Wings

 

Foi uma banda de rock britânica. Logo após o fim dos Beatles, Paul McCartney lançou seu primeiro álbum solo somente com a participação de sua mulher, Linda, nos vocais. No segundo álbum solo de Paul, houve a participação de outros músicos. Em agosto de 1971, Paul resolveu formar uma nova banda de rock. Ele chamou o baterista Denny Seweill e o guitarrista Denny Laine do Moody Blues para juntar-se a ele e a mulher. Segundo Paul, o nome da banda surgiu após o nascimento complicado de sua segunda filha, Stella McCartney. O seu primeiro álbum, Wild Life, foi lançado em 1971, e os críticos consideraram o álbum fraco. Em 1972 os Wings se apresentaram pela primeira vez ao vivo em algumas universidades inglesas e na Escócia. Paul McCartney rebatizou a banda como Paul McCartney and Wings e no ano seguinte o segundo álbum, Red Rose Speedway, foi lançado com mais um integrante na banda, o guitarrista Henry McCullough, e o grupo se tornou um quinteto. O álbum trouxe ao Wings seu primeiro hit de grande sucesso, a balada "My Love", sendo o disco aclamado por críticos e pelo público, alcançando o topo nas paradas americanas. No mesmo ano, o Wings lançou a canção "Live and Let Die" tendo o ex-produtor dos álbuns dos Beatles à frente, George Martin. A canção foi composta para ser tema do filme 007, James Bond, Live and Let Die. A música foi indicada ao Oscar. Após uma turnê pelo Reino Unido, o Wings gravou o álbum seguinte na Nigéria, e durante as gravações Denny Seiwell e Henry McCullough saíram da banda. O seu terceiro álbum, Band on the Run, foi lançado em 7 de dezembro de 1973.

 

Em 1974, com os integrantes Jimmy McClloch na guitarra e Geoff Britton na bateria, lançaram em compacto a canção de sucesso "Junior's Farm". Foi o último lançamento do Wings pela Apple Records. O seu quarto álbum, Venus and Mars, foi lançado em 30 de maio de 1975, e a banda voltou a só usar o nome Wings. Foi o primeiro álbum a ser lançado pela MPL Communications, empresa de Paul McCartney. O seu quinto álbum, Wings at the Speed of Sound, foi lançado em 26 de março de 1976. O seu álbum triplo ao vivo, Wings Over America, da mega turnê da banda de 75 e 76, foi lançado em 10 de dezembro de 1976. Esse álbum é considerado até hoje um dos melhores álbuns ao vivo já lançados em toda a história do rock. Jimmy McCulloch e Joe English acabaram abandonando a banda. Suzy and the Red Stripes foi um pseudônimo usado pela banda para o lançamento do single "Seaside Woman" de Linda McCartney and Wings em 1977. O seu sexto álbum, London Town, foi lançado em 31 de março de 1978. Foi o álbum mais vendido da banda, e que trouxe o sucesso "With A Little Luck". O seu sétimo álbum, Back to the Egg, foi lançado em 8 de junho de 1979, com Laurence Juber na guitarra e Steve Holly na bateria, como novos integrantes. No mesmo ano, o ex-integrante Jimmy McCulloch morreu vítima de overdose de heroína. Em novembro e dezembro de 1979, a banda fez uma turnê pelo Reino Unido. Durante a turnê, Paul McCartney organizou o concerto para a UNICEF e aos refugiados do Camboja, Concerts for the People of Kampuchea, realizados no Hammersmith Odeon em Londres de 26 a 29 de dezembro de 1979.  Em 16 de janeiro de 1980, a banda desembarca no Japão para uma turnê de onze shows do Wings. McCartney foi preso em Tóquio por porte de maconha.

 

A prisão colocou a turnê em perigo e a música do Wings foi imediatamente banida de todas as estações de rádio e TV japonesas. McCartney passou dez dias na prisão antes de ser libertado sem acusações em 25 de janeiro de 1980 e deportado. Após retornar à Inglaterra, McCartney decidiu lançar o seu álbum solo, McCartney II, e os planos para uma turnê da banda pelos EUA foram abandonadas. McCartney e George Martin, produziram o álbum, e decidiram não usar o Wings para gravar. Em abril de 1981, Laine anunciou que estava deixando o Wings. McCartney finalmente reconheceu que a banda não existia mais enquanto promovia o lançamento do seu álbum solo, Tug of War em 1982. Em março de 1997, Denny Laine, Laurence Juber e Steve Holley fizeram uma reunião improvisada do Wings em uma convenção do Beatlefest em East Rutherford, New Jersey. Em julho de 2007, Laine, Juber e Denny Seiwell se reuniram para um show em uma convenção do Beatlefest em Las Vegas. Laine e Seiwell apareceram novamente no Fest for Beatles Fans em Secaucus, New Jersey, em março de 2010 e se juntaram a Juber no Fest em Chicago em agosto de 2010. Laine, Juber e Seiwell se apresentaram juntos no Fest for Beatles Fans em Los Angeles, Califórnia, em outubro de 2014. Em agosto de 2017, o trio se apresentou mais uma vez no festival, desta vez acompanhado de Holley. Laine, Juber, Seiwell e Holley se apresentaram juntos em janeiro de 2018 no Grand Oak Live, em Upland, Califórnia. Laine, Juber e Holley se apresentaram em março de 2019 no Fest for Beatles Fans em Jersey City, New Jersey.

 Rockdigital