Motörhead

Foi uma banda inglesa de Heavy Metal. Lemmy Kilmister foi demitido da banda Hawkwind em maio de 1975 após ser preso no Canadá por porte de drogas. Ele decidiu formar uma nova banda chamada Motörhead, o nome foi inspirado na música final que ele havia escrito para a Hawkwind. Ele recrutou o guitarrista Larry Wallis e o baterista Lucas Fox. Sua primeira apresentação foi apoiar a banda Greenslade no The Roundhouse, Londres, em 20 de julho de 1975. A banda foi contratada pela United Artists. Eles gravaram sessões no Rockfield Studios em Monmouth. A gravadora ficou insatisfeita com o material e se recusou a lançá-lo. Em março de 1976, decidindo que eram necessários dois guitarristas, a banda contratou Fast Eddie Clarke. Wallis saiu da banda e Clarke permaneceu como o único guitarrista. Em abril de 1977, Taylor e Clarke decidiram deixar a banda e, após algum debate, concordaram em fazer um show de despedida no Marquee Club, em Londres. Ted Carroll ofereceu dois dias no Escape Studios para gravar um single. A banda aproveitou a chance e lançou 11 faixas inacabadas. Carroll deu a eles mais alguns dias nos Olimpic Studios para finalizar os vocais e a banda completou 13 faixas para lançamento. O seu primeiro álbum, Motörhead, foi lançado em 21 de agosto de 1977 pela Chiswick Records. Em julho de 1978, O single "Louie Louie" foi lançado em setembro, alcançando o número 68 na UK Singles Chart. A banda se apresentou pela primeira vez na BBC no Top of the Pops com single "Louie Louie" em 25 de outubro.

 

O seu segundo álbum, Overkill, foi lançado em 24 de março. Tornou-se o primeiro álbum do Motörhead a entrar no Top 40 na UK Albums Chart. A United Artists reuniu as fitas gravadas durante as sessões do Rockfield Studios em 1975-1976 e lançou o álbum, On Parole, lançado em 8 de dezembro de 1979. O seu quarto álbum, Ace of Spades, foi lançado em 8 de novembro. O álbum alcançou a posição 4 na UK Albums Chart. Clarke saiu da banda, e o guitarrista Brian Robertson assinou um contrato de um álbum, resultando no sexto álbum, Another Perfect Day, lançado em 4 de junho de 1983. Robertson tocou seu último compromisso com a banda no Berlin Metropol, em 11 de novembro. A banda contratou os guitarristas Würzel e Phil Campbell. O baterista Taylor deixou a banda e foi substituído por Pete Gill. O seu sétimo álbum, Orgasmatron, foi lançado em 9 de agosto de 1986. Pete Gill deixou a banda e Taylor retornou na bateria. Em 2 de julho de 1988, o Motörhead participou do Giants of Rock Festival, em Hämeenlinna, Finlândia. O Motörhead assinou um contrato com a Epic / WTG. Em 28 de março de 1992, durante a gravação do décimo álbum, March ör Die, o baterista Phil Taylor foi demitido da banda. Mikkey Dee, que gravou a canção "Hellraiser" do álbum, foi contratado e a sua primeira apresentação com o Motörhead foi em 30 de agosto no Saratoga Performing Arts Center. O guitarrista Würzel deixou a banda após a gravação do décimo segundo álbum, Sacrifice, lançado em 27 de março de 1995.

 

A banda seguiu com Lemmy, Campbell e Mikkey Dee. O concerto de 25 anos da banda foi em 22 de outubro na Brixton Academy em Londres. O Motörhead recebeu o seu primeiro e único Grammy Awards em 2005 na categoria de Melhor Performance de Metal  para seu cover do Metallica "Whiplash". Em junho e agosto de 2005, a banda comemorou a 30th Anniversary Tour na Europa. Em 29 de abril a banda tocou na Fundiçao Progresso, no Rio de Janeiro, no Brasil. Em 6 de março de 2009, a banda tocou no Oriente Médio pela primeira vez, no festival anual Dubai Desert Rock. Em 9 de julho de 2011, o ex-guitarrista Würzel morreu de ataque cardíaco. A banda se apresentou no Glastonbury Festival do Reino Unido em junho de 2015. O último show no Reino Unido do Motörhead foi no Eden Project em 27 de junho. O vigésimo segundo álbum, Bad Magic, foi lançado em 28 de agosto de 2015. Phil Taylor morreu em 11 de novembro de 2015, em Londres, aos 61 anos de idade, insuficiência hepática foi citada como causa. O concerto final do Motörhead foi em Berlim, Alemanha, em 11 de dezembro de 2015. No dia 28 de dezembro de 2015, Lemmy Kilmister morreu, quatro dias depois de comemorar seu 70º aniversário. No dia seguinte, o baterista Mikkey Dee e Phil Campbell confirmaram que o Motörhead não continuaria. O ex-guitarrista Fast Eddie Clarke, morreu em 10 de janeiro de 2018 aos 67 anos. O guitarrista Larry Wallis, morreu em 19 de setembro de 2019 aos 70 anos de idade. 

 Rockdigital