Sugarcubes

 

Foi uma banda islandesa de rock alternativo. Os membros do The Sugarcubes já haviam participado de várias bandas islandesas. Björk Guðmundsdóttir havia gravado um álbum aos 11 anos de idade. No final da adolescência, ela entrou para banda Tappi Tíkarrass, uma banda irlandesa pós-punk, que lançou dois álbuns antes de se separarem em 1983. O baterista Sigtryggur "Siggi" Baldursson era um membro da banda Þeyr, enquanto Einar Örn Benediktsson e Bragi Ólafsson formaram a banda punk Purrkur Pillnikk. Em 1984, Björk, Einar, Örn e Siggi formaram o supergrupo KUKL com o tecladista Einar Melax e lançou dois álbuns na gravadora britânica independente Crass Records. O Sugarcubes foi formado em 8 de junho de 1986 com Björk nos vocais, o então marido de Björk, Þór Eldon na guitarra e Bragi Ólafsson no baixo. Nesse mesmo dia, Björk deu à luz ao filho de Þór, Sindri Eldon. O nome da banda foi assumido por seus fãs como uma referência de uso do LSD. No final de 1987, a banda assinou contrato com a One Little Indian no Reino Unido e a Elektra Records nos EUA. O seu primeiro álbum, Life's Too Good, foi lançado em 1988, e é creditado como o primeiro álbum islandês a ter um impacto mundial.

 

Eles foram notados no Reino Unido quando o DJ da rádio da BBC John Peel tocou "Birthday", que mais tarde foi votado por seus ouvintes como o número 1 no Festive Fifty de 1987 e o número 23 no All Time Chart. No último trimestre de 1988, o Sugarcubes se apresentou pela América do Norte. Em setembro, a banda tocou no The Ritz, em Nova York, um show do qual participaram David Bowie e Iggy Pop. Em 15 de outubro, a banda apareceu no Saturday Night Live com uma apresentação do hit "Birthday". O seu segundo álbum, Here Today, Tomorrow Next Week!, foi lançado em setembro de 1989, e alcançou a posição 15 na UK Albums Chart e no topo na UK Indie Albums Chart. Os singles "Regina" e "Planet" lideraram as paradas independentes do Reino Unido. Após o lançamento do álbum, a banda embarcou em uma longa turnê internacional. No final da turnê, eles começaram a refletir sobre a separação e entraram em um hiato. No final da turnê de 1990, os membros da banda perseguiram seus próprios interesses individuais. O seu terceiro e último álbum, Stick Around for Joy, foi lançado em fevereiro de 1992 pela Elektra, alcançando a posição 95 na Billboard 200 e na posição 16 na parada de álbuns do Reino Unido.

 

O álbum apresentou o guitarrista convidado John McGeoch na faixa de abertura "Gold", e gerou o primeiro single de grande sucesso da banda "Hit" que alcançou o topo na Billboard's Modern Rock Tracks Chart e a posição 17 na UK Singles Chart. O álbum de remix, It's-It, foi lançado em 27 de outubro de 1992 pela Elektra. O remix de Tony Humphries da canção "Leash Called Love" alcançou o número um na Billboard's Hot Dance Club Songs Chart. Após o seu lançamento, o Sugarcubes se separou no final de dezembro de 1992, e a vocalista Björk passou a ter uma carreira solo bem-sucedida. Os membros continuam amigos até hoje e ainda estão envolvidos no gerenciamento da gravadora Smekkleysa, a Bad Taste Ltd. Uma compilação dos seus maiores sucessos, The Great Crossover Potential, foi lançado em 14 de julho de 1998, sem novas faixas ou remixes. Em 17 de novembro de 2006, a banda realizou um show único na arena esportiva de Laugardalshöll, em Reykjavík, na Islândia, para comemorar o 20º aniversário do seu primeiro single "Birthday", com todos os lucros destinados à organização sem fins lucrativos Smekkleysa SM para promover a música islandesa. Apesar dessa reunião, a banda expressou que não tem intenção de fazer shows futuros ou gravar novo material.

 Rockdigital