Iron Maiden

É uma banda de Heavy Metal britânica. A banda foi formada no dia de Natal de 1975, logo após o baixista Steve Harris deixar a banda Smiler, e decidiu criar sua própria banda. Ele atribuiu o nome Iron Maiden ao filme O Homem da Máscara de Ferro de 1939. A primeira apresentação da banda aconteceu em St Nicks Hall, em Poplar, Londres no dia 1 de maio de 1976. A formação original da banda contava com Steve Harris e Paul Day no vocal, Dave Sullivan e Terry Rance nas guitarras e Ron Matthews na bateria. Paul Day foi mais tarde substituído por Dennis Wilcock que trouxe Dave Murray para a banda. Após uma audição, a banda convidou Terry Wapram como guitarrista. Logo em seguida, Ron saiu. Steve e Dennis chamaram o baterista Thunderstick. Dave Murray se juntou ao seu amigo Adrian Smith na banda Urchin em 1977, retornando ao Maiden logo em seguida. O Maiden se apresentou como um trio em abril de 1978, com Harris, Murray e Thunderstick. Em 1978, Harris encontrou um novo vocalista, Paul Di'Anno. No ano novo de 1978, a banda gravou a demo The Soundhouse Tapes. Com apenas três faixas, a banda vendeu todas as cinco mil cópias imediatamente. Duas das faixas da demo, "Prowler" e "Iron Maiden", ficaram em primeiro lugar nas paradas de metal inglesa. Em novembro de 1979, a banda assinou contrato com a EMI Records.

 

O primeiro álbum da banda, Iron Maiden, foi lançado em 1980 e foi um sucesso comercial. A banda abriu os concertos do Kiss na turnê europeia. Também abriu diversos concertos do Judas Priest e tocou ao lado do UFO no Reading Festival que ocorreu naquele mesmo ano na Inglaterra. Adrian Smith entrou na banda. Justamente quando a banda começava a ficar famosa nos Estados Unidos, Bruce Dickinson entrou no lugar de Paul Dianno. O terceiro álbum da banda com Dickinson nos vocais, The Number of the Beast, lançado em 22 de março de 1982, alcançou o topo na UK Albums Chart e alcançou o Top 40 na Billboard 200. Pela primeira vez, a banda saiu em uma turnê mundial, tocando em estádios e iniciando a Maidenmania. A banda fez sua primeira aparição no Brasil no festival Rock in Rio de 1985. O seu sétimo álbum, Seventh Son of a Seventh Son, foi lançado em 1988. O álbum tornou-se muito popular a ponto de chegar novamente ao topo na UK Albums Chart e a posição 12 na Billboard 200. Durante a turnê de divulgação, o Iron Maiden encabeçou o festival Monsters of Rock em Donington Park pela primeira vez em 20 de agosto de 1988. Ao final da turnê, o guitarrista Adrian Smith deixou a banda com propósito de formar sua própria banda. Para o seu lugar foi chamado Janick Gers, que tinha participado no primeiro álbum solo de Dickinson.

 

Lançado em 1992, o nono álbum, Fear of the Dark, foi o terceiro álbum no topo na UK Albums Chart. Após a turnê do álbum ao vivo, A Real Live One, lançado em 1993, Bruce Dickinson saiu do grupo para seguir carreira solo. Sua despedida da banda foi em 28 de agosto de 1993. Para substituir Bruce, em 1994, foi contratado Blaze Bayley. Em 1996 lançou sua primeira coletânea, Best of the Beast. A fase de Bayley com o Iron Maiden terminou em janeiro de 1999 quando ele foi convidado a se retirar e Bruce Dickinson decidiu voltar durante um encontro em Brighton. Com a permanência de Gers, substituto de Smith, o Iron Maiden se torna um sexteto com três guitarristas. A banda se apresentou em 19 de janeiro de 2001 no festival Rock in Rio. No BRIT Awards de 2009, o Iron Maiden recebeu o prêmio na categoria Melhor banda britânica. A banda lançou um filme-documentário em alguns cinemas em 21 de abril de 2009. Intitulado Iron Maiden: Flight 666. Em setembro de 2013 o Iron Maiden se apresentou no Rock in Rio V como atração principal na última noite do evento. O décimo sexto álbum, The Book of Souls, foi lançado em 4 de setembro de 2015, tornando-se o quinto álbum da banda a chegar ao topo nas paradas britânicas. O álbum e um vídeo ao vivo, The Book of Souls: Live Chapter, foi gravado durante a  The Book of Souls World Tour, lançado em 17 de novembro de 2017.

 Rockdigital