Cher

Cherilyn Sarkisian nasceu em El Centro, no dia 20 de maio de 1946.  É uma cantora e atriz americana. Cher deixou a escola e a casa da mãe aos 16 anos para morar em Los Angeles com uma amiga. Lá, ela teve aulas de atuação e passou por vários empregos para se sustentar. Ela chegou a dançar em pequenos clubes na Sunset Strip, em Hollywood. No final de 1962, ela conheceu Sonny Bono, um assistente do produtor Phil Spector. Após sua amiga se mudar do apartamento que dividiam, ela passou a trabalhar como governanta na casa do Sonny. Eles se casaram, informalmente, em outubro de 1964. Spector produziu o seu primeiro single, "Ringo, I Love You", lançado sob o nome de Bonnie Jo Mason. No mesmo ano, lançaram a dupla, inicialmente chamada Caesar & Cleo. No final de 1964, Cher assinou um contrato com a Imperial Records, e Sonny a acompanhou como seu produtor. O single "Dream Baby" foi lançado sob o nome de Cherilyn, tornando-se um hit local. O seu primeiro álbum solo, All I Really Want to Do, foi lançado em 1965. O álbum chegou ao Top 20 da Billboard e permaneceu por seis meses nas paradas. A dupla, agora com o nome de Sonny & Cher, assinaram com a Reprise Records lançando seu primeiro single, "Baby Don't Go". A canção se tornou um grande sucesso em Los Angeles, e a dupla assinou com a Atco Records. O primeiro álbum da dupla, Look at Us, foi lançado no verão de 1965 e permaneceu na segunda posição da Billboard 200 por cinco semanas. O primeiro single da dupla, "I Got You Babe", chegou ao primeiro lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido, em agosto de 1965.

 

Seu segundo álbum solo, The Sonny Side of Chér foi lançado em 1966, e o single "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)" ficou em Segundo lugar no Hot 100. Eles se casaram oficialmente logo após ela dar à luz a única filha do casal, Chastity Bono, agora legalmente nomeada Chaz Bono, após mudança de sexo, em 4 de março de 1969. Após uma série de investimentos fracassados e enfrentando uma grave crise financeira, a dupla passou a fazer shows em resorts de Las Vegas. Em 1970, Cher co-estrelou com Sonny o especial de TV, The Sonny & Cher Nitty Gritty Hour. A atração foi um sucesso de crítica. O programa de variedades, The Sonny & Cher Comedy Hour da CBS. Seu primeiro hit n° 1 em carreira solo foi "Gypsys, Tramps & Thieves", lançado em 1971. Ela retornou ao primeiro lugar no Hot 100 com "Half-Breed", canção do álbum de mesmo nome, lançado em 1973. Seu terceiro n° 1 veio com "Dark Lady", em 1974, também do álbum de mesmo nome. Cher se separou de Sonny em 1972. no entanto, eles continuaram publicamente juntos até 1974. Em 1973, ela ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em TV de comédia ou musical. O fim do casamento foi anunciado durante a terceira temporada do The Sonny & Cher Comedy Hour, culminando no cancelamento do programa enquanto ele ainda estava no Top 10 de audiência. Em 30 de junho de 1975, três dias após seu divórcio de Sonny, ela se casou com o músico de rock Gregg Allman, membro da The Allman Brothers Band. Eles tiveram um filho, Elijah Blue Allman, em 10 de julho de 1976. Eles se separaram definitivamente após dois anos de casamento.

 

Em 1978, ela mudou legalmente seu nome de Cherilyn Sarkisian LaPiere Bono Allman para Cher, sem nenhum sobrenome. Em 1979, ela assinou com a Casablanca Records e acumulando mais um hit no Top 10 com "Take Me Home". Em 1980, Cher gravou sua última canção disco, "Bad Love", para a trilha sonora do filme Foxes. Mais tarde, no mesmo ano, ela formou a banda de rock Black Rose com seu então namorado, o guitarrista Les Dudek, mas o grupo se separou no ano seguinte. Em 1982, com a popularidade em baixa, Cher decidiu mudar o foco de sua carreira e se tornar uma atriz. Ela ganhou o Oscar de melhor atriz de 1987 com o filme Moonstruck. Em meados de 1992, Cher contraiu o vírus Epstein-Barr e desenvolveu um caso decorrente de síndrome da fadiga crônica. Consequentemente, ela se afastou da carreira e passou a fazer menos aparições públicas. Em janeiro de 1998, Sonny Bono morreu em um acidente de esqui. No mesmo mês, a dupla Sonny & Cher recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood por seu trabalho na TV. O seu vigésimo terceiro álbum de estúdio, Believe, foi lançado em 1998, uma coleção de faixas dance, atingiu o Top 10 em vários países. A faixa-título ganhou o Grammy de melhor gravação dance. Com "Believe", ela se tornou a mulher mais velha, aos 52 anos, a ter um hit n° 1 no Hot 100. Em 2000, Cher lançou um álbum de rock alternativo, Not.com.mercial. Em dezembro, ela ganhou o Billboard Music Award de artista de dance do ano. Em setembro de 2013, a cantora lançou seu vigésimo sexto álbum de estúdio, Closer to the Truth. O álbum alcançou a terceira posição da Billboard 200.

 Rockdigital