Girlschool
É uma banda de Heavy Metal britânica. Em 1975, amigas de escola e vizinhos de Wandsworth, sul de Londres, a guitarrista e vocalista Kim McAuliffe e a baixista Dinah Enid Williams formaram a banda de Rock feminina, Painted Lady, junto com a baterista Tina Gayle. A guitarrista Deirdre Cartwright se juntou à banda, e Val Lloyd substituiu Gayle na bateria, e elas começaram a tocar na cena pub local. Cartwright saiu em 1977, e seu lugar foi brevemente ocupado pela americana Kathy Valentine, que se aproximou da banda através de um anúncio no jornal musical britânico Melody Maker. Valentine retornou aos EUA em 1978 para formar os Textones e mais tarde se juntou ao The Go-Go's como baixista, e a Painted Lady se separou. McAuliffe e Williams reformaram a banda, recrutando a guitarrista Kelly Johnson e a baterista Denise Dufort em abril de 1978. A nova formação mudou seu nome para Girlschool, tirado da canção “Girls' School" de Paul McCartney and Wings. A banda excursionou por pequenos locais na França, Irlanda e Grã-Bretanha. Em dezembro de 1978, a Girlschool lançou seu primeiro single, "Take It All Away", pela gravadora independente City Records. Lemmy, líder da banda Motörhead, se juntou com o empresário da sua banda, Doug Smith, e ofereceu a elas uma vaga de apoio na turnê Overkill do Motörhead na primavera de 1979. Esse foi o início de uma relação duradoura entre as duas bandas. Após a turnê, Doug Smith se tornou o empresário da Girlschool e obteve uma audição com o selo britânico Bronze Records e assinou um contrato com elas em dezembro de 1979. O seu primeiro álbum, Demolition, foi lançado em 30 de junho de 1980, e alcançou a posição 28 na UK Albums Chart. Em dezembro de 1980, a Girlschool fez uma parceria de gravação em estúdio com o Motörhead, e lançou o EP, St. Valentine's Day Massacre. O seu segundo álbum, Hit and Run, foi lançado em 20 de abril de 1981. O álbum alcançou a quinta posição na UK Albums Chart. Em 28 de agosto, a banda se apresentou no Reading Festival.
No início de 1982, a Girlschool fez uma turnê européia e, na última data dinamarquesa em Copenhague com o ato de apoio da Mercyful Fate, McAuliffe recebeu um choque elétrico potencialmente fatal de seu microfone.Ela se recuperou rápido o suficiente para completar uma turnê japonesa. A baixista Enid Williams saiu da banda logo após o lançamento do EP, Wildlife, em março de 1982. Por recomendação de Lemmy, Williams foi substituída por Ghislaine 'Gil' Weston. O seu terceiro álbum, Screaming Blue Murder, foi lançado em 7 de junho de 1982, e alcançou a posição 27 na UK Albums Chart. A sua turnê mundial de 1982 levou a banda pela primeira vez aos EUA, apoiando o Iron Maiden e Scorpions. O seu quarto álbum, Play Dirty, foi lançado em 8 de novembro de 1983. Kelly Johnson saiu da banda antes de completar a turnê pelos EUA. No início de 1984, a banda contratou a guitarrista Cris Bonacci e a vocalista e tecladista Jackie Bodimead. Agora uma banda de 5 integrantes, assinaram um contrato com a Mercury Records. O seu quinto álbum, Running Wild, foi lançado em 1 de fevereiro de 1985, apenas nos EUA. No final da sua turnê, Jackie Bodimead deixou a banda para seguir carreira solo. Após os maus resultados comerciais do álbum, a Mercury rompeu o contrato com a Girlschool. No início de 1986, por sugestão de Lemmy, elas assinaram com a GWR Records. O seu sexto álbum, Nightmare at Maple Cross, foi lançado em maio de 1986. Em janeiro de 1987, após 5 anos com a banda, a baixista Gil Weston-Jones deixou a Girlschool. Seu lugar foi rapidamente ocupado por Tracey Lamb. O seu sétimo álbum, Take a Bite, foi lançado em 3 de outubro de 1988. Para promover o álbum, a Girlschool fez uma turnê pelo Reino Unido com Gary Glitter. Em 1989, elas viajaram pela Europa com Dio e para a União Soviética com o Black Sabbath, até o final do ano. Após seu retorno da Rússia, a GWR não renovou seu contrato e a banda praticamente se separou. Em dezembro de 1990, McAuliffe, Bonacci, Dufort e a baixista Enid Williams, se uniram a Toyah Willcox sob o nome She-Devils para a primeira edição do o festival Women in Music no Shaw Theatre em Londres.
Alguns meses depois, elas se reuniram novamente sob o nome Strange Girls, com Lydie Gallais substituindo Dufort na bateria. Jackie Carrera foi recrutada no baixo, e o seu oitavo álbum, Girlschool, foi lançado em novembro de 1992, sendo o seu primeiro álbum auto-produzido, que foi distribuído mundialmente pelo selo indie britânico Communiqué Records. Depois de algumas datas na Europa, a baixista Tracey Lamb substituiu Carrera antes de uma nova turnê nos EUA. No final de 1992, Cris Bonacci deixou a banda. Em 1993, a guitarrista Kelly Johnson retornou depois de 9 anos. O seu álbum ao vivo, Girlschool Live, foi lançado em 1995. A banda se apresentou no festival Wacken Open Air no dia 6 de agosto de 1999. Johnson amigavelmente saiu da Girlschool nesse ano, seguida por Lamb em 2000. Elas foram substituídas pela guitarrista Jackie 'Jax' Chambers e por Enid Williams, que retornou depois de 18 anos. O seu nono álbum, 21st Anniversary: Not That Innocent, foi lançado em 14 de janeiro de 2002. O seu décimo álbum de estúdio, Believe, foi lançado em 26 de julho de 2004. Em 15 de julho de 2007, Kelly Johnson faleceu de câncer na coluna, após 6 anos de dolorosa terapia e tratamento de sua doença. A banda realizou um show de tributo em 20 de agosto de 2007 no Soho Revue Bar em Londres, com muitos amigos de Johnson e ex-membros da Girlschool. O seu décimo primeiro álbum, Legacy, foi lançado em 24 de outubro de 2008, e celebra tanto a guitarrista falecida quanto o 30º aniversário da Girlschool, se tornando a banda de Rock feminina mais antiga do mundo. A Girlschool realizou um show especial comemorando seu 30º aniversário em 16 de dezembro no Astoria 2 em Londres. A nova versão do seu segundo álbum, Hit and Run – Revisited, foi lançado em 26 de setembro de 2011 como o se décimo segundo álbum, para comemorar o 30º aniversário do álbum original. O seu décimo terceiro álbum, Guilty as Sin, foi lançado em 13 de novembro de 2015. Em 30 de janeiro de 2019, foi anunciado no site da banda que Girlschool se separou mais uma vez da baixista Enid Williams e que Tracey Lamb retornaria para substituí-la.