top of page
st.jpg
Suicidal Tendencies

 

É uma banda americana de Crossover Thrash. A banda foi formada em 1980 como uma banda punk em Venice, na Califórnia. A formação original da banda consistia em Mike Muir nos vocais, Mike Ball na guitarra, Mike Dunnigan no baixo e Carlos "Egie" Egert na bateria. Após a gravação de sua primeira demo, Egert deixou a banda e foi substituído pelo irmão de Dunnigan, Sean. A banda rapidamente ganhou seguidores e começou a se apresentar em shows maiores. Eles gravaram uma demo em 1982 e foram apresentados na compilação, Slamulation LP, pela Mystic Records. Os irmãos Dunnigan saíram após essas gravações e Mike Ball e Bela Horvath retornaram. Ball permaneceu na banda por 2 anos e meio e foi substituído por DunniganMike e Sean Dunnigan faleceram em 1982. O guitarrista Rick Battson gravou uma demo com a banda e foi substituído por Grant Estes. Em 1983, a banda assinou um contrato com a gravadora independente Frontier Records. O seu primeiro álbum, Suicidal Tendencies, foi lançado em 5 de julho de 1983. Logo após o lançamento, Estes deixou a banda e foi substituído por Jon Nelson, que tocou em todos os primeiros shows punk da banda de 1983 a 1984. Nesse mesmo ano foi o início do hiato de gravação de quatro anos do Suicidal Tendencies e Mike Muir e o baixista Louiche Mayorga formaram o selo Suicidal Records, bem como a banda Los Cycos. Jon Nelson deixou a banda e o Suicidal Tendencies foi banido de fazer shows em Los Angeles devido a um incidente no Perkins Palace quando os seus fãs arrancaram dez fileiras de assentos e os promotores não conseguiram o seguro. O projeto Los Cycos foi originalmente formado por Mike Muir no vocal, Bob Heathcote no baixo, Anthony Gallo na guitarra e Amery Smith somente em alguns ensaios, Heathcote e Smith foram substituídos por Louiche Mayorga no baixo e Sal Troy na bateria. A Suicidal Tendencies com Muir, Louiche Mayorga, George e Herrera, lançou o seu segundo álbum, Join the Army, em abril de 1987. As influências do Metal de Rocky George começaram a influenciar Muir, que substituiu Keven Guercio como vocalista da banda No Mercy de Speed Metal de Mike Clark. Muir contratou Clark do No Mercy como guitarrista rítmico do Suicidal.

 

Muir demitiu Mayorga, que estava tentando manter a banda em território Punk, e foi substituído brevemente pelo baixista do No Mercy, Ric Clayton, que foi substituído por Bob Heathcote. Pouco depois, a banda assinou contrato com a Epic Records, subsidiária da Columbia. O seu terceiro álbum, How Will I Laugh Tomorrow When I Can't Even Smile Today, foi lançado em 13 de setembro de 1988. No início de 1989, Heathcote deixou a banda para sustentar sua família e foi substituído por Robert Trujillo, que se juntou ao Suicidal Tendencies logo antes de sua turnê européia de verão com o Anthrax. O seu quarto álbum, Controlled By Hatred/Feel Like Shit...Déjà Vu, foi lançado em 17 de ouitubro de 1989. O álbum é representado como dois EPs fictícios. O seu quinto álbum, Lights...Camera...Revolution!, foi lançado em 3 de julho de 1990. O álbum também levou ao primeiro show da banda em Los Angeles em anos, além de liderar grandes turnês nos EUA, sua aparição na turnê européia Clash of the Titans e apoio ao Queensrÿche em sua Empire TourMuir e Trujillo formaram um projeto paralelo de Funk Metal chamado Infectious Grooves. Também recrutando o baterista Stephen Perkins, e o guitarrista Adam Siegel, o Infectious Grooves. Herrera deixou o Suicidal Tendencies em 1991 devido a diferenças pessoais. O resto da banda continuou como um quarteto incompleto por cerca de um ano, convocando o baterista Josh Freese. O seu sexto álbum, The Art of Rebellion, foi lançado em 30 de junho de 1992. O álbum conquistou sua posição mais alta na parada da Billboard 200 alcançando a posição 52. A banda encontrou um substituto permanente para Herrera, o baterista Jimmy DeGrasso. O seu oitavo álbum, Suicidal for Lif, foi lançado em 14 de junho de 1994, e alcançou a posição 82 na Billboard 200. Nessa época, o contrato com a Epic Records havia expirado, e a banda começou a desmoronar e se desfez após uma turnê em 1995. Muir e Trujillo continuaram no Infectious Grooves, antes da separação do Suicidal Tendencies. Por volta de 1996, o Suicidal Tendencies se reuniu, com Muir e Clark contratando o guitarrista Dean Pleasants, o baixista Josh Paul e o baterista Brooks Wackerman

 

O seu nono álbum, Freedumb, foi lançado em 18 de maio de 1999. O seu décimo álbum, Free Your Soul e Save My Mind, foi lançado em 12 de setembro de 2000. O Suicidal Tendencies apresentou uma nova música no álbum de compilação de bandas amigas, Friends & Family, Vol. 2, em 2001, mas depois disso a banda ficou em silêncio novamente. Wackerman deixou o Suicidal Tendencies, enquanto a banda estava em turnê. Greg Saenz se juntou à banda antes de Ron Bruner assumir a bateria. Paul também saiu no ano seguinte e foi substituído por seu irmão Steve. A banda encabeçou o Tuborg Stage no Download Festival, realizado em Donington Park, no Reino Unido no dia 8 de junho de 2007. Em 1 de agosto de 2008, O Suicidal Tendencies foi a atração principal do Festival Porão do Rock, em Brasília, no BrasilEric Moore substituiu Dave Hidalgo na bateria. O seu primeiro DVD, Live at the Olympic Auditorium, com o show completo gravado em Los Angeles em 2005, foi lançado em 26 de janeiro de 2010 pela Suicidal Records. O seu décimo primeiro álbum, 13, foi lançado em 26 de março de 2013, e foi o seu primeiro álbum com material novo em 13 anos. Em 2014, Thomas Pridgen se juntou ao Suicidal Tendencies. E no outono, ele saiu do Suicidal, e Eric Moore voltou à banda. Em 27 de agosto de 2014, Suicidal Tendencies anunciou que o baixista Tim Williams havia falecido. Rawbiz foi substituído por Michael Morgan, e dois anos depois por Ra Díaz. Em 6 de maio de 2016, o guitarrista Nico Santora anunciou em sua página no Facebook que havia deixado o Suicidal Tendencies para se concentrar em seu novo projeto Lillake. Ele foi substituído pelo guitarrista Jeff Pogan. O seu décimo segundo álbum, World Gone Ma, foi lançado em 30 de setembro de 2016. O seu seu décimo terceiro álbum, Still Cyco Punk After All These Years, foi lançado em 7 de setembro de 2018. O álbum é uma quase regravação do primeiro álbum, Lost My Brain!, de Cyco Miko. Em 2 de julho de 2018, foi anunciado que o guitarrista Jeff Pogan havia deixado o Suicidal Tendencies por motivos pessoais. O guitarrista Ben Weinman, o substituiu nos shows da banda no verão e outono de 2018. 

bottom of page