New Order

É uma banda inglesa de Rock e Synthpop. Ian Curtis, Peter Hook, Stephen Morris e Bernard Sumner foram membros da banda Joy Division. Curtis tirou a própria vida em 18 de maio de 1980, um dia antes da banda partir para sua primeira turnê americana, e antes do lançamento do segundo álbum da banda, Closer. O resto da banda decidiu logo após a morte de Curtis que eles continuariam. Bernard Sumner, Peter Hooke e Stephen Morris decidiram continuar. Em 29 de julho de 1980, o trio ainda sem nome estreou ao vivo no Manchester's Beach Club. Rob Gretton, gerente da banda há mais de vinte anos, é creditado por ter encontrado o nome New Order em um artigo do The Guardian intitulado The People's New Order of Kampuchea. A banda adotou esse nome, e ensaiou com cada membro revezando nos vocais. Sumner assumiu o papel, pois ele podia cantar quando não estava tocando guitarra. Gretton sugeriu a namorada de Morris, Gillian Gilbert, e ela foi convidada a se juntar à banda no início de outubro de 1980, como tecladista e guitarrista. Sua primeira apresentação ao vivo com a banda ocorreu no The Squat, em Manchester, em 25 de outubro de 1980. O lançamento inicial como New Order foi o single "Ceremony". O primeiro álbum, Movement, foi  lançado em 13 de novembro de 1981.

 

O álbum alcançou a posição 30 na  UK Albums Chart. O segundo álbum, Power, Corruption & Lies, foi lançado em maio de 1983. "Blue Monday", se tornou o single independente mais vendido de todos os tempos no Reino Unido. O quarto álbum, Brotherhood, foi lançado em 29 de setembro de 1986. O álbum inclui "Bizarre Love Triangle" que foi a única faixa do álbum lançada como single e como vídeo, mas não conseguiu chegar ao Top 40 no Reino Unido e nos EUA alcançou a posição 8 no Hot Dance Music/Maxi-Singles Sales chart da Bilboard. O quinto álbum de estúdio, Technique, foi lançado em 30 de janeiro de 1989. O álbum entrou nas paradas no número um no Reino Unido. Nessa época, os membros da banda também começaram projetos paralelos.Após a falência da Factory, o New Order assinou com a London Records, assim como Morris e Gilbert para o seu projeto paralelo, a The Other Two. O sexto álbum, Republic, foi lançado em 3 de maio de 1993. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart e alcançou a posição 11 na Billboard 200. O single "Regret" alcançou a posição 28 na Billboard Hot 100. Após o lançamento do álbum, a banda colocou o New Order em hiato para se concentrarem em projetos paralelos. A banda se reuniu em 1998 por sugestão de Rob Gretton, agendando seu show de reunião para o Phoenix Festival no mesmo ano.

 

Quando o Phoenix Festival foi cancelado devido à baixa venda de ingressos, o New Order tocou a última noite do Reading Festival daquele ano. O sétimo álbum, Get Ready, foi lançado em 27 de agosto de 2001. Phil Cunningham se juntou a banda ao vivo, substituindo Gillian Gilbert que se recusou a sair em turnê para cuidar dos seus filhos do casamento com Morris. O oitavo álbum, Waiting for the Sirens' Call, foi lançado em março de 2005. No mesmo ano a banda foi incluída junto com o Joy Division no UK Music Hall of Fame. Em 2006, a banda tocou vários shows ao vivo no Reino Unido, Brasil e Argentina. Após o show em Buenos Aires em novembro de 2006, Peter Hook sugeriu que a banda parasse de fazer turnês. Sumner revelou em 2009 que ele não queria mais fazer música como New Order e a banda se separou. A banda se apresentou pela primeira vez no Ancienne Belgique, em Bruxelas, em 17 de outubro de 2011, e no Bataclan, Paris, em 18 de outubro. A formação da banda incluía a tecladista Gillian Gilbert, que retornou à banda após um intervalo de dez anos, e o baixista Tom Chapman no lugar de Peter Hook. O décimo álbum, Music Complete, em setembro de 2015. Em 23 de agosto de 2018, a banda tocou no primeiro encontro em uma turnê norte-americana no Palace Theatre em St. Paul Minnesota, EUA. 

 Rockdigital