UFO

 

É uma banda inglesa de rock. Formada em 1969,inicialmente a banda foi nomeada Hocus Pocus, e teve seu nome mudado para UFO, em homenagem ao Clube de Londres, onde foram vistos por Noel Moore, que  fez a banda assinar com a Beacon Records. Com Phil Mogg no vocal, Pete Way no baixo, Andy Parker na bateria e Mick Bolton na guitarra. O seu primeiro álbum, UFO 1, foi lançado em outubro de 1970. Nesse álbum o estilo adotado é o space rock. O seu segundo álbum, UFO 2: Flying, foi lançado em 1971 pela Beacon. Em 1974, quando já faziam um relativo sucesso na Alemanha e no Japão, Bolton deixou a banda, dando lugar a Larry "Wallis" Wallace e logo depois, deu lugar a Michael SchenkerPhil foi o fundador da banda, mas era Michael quem chamava todas as atenções. A banda assinou um contrato com a Chrysalis Records, onde gravaram o seu terceiro álbum, Phenomenon, lançado em maio de 1974, com os clássicos "Doctor, Doctor" e "Rock Bottom". 

 

Em 1976, a banda acrescentou na sua formação o tecladista Danny Peyronel, que depois daria lugar a Paul Raymond. Em 1978, Michael Schenker saiu da banda, voltando ao Scorpions e depois formou o Michael Schenker Group. Paul Raymond foi acompanhar Michael Schenker em 1980 e para o seu lugar no UFO foi chamado Neil Carter. Para o lugar de Pete foi chamado Paul Gray. O seu décimo primeiro álbum, Making Contact, foi lançado em 14 de fevereiro de 1983, mas o álbum foi um fracasso crítico e comercial. Em março, o UFO decidiu se desfazer. A banda fez uma turnê de despedida no Reino Unido com o baixista Paul Gray em 1983. No final de 1984, Mogg montou uma nova formação do UFO, com Paul Gray, o baterista Robbie France que foi substituído em 1985 pelo baterista Jim Simpson e Atomik Tommy M na guitarra, e com Paul Raymond voltando logo depois. O seu décimo segundo álbum, Misdemeanor, lançado em novembro de 1985. Raymond saiu novamente em 1986 e foi substituído por David Jacobson, que junto com Gray partiria em 1987, e Pete Way voltou ao baixo.

 

Apesar da atividade renovada da banda, eles se dissolveram oficialmente em 1989, após uma série de guitarristas substituindo McClendon. Em 1991, um novo ressurgimento, com apenas Mogg e Way da formação clássica, acompanhados pelo baterista Clive Edwards e pelo guitarrista Lawrence Archer. As tensões surgiram novamente, e Schenker deixou a banda no quarto shows da turnê. Depois disso, os outros membros seguiram caminhos separados. Schenker retornou à banda em 1998 e a banda embarcou em outra turnê. Schenker voltou ao UFO novamente. O seu décimo sexto álbum, Sharks, foi lançado em 3 de setembro de 2002. Logo após o lançamento, Schenker deixou a banda mais uma vez e foi substituído por Vinnie Moore. O  seu vigésimo primeiro, álbum, A Conspiracy of Stars, foi lançado em 23 de fevereiro de 2015. Em 2019, a  50th Anniversary Tour  do UFO foi a última turnê do Phil Mogg como vocalista da banda. O tecladista e guitarrista Paul Raymond morreu de ataque cardíaco em 13 de abril de 2019 aos 73 anos. Duas semanas depois, foi anunciado que o substituto dele, Neil Carter, estaria se juntando ao UFO para o restante da turnê final da banda. 

 Rockdigital