É uma banda alemã de hard rock. Michael Schenker fundou a banda alemã Scorpions juntamente com seu irmão mais velho, o guitarrista Rudolf Schenker, e gravou o primeiro álbum, Lonesome Crow, lançado em 1972 com apenas 16 anos. Depois participou da banda inglesa UFO. Ele retorna ao Scorpions na gravação do sexto álbum, Lovedrive, lançado em 25 de fevereiro de 1979. Neste mesmo ano, Michael excursiona com a banda e sai 3 meses depois, devido a sua personalidade complicada e também por diversas ocasiões em que ele não conseguia tocar e ficar no palco devido a problemas com o alcoolismo. Michael inicia sua carreira solo sob o nome de Michael Schenker Group. O seu primeiro álbum, Michael Schenker Group, lançado em agosto de 1980. A banda era formada por Schenker na guitarrista, Gary Barden nos vocais, Mo Foster no baixo, Simon Philips na bateria e Don Airey nos teclados. O seu segundo álbum, M.S.G., lançado em setembro de 1981, com o baterista Cozy Powell, o tecladista Paul Raymond e o baixista Chris Glen

No ano seguinte, Schenker e sua banda lançam o seu terceiro álbum de estúdio, Assault Attack, que já não contava com o vocalista Gary Barden, o baterista Cozy Powell que depois deixou a banda para integrar o Whitesnake e o tecladista Paul Raymond, para os seus lugares foram recrutados o vocalista Graham Bonnet ex-Rainbow, o tecladista Tommy Eyre e o baterista Ted McKenna. Durante as gravações deste álbum, Schenker recebe um convite de Ozzy Osbourne para substituir o talentoso Randy Rhoads, que morrera em um acidente de avião naquele ano, mas não aceitou o convite, permanecendo com o MSG. Schenker decidiu demitir Bonnet e recrutar novamente o vocalista Gary Barden. Em 1983 é lançado o seu quarto álbum, Built to Destroy, lançado em setembro de 1983. Este foi o último álbum de estúdio da banda antes de sua dissolução e Schenker passou a formar o McAuley Schenker Group com o vocalista Robin McAuley que durou até 1993. Depois disso, a Michael Schenker Group foi reformado e lançou o seu quinto álbum, Written in the Sand, lançado em 28 de agosto de 1996, com Schenker na guitarra, Leif Sundin nos vocais, Shane Gaalaas na bateria e Barry Sparks no baixo. 

 

O sexto álbum, The Unforgiven, foi lançado em 1999. O sétimo álbum, Be Aware of Scorpions, foi lançado em 2001. Em 2000, Schenker voltou a se unir ao UFO e saiu em 2003. Ele retorna com a MSG e o seu oitavo álbum, Arachnophobiac, lançado em junho de 2003, com Schenker na guitarra, Chris Logan nos vocais, Stuart Hamm no baixo e Jeremy Colson na bateria. O seu nono álbum, Tales of Rock'n'Roll, foi lançado em 2006, após dois anos de trabalho, para celebrar o 25 º aniversário da banda. A música foi inicialmente composta por um álbum conceitual do UFO, mas Schenker decidiu usá-lo para um novo álbum da MSG, depois que ele reformou a banda com uma nova formação. O seu décimo álbum, No Midst of Beauty, foi lançado em 13 de Maio de 2008 e marcou o regresso do vocalista original da MSG, Gary Barden, onde é alterado o nome da banda para Schenker - Barden na capa do álbum. O álbum ao vivo, The 30th Anniversary Concert - Live in Tokyo, foi lançado em 2010. O show foi gravado no Nakano Sun Plaza, em Tóquio, em 13 de janeiro de 2010, durante o 30º Aniversário da banda. 

Michael Schenker Group

 Rockdigital