Bon Jovi

 

É uma banda americana de hard rock. Jon Bom Jovi gravou a música "Runaway" com músicos contratados, conhecidos como The All Star Review, com Tim Pierce na guitarra, Roy Bittan nos teclados, Frankie LaRocka na bateria e Hugh McDonald no baixo. A canção se tornou um sucesso imediato no verão de 1983. Diante do bem-sucedido single, Jon precisava de uma banda. Os futuros membros do grupo tinham se cruzado no passado, mas a formação original não se juntou até março de 1983, quando Jon ligou para David Bryan, que chamou Alec John Such e Tico Torres. Eles conseguiram um contrato com a gravadora Polygram em 1984. O guitarrista Richie Sambora se juntou definitivamente ao grupo. O seu primeiro álbum, Bon Jovi, foi lançado em 21 de janeiro de 1984. A banda abriu para o ZZ Top no Madison Square Garden antes do álbum ser lançado, e para os Scorpions e os Kiss na Europa, além de shows no Japão.  O seu segundo álbum, 7800° Fahrenheit, foi lançado em 27 de Março de 1985. O álbum alcançou a posição 37 na Billboard 200. O seu terceiro álbum, Slippery When Wet, foi lançado em 18 de agosto de 1986. O álbum alcançou o primeiro lugar na Billboard 200. Foi um dos álbuns mais vendidos da história do hard rock. O seu quarto álbum, New Jersey, foi lançado em 19 de setembro de 1988.

 

O álbum foi lançado na União Soviética pela Melodiya, sendo o primeiro álbum estrangeiro já lançado na URSS. No começo da década de 1990, a banda estava saturada de trabalho. As brigas entre os membros se tornaram constantes e a banda resolveu dar um tempo.  Em 1990, Jon Bon Jovi lança o seu primeiro álbum solo, Blaze of Glory. O guitarrista Richie Sambora também lançou o álbum solo. Stranger in This Town em 1991. O seu quinto álbum, Keep The Faith, foi lançado em 3 de novembro de 1992. O álbum alcançou a posição 5 na Billboard 200 e ficou no topo no Reino Unido, Canadá e em outros países da Europa. Em 1994, Alec John Such deixa a posição de baixista da banda, sob rumores conflitantes de alcoolismo, uso de drogas e acidentes de moto. O baixista Hugh McDonald assume o seu lugar. O seu sexto álbum, These Days, foi lançado em 27 de junho de 1995. O seu sétimo álbum, Crush, foi lançado 13 de junho de 2000 pela Island Records, e possui um dos maiores hits da banda, "It's My Life". O oitavo álbum, Bounce foi lançado em 8 de outubro de 2002. A banda fez uma pequena passagem pelo Brasil para divulgar o álbum.  seu nono álbum, Have a Nice Day, foi lançado em 20 de setembro de 2005.

 

A versão em dueto da música "Who Says You Can't Go Home" com os vocais de Jennifer Nettles da dupla americana Sugarland foi enviada para a rádio de música country, e entrou para a história sendo a primeira música de uma banda de rock a ficar em primeiro lugar na Billboard Hot Country Songs. O seu décimo álbum, Lost Highway, foi lançado em 8 de junho de 2007, e foi todo gravado em estilo country rock. O seu décimo primeiro álbum, The Circle, foi lançado em 10 de novembro de 2009. O seu décimo segundo álbum, What About Now, foi lançado em 8 de março de 2013 na Austrália e 12 de março de 2013 nos EUA. O seu décimo terceiro álbum, This House Is Not for Sale, foi lançado em 04 de novembro de 2016. O álbum é o seu primeiro trabalho de estúdio, sem o ex-guitarrista Richie Sambora e o primeiro álbum com novo guitarrista Phil X e é também o primeiro onde o baixista Hugh McDonald é creditado como um membro oficial depois de ter sido um membro não oficial desde 1994. O álbum estreou no topo da Billboard 200. O seu décimo terceiro álbum, Burning Bridges, foi lançado mundialmente em 21 de agosto de 2015. O seu décimo quarto álbum, This House Is Not for Sale, foi lançado em 4 de novembro de 2016, estreou no número um na Billboard 200. O Bon Jovi foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame na 33ª cerimônia de indução em 14 de abril de 2018 no Public Auditorium em Cleveland. 

 Rockdigital