Sepultura
É uma banda brasileira de Heavy Metal. A banda foi criada em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera em Belo Horizonte, Minas Gerais. Originalmente era formada por Igor na bateria, Max na guitarra, Paulo Jr. no baixo e Wagner Lamounier na segunda guitarra e vocal. Em 1985, Wagner deixa a banda para formar o Sarcófago. Max assumiu os vocais, e Jairo Guedez entra como segundo guitarrista. Em 1985, num festival de bandas em Belo Horizonte, a banda assina um contrato com a Cogumelo Records. O seu primeiro EP, Bestial Devastation, foi lançado em dezembro de 1985. O seu primeiro álbum, Morbid Visions, foi lançado em novembro de 1986, e foi um dos primeiros álbuns de Death Metal / Black Metal do mundo. A banda se muda para São Paulo e no início de 1987, Jairo sai e Andreas Kisser entra em seu lugar. O seu segundo álbum, Schizophrenia, foi lançado em 30 de outubro de 1987. A banda enviou fitas para as rádios nos EUA e a banda chamou a atenção da Roadrunner Records, que assinou um contrato de sete anos com eles e lançou o álbum Schizophrenia internacionalmente, sem sequer tê-los visto pessoalmente. O seu primeiro show nos EUA foi no dia 31 de outubro de 1989 no Ritz, em Nova York, abrindo para a banda King Diamond. O Sepultura sai em turnê fora do Brasil, tocando junto dos alemães da banda Sodom na Áustria, EUA e México. Essa turnê foi marcada pelos conflitos constantes entre os membros das duas bandas.
Em 1990, Gloria Bujnowski, empresária da banda Sacred Reich, se torna empresária do Sepultura. Em janeiro de 1991, o Sepultura tocou no Rock in Rio II, no Rio de Janeiro, no Brasil. O seu quarto álbum, Arise, foi lançado em 25 de março de 1991. Foi o primeiro álbum da banda na Billboard 200 na posição 119. O Sepultura estreou no festival Dynamo Open Air na Holanda em 1992. Max se casa com a empresária Glória. O Sepultura foi a primeira banda de metal da América Latina a se apresentar no tradicional festival Monsters of Rock, no Donington Park, na Inglaterra. A banda foi convidada a tocar no festival Hollywood Rock, após um abaixo-assinado feito pelo fã clube oficial brasileiro. O seu sexto álbum, Roots, foi lançado na Europa em 20 de fevereiro de 1996. A canção "Roots Bloody Roots" foi o destaque do álbum. Em agosto de 1996, o Sepultura tocou no palco principal do Castle Donington Monsters of Rock. Andreas Kisser assumiu os vocais principais, depois que Max Cavalera deixou o local do concerto ao saber da morte de seu enteado Dana Wells em um acidente de carro. A banda teve uma reunião com Max e disse que queria despedir sua empresária Gloria, que era a esposa de Max e a mãe de Dana. Max abandonou o Sepultura, e a sua ultima apresentação foi na Brixton Academy, na Inglaterra, em 16 de dezembro de 1996. Max formou a banda Soulfly no ano seguinte. O vocalista americano Derrick Green, de Cleveland, Ohio, foi contratado. O seu sétimo álbum, Against, foi lançado em 6 de outubro de 1998.
O seu oitavo álbum, Nation, foi lançado em 20 de março de 2001. Foi o último álbum de estúdio com a Roadrunner Records. O seu nono álbum, Roorback, foi lançado em 27 de maio de 2003 pela SPV Records. Igor Cavalera saiu em 2007, e formou a banda Cavalera Conspiracy como seu irmão Max. Jean Dolabella assumiu a bateria do Sepultura. O Sepultura apoiou o Metallica nos dias 30 e 31 de janeiro de 2010, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. O Sepultura assinou um contrato com a Nuclear Blast Records. O seu décimo segundo álbum, Kairos, foi lançado em 24 de junho de 2011. Jean Dolabella deixou a banda em 2011, sendo substituído por Eloy Casagrande. O seu décimo terceiro álbum, The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart, foi lançado em 25 de outubro de 2013. O Sepultura se apresentou no Rock in Rio 5, no Palco Mundo e no Palco Sunset em 2013. O seu décimo quarto álbum, Machine Messiah, foi lançado em 13 de janeiro de 2017. A banda se apresentou no Rock in Rio 8, no Palco Mundo em 4 de outubro de 2019 no Rio de Janeiro, no Brasil. O seu décimo quinto álbum, Quadra, foi lançado em 7 de fevereiro de 2020. Devido à pandemia do COVID-19, o Sepultura não fez uma turnê em apoio ao seu álbum. O Sepultura lançou o álbum de colaboração, SepulQuarta, em 13 de agosto de 2021, com várias bandas durante a quarentena, e fez o seu primeiro show ao vivo em dois anos no Circo Voador no Rio de Janeiro no dia 12 de fevereiro de 2022.