scorpions.jpg
Scorpions

 

É uma banda alemã de rock. O guitarrista Rudolf Schenker criou a banda em 1965. No início, a banda tinha influências de beat e o próprio Schenker cuidava dos vocais, e um ano após a sua criação, ele deu o nome de Scorpions. Entre 1965 e 1967, a banda realizou shows no norte da Alemanha tocando covers e logo em seguida, a banda começou a criar suas próprias composições totalmente em inglês. Em 1970, o seu irmão mais novo, Michael Schenker, e o vocalista Klaus Meine se juntaram à banda. Com essa formação, eles ganharam um concurso de música em 1972 e gravaram duas canções para um single que nunca foi lançado pelo selo CCA. O seu primeiro álbum, Lonesome Crow, foi lançado em agosto de 1972, com Lothar Heimberg no baixo e Wolfgang Dziony na bateria. Com o álbum, a banda entrou em turnê em algumas cidades na Alemanha Ocidental, abrindo shows para o Uriah Heep e Rory Gallagher. Durante essa turnê, a banda também abriu shows do UFO, na qual Michael foi convidado para substituir o guitarrista Mick Bolton. A saída de Michael fez a banda se dissolver por um tempo. Em 1973, Uli Roth, que ajudou os Scorpions a completar a turnê Lonesome Crow, foi oferecido o papel de guitarrista principal, mas recusou, preferindo permanecer na banda Dawn Road. Rudolf Schenker se juntou à banda. Uli Roth e o baixista Francis Buchholz persuadiu Rudolf a convidar Klaus Meine para entrar nos vocais, o que ele logo fez. Embora houvesse mais membros da Dawn Road na banda, eles decidiram usar o nome Scorpions porque era bem conhecido na cena do hard rock alemão e um álbum foi lançado com esse nome. 

 

A banda fez sua primeira aparição em um festival em Lindau, Lake Constance, em 18 de agosto de 1973. A banda assinou um contrato com a RCA Records. Em 1975, a banda tocou no Cavern Club em Liverpool, onde foi a sua primeira apresentação da turnê no Reino Unido. Uli Jon Roth deixa o Scorpions. e Rudolf decidiu chamar o guitarrista Matthias Jabs, que participa das gravações do sexto álbum, Lovedrive, lançado em fevereiro de 1979. Michael Schenker participou como guitarrista principal em três das oito músicas. Novamente, ele saiu para formar a sua própria banda, a Michael Schenker Group em 1980. A primeira apresentação do Scorpions nos EUA foi num festival na cidade de Cleveland, em Ohio. O Scorpions participa do primeiro festival Monsters of Rock, realizado no Reino Unido. Durante a gravação do oitavo  álbum, Blackout, o vocalista Klaus Meine, teve problemas em suas cordas vocais, fez tratamento e ficou recuperado, voltando a tempo para finalizar o álbum que foi lançado em março de 1982. O álbum ficou na posição 10 na Billboard 200. Em 1985, o Scorpions visita pela primeira vez o Brasil e participa da primeira edição do festival Rock in Rio. A banda visita a União Soviética em 1989, sendo o primeiro grupo na história do rock a entrar neste país, ainda dominado pelo regime Comunista. O seu décimo primeiro álbum, Crazy World, foi lançado em novembro de 1990, e inclui a canção "Wind of Change", que ficou em primeiro lugar em onze países. Em 1991, o líder soviético na época, Mikhail Gorbachev, convidou a banda para tocar a canção "Wind of Change" na Praça do Kremlin, sendo um evento único na história da ex-URSS e também da história do rock.

 

O Scorpions tocou novamente a canção no Portão de Brandenburgo na Alemanha no dia 9 de novembro de 1999, durante o 10º aniversário da Queda do Muro de Berlim. O seu décimo terceiro álbum Pure Instinct, foi lançado em 1996, e a banda se tornou o primeiro grupo internacional a tocar em Beirute, no Líbano. O baterista americano James Kottak é contratado, se tornando o primeiro não-alemão a entrar na banda. Em 2006, a banda foi convidada a participar no Festival Wacken Open Air, num evento que reuniu os antigos membros da banda, Uli Jon Roth, Michael Schenker e Herman Rarebell. No dia 24 de janeiro de 2010, O Scorpions anunciou que o seu décimo sétimo álbum, Sting in the Tail, lançado em 19 de março de 2010, seria seu último álbum, e a turnê de apoio, sua turnê final. Mas, à medida que mais e mais datas foram adicionadas, eles admitiram que estavam reconsiderando a decisão. O seu décimo oitavo álbum, Return to Forever, que foi lançado em 20 de fevereiro de 2015, para coincidir com o 50º aniversário da banda. O baterista James Kottak saiu da banda e foi substituído em 2016 pelo ex-baterista do Motörhead, Mikkey Dee. Em 18 de janeiro de 2017, o Scorpions foi incluído no Hall of Heavy Metal History por liderar o ataque de duas guitarras no heavy metal. O Whitesnake estava programado para uma turnê pela Austrália e Nova Zelândia com os Scorpions em fevereiro de 2020, mas muitos dos shows tiveram que ser cancelados depois que o vocalista Klaus Meine foi diagnosticado com pedras nos rins.