The Moody Blues

Foi uma banda britânica de rock. Em Birmingham, Inglaterra, a banda Riot and The Rebels, foi co-fundada pelo vocalista Ray Thomas, pelo guitarrista John Lodge e pelo tecladista Mike Pinder. Eles se separaram quando Lodge, o membro mais jovem, foi para a escola técnica e Pinder foi para o exército. Em maio de 1963, ele e Thomas se reuniram como Krew Cats. Eles se apresentaram na Alemanha, onde várias bandas de rock inglesas tocavam. Eles decidiram tocar profissionalmente, e recrutaram Denny Laine na guitarra, Graeme Edge na bateria e  Clint Warwick no baixo. O The Moody Blues fizeram sua estreia em Birmingham em maio de 1964, e rapidamente ganhou popularidade. A banda conseguiu um contrato no Marquee Club, o que resultou em um contrato com a Decca Records como artistas de gravação. O seu primeiro single "Steal Your Heart Away", foi lançado em setembro de 1964. Seu segundo single "Go Now", lançado em novembro de 1964, cumpriu todas as expectativas, alcançando o topo na Inglaterra, e alcançou a posição 10 na Billboard. Em junho de 1966, Warwick saiu da banda e do negócio da música. Ele foi substituído por Rod Clark, mas no início de outubro, Denny Laine também saiu da banda, que fez a Decca lançou o single Clark se juntou ao The Rockin 'Berries.

 

A banda se reformou em novembro de 1966. O single alcançou as paradas belgas e conquistou mais fãs, o que foi útil quando eles se mudaram para a Bélgica por algum tempo. Os novos membros contratados foram, o baixista John Lodge e o guitarrista Justin Hayward. Com o apoio de Hugh Mendl, o gerente da Decca, ofereceu ao Moody Blues um acordo para fazer um rock and roll versão sinfônica de Antonín Dvořák para promover o novo Stereo Deramic, um formato da empresa de áudio. O Moody Blues concordou. A banda logo abandonou o projeto, e usaram uma série de suas próprias composições, orquestradas pelo maestro Peter Knight, que resultou no seu segundo álbum, Days of Future Passed, lançado em novembro de 1967. O seu quinto álbum, To Our Children's Children's Children, foi lançado em 1969, e foi o primeiro lançado pela gravadora da banda, a Threshold, alcançando o segundo lugar na UK Albums Chart. O álbum foi um dos ouvidos, em fita cassete, pela equipe do Apollo 15 em 1971. Depois de lançarem o oitavo álbum, Seventh Sojourn em outubro de 1972, a tensão das turnês e as gravações constantes por cinco anos, a banda decidiu fazer uma pausa, o que acabou durando cinco anos. Em 1977, os membros da banda tinham tomado a decisão de se reunir. Pinder havia se mudado para a Califórnia.

 

Embora todos os cinco participaram do nono álbum, Octave, que foi lançado em 1978, houve tensões durante a sua gravação, e Pinder se recusou a participar da turnê com a banda. A turnê de reunião foi um sucesso, com a entrada de Patrick Moraz para substituir Pinder nos teclados, e o álbum alcançou a posição 6 na UK Albums Chart. A banda lançou o seu décimo álbum, Long Distance Voyager em 1981, que foi ainda mais popular com o single "Talking Out of Turn", a sua canção mais popular. O seu décimo quinto álbum, Strange Times, foi lançado em 17 de agosto de 1999. No final de 2002, o membro fundador Ray Thomas se aposentou da banda, reduzindo o Moody Blues ao trio de Hayward, Lodge e Edge. O flautista e guitarrista Norda Mullen foi recrutado no início do ano seguinte para sua turnê na América do Norte. O décimo sexto e último álbum da banda, December, é um álbum com tema de Natal lançado em outubro de 2003. O vocalista e flautista Ray Thomas morreu em 4 de janeiro de 2018, aos 76 anos, apenas alguns meses antes da banda ser induzida no Rock and Roll Hall of Fame. O álbum ao vivo, Days of Future Passed Live, foi gravado no Sony Center for the Performing Arts em Toronto em 2017. O álbum foi lançado em 23 de março de 2018. Foi a primeira vez que eles tocaram o seu segundo álbum inteiro ao vivo.

 Rockdigital