Metallica

É uma banda de Heavy Metal americana. A banda foi formada em Los Angeles, Califórnia, em 1980 quando o baterista Lars Ulrich colocou um anúncio num jornal de Los Angeles, o The Recycler, à procura de outros músicos de metal. Os guitarristas James Hetfield e Hugh Tanner responderam ao anúncio. Ulrich conversou com seu amigo Ron Quintana que estava criando nomes para um fanzine. Quintana tinha proposto os nomes Metal Mania e Metallica. Ulrich utilizou Metallica para o nome de sua banda. Um segundo anúncio foi colocado para a posição de baixista. Dave Mustaine respondeu, e foi recrutado. A banda fez seu primeiro concerto ao vivo no dia 14 de Março de 1982, na Radio City em Anaheim, Califórnia com o novo baixista Ron McGovney e Dave ficou na guitarra solo. No Outono de 1982, Ulrich e Hetfield assistiram a um show na casa noturna Whisky a Go Go em que apresentou o baixista Cliff Burton de uma banda chamada Trauma, e convidaram ele para se juntar ao Metallica no lugar de McGovney. Em 1983, o Metallica viajou para Rochester, Nova York para gravar o seu primeiro álbum, que teria o título provisório de Metal Up Your Ass. Devido a conflitos com a gravadora da banda e os distribuidores se recusarem a lançar um álbum com esse título, ele foi renomeado Kill 'Em All.

 

Esse título foi colocado devido ao estado de fúria de Cliff Burton quando o nome "Metal Up Your Ass" foi negado. Ele gritou "Matem todos eles". O Primeiro álbum, Kill 'Em All, foi lançado em 25 de Julho de 1983, e alcançou a posição 120 da Billboard 200. O Metallica gravou o seu segundo álbum de estúdio, Ride the Lightning, lançado em agosto de 1984, o álbum alcançou a posição 100 na Billboard 200. O seu terceiro álbum de estúdio, Master of Puppets foi lançado em março de 1986. O álbum alcançou a posição 29 na Billboard 200, e permaneceu durante 72 semanas nas paradas. O álbum foi o primeiro da banda a ser certificado como Disco de Ouro, além de ser o segundo álbum da banda presente na Lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. No dia 27 de setembro de 1986, durante a parte europeia da turnê Damage Inc. do Metallica, Cliff Burton faleceu perto de Ljungby, Suécia em uma viagem entre Estocolmo e Copenhague quando o ônibus da turnê deslizou na rodovia congelada e tombou. Jason Newsted reuniu-se à banda oficialmente em 27 de outubro de 1986, três semanas após o funeral de Burton. Com planos de volta aos estúdios em 2001, Newsted deixou a banda em janeiro alegando danos físicos após vários anos tocando com o grupo e Kirk ficou no baixo e James guitarra solo e voz.

 

Em julho de 2001, Hetfield entrou em reabilitação devido ao alcoolismo e outros vícios, e por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a composição e gravação do próximo álbum. No início de 2003, o Metallica iniciou audições para a escolha de um substituto permanente para Newsted. Robert Trujillo, anteriormente do Suicidal Tendencies e da banda de Ozzy Osbourne foi escolhido como novo baixista e Kirk voltou a guitarra solo e James a voz e guitarra base. Em junho de 2003 foi lançado o oitavo álbum, St. Anger, estreando na primeira posição das paradas musicais da Billboard 200. O álbum ganhou o Grammy Award de 2004 de Melhor Desempenho de Metal. Após turnês extensas divulgando o álbum na Summer Sanitarium Tour 2003 e na Madly in Anger with the World, a banda entrou em hiato dos concertos e passou a maior parte de 2005 com amigos e família.  Em 4 de abril de 2009, o Metallica foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. Em 25 de setembro de 2011, a banda fez o show de encerramento da noite do metal do Rock in Rio para cerca de 100 mil pessoas no Brasil. Em Dezembro de 2011, o Metallica fez uma série de 4 shows no The Filmore nos Estados Unidos, para comemorar os 30 anos da banda.

 Rockdigital