


UFO
É uma banda inglesa de Rock. Formada em 1969, inicialmente a banda foi nomeada Hocus Pocus, e teve seu nome mudado para UFO, em homenagem ao clube de Londres, onde foram vistos por Noel Moore, que fez a banda assinar com a Beacon Records. Com Phil Mogg no vocal, e Mick Bolton na guitarra, Pete Way no baixo e Andy Parker na bateria. O seu primeiro álbum, UFO 1, foi lançado em outubro de 1970. Nesse álbum o estilo adotado foi o Space Rock. O seu segundo álbum, UFO 2: Flying, foi lançado em 1971 pela Beacon. Em 1974, quando já faziam um relativo sucesso na Alemanha e no Japão, Bolton deixou a banda, dando lugar a Larry "Wallis" Wallace e logo depois, deu lugar a Michael Schenker. Phil foi o fundador da banda, mas era Schenker quem chamava todas as atenções. A banda assinou um contrato com a Chrysalis Records. O seu terceiro álbum, Phenomenon, foi lançado em maio de 1974. A canção "Doctor Doctor" alcançou a posição 97 na Austrália, se tornando o único single da banda nas paradas naquele país. Em 1976, a banda acrescentou na sua formação o tecladista Danny Peyronel, que depois deu lugar a Paul Raymond. Em 1978, Schenker saiu da banda, voltando ao Scorpions e depois formou a Michael Schenker Group. Paul Raymond foi acompanhar Schenker em 1980 e para o seu lugar no UFO foi chamado Neil Carter. O baixista Pete Way saiu e foi substituído por Paul Gray.
O seu décimo primeiro álbum, Making Contact, foi lançado em 14 de fevereiro de 1983, mas o álbum foi um fracasso comercial, e em março, o UFO decidiu se desfazer. A banda fez uma turnê de despedida no Reino Unido com o baixista Paul Gray em 1983. No final de 1984, Mogg montou uma nova formação do UFO, com Paul Gray, o baterista Robbie France que foi substituído em 1985 pelo baterista Jim Simpson e Atomik Tommy M na guitarra, e com Paul Raymond voltando logo depois. O seu décimo segundo álbum, Misdemeanor, foi lançado em novembro de 1985 pela Chrysalis Records. Raymond saiu novamente em 1986 e foi substituído por David Jacobson, que junto com Gray partiria em 1987, e Pete Way voltou ao baixo. Apesar da atividade renovada da banda, eles se dissolveram oficialmente em 1989, após uma série de guitarristas substituindo McClendon. Em 1991, um novo ressurgimento, com apenas Mogg e Way da formação clássica, acompanhados pelo baterista Clive Edwards e pelo guitarrista Lawrence Archer. As tensões surgiram novamente, e Schenker deixou a banda no quarto shows da turnê. Depois disso, os outros membros seguiram caminhos separados. Schenker retornou à banda em 1998 e a banda embarcou em outra turnê. Schenker voltou ao UFO novamente. O seu décimo sexto álbum, Sharks, foi lançado em 3 de setembro de 2002.
Logo após o lançamento, Schenker deixou a banda mais uma vez e foi substituído por Vinnie Moore. O seu décimo oitavo álbum, The Monkey Puzzle, foi lançado em 25 de setembro de 2006 pela SPV/Steamhammer. O álbum marca o retorno do baterista fundador Andy Parker à banda e o último a apresentar o baixista fundador Pete Way. O seu vigésimo segundo álbum, The Salentino Cuts, foi lançado em 29 de setembro de 2017 pela Cleopatra Records. Foi o primeiro álbum de covers da banda. Em 2019, a 50th Anniversary Tour do UFO foi a última turnê com Phil Mogg como vocalista da banda, que se aposentou. O tecladista e guitarrista Paul Raymond faleceu de um ataque cardíaco no dia 13 de abril de 2019, aos 73 anos. Duas semanas depois, foi anunciado que o seu substituto, Neil Carter, estaria se juntando ao UFO para o restante da turnê final da banda. O ex-guitarrista Paul Chapman faleceu em 9 de junho de 2020, aos 66 anos. Dois meses depois, o baixista original Pete Way faleceu no dia 14 de agosto de 2020 com a idade de 69 anos, após ferimentos com risco de vida que ele havia sofrido em um acidente dois meses antes. No final de agosto de 2022, Mogg sofreu um ataque cardíaco. A banda cancelou a sua turnê de despedida, que aconteceria pela Europa em outubro de 2022.