Cher
Cherilyn Sarkisian nasceu em El Centro, na California no dia 20 de maio de 1946. É uma cantora e atriz americana. Cher deixou a escola e a casa da mãe aos 16 anos para morar em Los Angeles com uma amiga. Lá, ela teve aulas de atuação e passou por vários empregos para se sustentar. Ela chegou a dançar em pequenos clubes na Sunset Strip, em Hollywood. No final de 1962, ela conheceu Sonny Bono, um assistente do produtor Phil Spector. Após sua amiga se mudar do apartamento que dividiam, ela passou a trabalhar como governanta na casa do Sonny. Eles se casaram, informalmente, em outubro de 1964. Spector produziu o seu primeiro single, "Ringo, I Love You", lançado sob o nome de Bonnie Jo Mason. No mesmo ano, lançaram a dupla, inicialmente chamada Caesar & Cleo. No final de 1964, Cher assinou um contrato com a Imperial Records, e Sonny a acompanhou como seu produtor. O single "Dream Baby" foi lançado sob o nome de Cherilyn, se tornando um hit local. O seu primeiro álbum solo, All I Really Want to Do, foi lançado em 1965. O álbum chegou ao Top 20 da Billboard 200. A dupla, agora com o nome de Sonny & Cher, assinaram com a Reprise Records lançando seu primeiro single, "Baby Don't Go". A canção se tornou um grande sucesso em Los Angeles, e a dupla assinou com a Atco Records. O primeiro álbum da dupla, Look at Us, foi lançado no verão de 1965 e permaneceu na segunda posição da Billboard 200. O primeiro single da dupla, "I Got You Babe", chegou ao primeiro lugar nos EUA e no Reino Unido, em agosto de 1965. O seu segundo álbum solo, The Sonny Side of Chér foi lançado em 1966, e o single "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)" ficou em Segundo lugar no Billboard Hot 100.
Eles se casaram oficialmente logo após ela dar à luz a única filha do casal, Chastity Bono, agora legalmente nomeada Chaz Bono, após mudança de sexo, em 4 de março de 1969. Em 1970, Cher co-estrelou com Sonny o especial de TV, The Sonny & Cher Nitty Gritty Hour. A atração foi um sucesso de crítica. O programa de variedades, The Sonny & Cher Comedy Hour da CBS. Seu primeiro hit número 1 em carreira solo foi "Gypsys, Tramps & Thieves", lançado em 1971. Ela retornou ao primeiro lugar na Billboard Hot 100 com "Half-Breed", canção do álbum de mesmo nome, lançado em 1973. Cher se separou de Sonny em 1972. no entanto, eles continuaram publicamente juntos até 1974. Em 1973, ela ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em TV de comédia ou musical. O fim do casamento foi anunciado durante a terceira temporada do The Sonny & Cher Comedy Hour, culminando no cancelamento do programa enquanto ele ainda estava no Top 10 de audiência. Em 30 de junho de 1975, três dias após seu divórcio de Sonny, ela se casou com o músico Gregg Allman, membro da The Allman Brothers Band. Eles tiveram um filho, Elijah Blue Allman, em 10 de julho de 1976. Eles se separaram definitivamente após dois anos de casamento. Em 1978, ela mudou legalmente seu nome de Cherilyn Sarkisian LaPiere Bono Allman para Cher, sem nenhum sobrenome. Em 1979, ela assinou com a Casablanca Records e acumulando mais um hit no Top 10 com "Take Me Home". Em 1980, Cher gravou sua última canção Disco, "Bad Love", para a trilha sonora do filme Foxes. Mais tarde, no mesmo ano, ela formou a banda Black Rose com seu então namorado, o guitarrista Les Dudek, mas o grupo se separou no ano seguinte. Cher ganhou o Oscar de melhor atriz de 1987 com o filme Moonstruck. A versão da canção "The Shoop Shoop Song (It's in His Kiss)" de Cher foi para a trilha sonora do filme Mermaids de 1990, no qual toca durante os créditos finais. O single alcançou a posição 33 na Billboard Hot 100, e foi o seu primeiro single solo no topo na UK Singles Chat. Em meados de 1992, Cher contraiu o vírus Epstein-Barr e desenvolveu um caso decorrente de síndrome da fadiga crônica.
Consequentemente, ela se afastou da carreira e passou a fazer menos aparições públicas. Em janeiro de 1998, Sonny Bono faleceu em um acidente de esqui. No mesmo mês, a dupla Sonny & Cher recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood por seu trabalho na TV. O seu vigésimo terceiro álbum de estúdio, Believe, foi lançado em 22 de outubro de 1998. A faixa-título ganhou o Grammy Awards de Melhor Gravação Dance. Com "Believe", ela se tornou a mulher mais velha, aos 52 anos, a ter um hit número 1 na Billboard Hot 100. O seu vigésimo terceiro álbum, Not.com.mercial, foi lançado em 8 de novembro de 2000, como um álbum de Rock Alternativo. Em dezembro, ela ganhou o Billboard Music Awards de artista de dance do ano. O seu vigésimo sexto álbum de estúdio, Closer to the Truth, foi lançado em 20 de setembro de 2013 pela Warner Bros. Records. O álbum alcançou a terceira posição na Billboard 200. Em 2014, Cher fez uma colaboração com o grupo de hip hop Wu-Tang Clan em seu álbum, Once Upon a Time in Shaolin. Creditada como Bonnie Jo Mason, ela usa um pseudônimo dela originado em 1964. Apenas uma cópia do álbum foi produzido e foi vendido por leilão online em novembro de 2015. Foi álbum mais caro já vendido. No Billboard Music Awards de 2017, Cher fez sua primeira apresentação em premiação em mais de 15 anos, e foi presenteada com o Billboard Icon Award por Gwen Stefani. O seu vigésimo quinto álbum, Dancing Queen, foi lançado em 28 de setembro de 2018. O álbum estreou em terceiro lugar na Billboard 200, e liderou o Top Album Sales da Billboard, se tornando o primeiro álbum número 1 de Cher. nesse gráfico. Em 2 de dezembro de 2018, Cher recebeu o prêmio Kennedy Center Honors, a distinção anual de Washington para artistas que fizeram contribuições extraordinárias à cultura.