Big Audio Dynamite

É uma banda de rock inglesa. Depois de ser demitido do The Clash em 1983 e após uma breve passagem com a banda General Public, Mick Jones formou a banda Top Risk Action Company. Ele recrutou o baixista Leo "E-Zee Kill" Williams, o saxofonista John "Boy" Lennard e o ex-baterista do The Clash, Nicky Topper Headon, que foi rapidamente demitido por seu vício em heroína e Lennard saiu e a banda se desintegrou. Jones então formou a Big Audio Dynamite com o diretor de cinema Don Letts, o baixista Leo Williams, o baterista Greg Roberts e o tecladista Dan Donovan. O seu primeiro álbum, This Is Big Audio Dynamite, foi lançado em outubro de 1985. O seu segundo álbum, No. 10, Upping St., foi lançado em outubro de 1986. O álbum reuniu Jones para um último álbum com o vocalista Joe Strummer do The Clash, que foi creditado como co-produtor do álbum e co-escreveu 5 de suas 9 faixas. O BAD apoiou o U2 em sua turnê mundial em 1987. O seu terceiro álbum, Tighten Up Vol. 88, foi lançado em junho de 1988. O seu quarto álbum, Megatop Phoenix, foi lançado em setembro de 1989. Em 1990, a formação original gravou a música "Free" para a trilha sonora do filme Flashback. Logo em seguida, a banda se separou.

 

Apenas Jones permaneceu na encarnação original, e a banda agora era chamada de Big Audio Dynamite II. O seu quinto álbum, Kool-Aid, foi lançado em novembro de 1990 apenas no Reino Unido. O sexto álbum, The Globe, foi lançado em 6 de agosto de 1991. O BAD II apoiou o U2 no seu Zoo TV Tour, encabeçou a turnê MTV 120 Minutes, e lançou o EP ao vivo, On the Road Live '92. Em 1991, enquanto Mick Jones formou a Big Audio Dynamite II, o resto da formação original formou a banda Screaming Target. Eles lançaram o álbum Hometown Hi Fi antes da sua dissolução. O BAD II recrutou o tecladista Andre Shapps e o DJ Michael "Lord Zonka" Custance como DJ e vocalista. A banda foi renomeada Big Audio, e o sétimo álbum, Higher Power, foi lançado em 1994. Após assinar um contrato de gravação com a Radioactive Records em 1995, a banda voltou ao nome original de Big Audio Dynamite, e gravou o seu oitavo álbum, F-Punk, lançado em junho de 1995.

 

A Radioactive Records se recusou a lançar o seu nono álbum, Entering a New Ride, foi lançado em 1997, e foi um dos primeiros álbuns distribuídos na Internet. O BAD deixou a Radioactive e lançou todas as músicas em seu site oficial gratuitamente. Em 1998, a banda lançou um novo site, destinado principalmente como um meio de distribuir as músicas do álbum. Em 2001, depois de ter lançado apenas 6 músicas do álbum, o site saiu do ar e o Big Audio Dynamite se desfez. O álbum final nunca foi lançado corretamente na íntegra. Desde 2005, Jones trabalha no projeto Carbon/Silicon com Tony James, ex-membro da Geração X e Sigue Sigue Sputnik. No início de 2007, foi lançado um DVD de 8 músicas do BAD II, Big Audio Dynamite Live: E = MC². A reforma da formação original do BAD foi confirmada em 25 de janeiro de 2011 com o anúncio de uma turnê de reunião no Reino Unido. O primeiro de seus dois shows ocorreu no Shepherd's Bush Empire. O BAD tocou no Festival de Música e Artes Outside Lands 2011, no Festival de Música e Artes Coachella Valley, Glastonbury Festival 2011 e Lollapalooza

 Rockdigital