ano lançaram o álbum, O seu quinto álbum, Free at Last, foi lançado em maio de 1972. Todos os membros da banda fizeram um esforço conjunto para trabalhar de maneira suave e eficiente pelo bem do guitarrista Paul Kossoff, enquanto ele sofria devido a um vício em Mandrax. Em um gesto simbólico, todas as faixas foram creditadas a todos os membros da banda, independentemente de quem realmente as escreveu.

 

Fraser deixou a banda permanentemente. Kossoff também saiu da turnê para procurar tratamento para seu vício em drogas. Os membros restantes recrutaram o baixista Tetsu Yamauchi e o tecladista John "Rabbit" Bundrick e gravaram o sexto álbum da banda, Heartbreaker, lançado em janeiro de 1973. O álbum foi um enorme sucesso. Tornou-se o terceiro álbum dos dez melhores no Reino Unido, alcançando a posição 9 e alcançou a posição 47 na Billboard 200. O single "Wishing Well" se tornou o terceiro single de maior sucesso, alcançando o número 7 nas paradas. Kossoff foi substituído por Wendell Richardson, para uma turnê nos EUA em 1973, mas logo depois o Free se separou para sempre. Rodgers e Kirke formaram a Bad Company naquele mesmo ano.. Paul Kossoff morreu aos 25 anos de idade em um voo de Los Angeles para Nova York, no dia 19 de março de 1976, de uma embolia pulmonar decorrente do abuso de drogas. Desde 2005, Paul Rodgers tem tocado em conjunto com os remanescentes da banda Queen, Brian May e Roger Taylor, devido a morte do vocalista Freddie Mercury em 1991.

 Rockdigital