Björk

Björk Guðmundsdóttir nasceu em Reykjavík, na Islandia no dia 21 de novembro de 1965. É uma cantora e compositora islandesa de música alternativa. Sua carreira musical começou quando ela tinha onze anos, com seu estudo de clássicos de piano na escola primária. Uma de suas gravações foi transmitida pela rádio nacional, depois de ouvi-la, um representante da gravadora Fálkinn entrou em contato com a sua família para oferecer um contrato de gravação. Aos doze anos de idade, Björk gravou o seu primeiro disco, com a ajuda de seu padrasto. Seu primeiro álbum solo, Björk foi lançado em 1977 apenas na Islândia. Björk participou de diversas bandas, e em 1986, Björk começa sua trilha experimental com a banda The Sugarcubes, o estilo e irreverência da banda conquistariam o selo independente inglês One Little Indian. O primeiro single da banda "Ammæli" ou Birthday, em inglês foi lançado em 1987. O segundo álbum da banda, Here, Today, Tomorrow, Next Week! foi lançado em 1989 não repercutiu tanto como o anterior, causando pouco a pouco a separação da banda.

 

Björk começou sua aparição em filmes em 1990, no filme Juniper Tree, um conto de bruxaria baseado na história dos Irmãos Grimm. Em 1992, o The Sugarcubes se separam e Björk se muda para Londres iniciando a sua carreira solo. A partir de então, torna-se uma das grandes estrelas da música alternativa. Lançado em junho de 1993, o álbum Debut se destaca como um dos principais álbuns de trip-hop que iniciaram o movimento. Singles como “Human Behaviour” alcançaram o terceiro lugar nos Top 10 britânicos. O álbum foi um sucesso no circuito alternativo. Durante 1994, Björk entra em estúdio e grava o seu segundo álbum solo, Post. O primeiro single do álbum, "Army of Me", acabaria de se tornar um dos melhores hits da cantora. Em 1996, no Festival Free Jazz Festival em São Paulo, Björk se apresentou pela primeira vez no Brasil. Lançado em 1997, o seu terceiro álbum solo, Homogenic, e em 2001, Björk lançou o álbum Vespertine. Em agosto de 2004, Björk lança o álbum Medúlla. Nesse mesmo mês, Björk executou a canção "Oceania" na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, na Grécia. A antiga banda de Björk, The Sugarcubes, se reúniu para um concerto em Reykjavík, no dia 17 de novembro de 2006. 

O primeiro single do próximo álbum, "Earth Intruders", foi lançado digitalmente em 9 de abril de 2007 e se tornou seu segundo single na Billboard Hot 100. O seu sexto álbum de estúdio, Volta foi lançado em 7 de Maio de 2007. O primeiro single do álbum, "Earth Intruders", foi lançado digitalmente no dia 9 de abril. O álbum estreou na posição 9 na Billboard 200, tornando-se seu primeiro Top 10 nos EUA. A Volta Tour passou pelo Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba durante o TIM Festival 2007. Björk, junto com Dirty Projectors, lançaram o EP Mount Wittenberg Orca, em 30 de junho de 2010, para arrecadar dinheiro para a conservação marinha. Lançado em 11 de outubro de 2011, Biophilia é o primeiro álbum de estúdio no formato de aplicativo no mundo, em colaboração com a Apple. O seu oitavo álbum, Vulnicura, antes do seu lançamento, todas as músicas foram disponibilizadas ilegalmente na internet, o que levou a uma antecipação do lançamento para o dia 20 de janeiro de 2015 pelo iTunes. O seu nono álbum, Utopia, foi lançado em 24 de novembro de 2017. O álbum foi nomeado para Melhor Álbum de Música Alternativa no 61st Annual Grammy Awards, fazendo a décima quinta indicação de Björk no Grammy.

 Rockdigital