É uma banda alemã de Hard Rock. O guitarrista Michael Schenker fez seu primeiro show quando tinha 11 anos, com o seu irmão Rudolf Schenker e a banda Scorpions em uma boate. Ele tocou com os Scorpions em seu primeiro álbum, Lonesome Crow, lançado em 1972, com apenas 16 anos. Depois que o Scorpions abriu um show para a banda UFO na Alemanha, Michael Schenker se tornou o guitarrista principal do UFO. Ele retorna ao Scorpions na gravação do sexto álbum, Lovedrive, lançado em 1979. Neste mesmo ano, Michael Schenker excursiona com a banda e sai 3 meses depois, devido a sua personalidade complicada e devido a seus problemas com o alcoolismo. Michael inicia sua carreira solo sob o nome de Michael Schenker Group. A banda foi formada por Michael Schenker na guitarrista, Gary Barden nos vocais, Mo Foster no baixo, Simon Philips na bateria e Don Airey nos teclados. O seu primeiro álbum, Michael Schenker Group, foi lançado em agosto de 1980 pela Crysalis Records. O seu segundo álbum, M.S.G., foi lançado em setembro de 1981, com o baterista Cozy Powell, o tecladista Paul Raymond e o baixista Chris Glen. O seu terceiro álbum de estúdio, Assault Attack, foi lançado em outubro de 1982 pela Chrysalis Records. O álbum alcançou a posição 19 na UK Albums Chart. A banda já não contava com o vocalista Gary Barden, o baterista Cozy Powell, que deixou a banda para integrar o Whitesnake e o tecladista Paul Raymond.
Eles foram substituídos pelo vocalista Graham Bonnet, o tecladista Tommy Eyre e o baterista Ted McKenna. Schenker decidiu demitir Bonnet e recrutar novamente o vocalista Gary Barden. O seu quarto álbum, Built to Destroy, foi lançado em setembro de 1983. Foi o último álbum de estúdio da banda antes de sua dissolução, e Schenker formou o McAuley Schenker Group com o vocalista Robin McAuley que durou até 1993. Depois disso, a Michael Schenker Group foi reformada. O seu quinto álbum, Written in the Sand, foi lançado em 28 de agosto de 1996, com Schenker na guitarra, Leif Sundin nos vocais, Shane Gaalaas na bateria e Barry Sparks no baixo. O seu sexto álbum, The Unforgiven, foi lançado em 1999. O seu sétimo álbum, Be Aware of Scorpions, foi lançado em 2001. Em 2000, Schenker voltou a se unir ao UFO, e saiu em 2003. Ele retorna novamente com a Michael Schenker Group, com Chris Logan nos vocais, Stuart Hamm no baixo e Jeremy Colson na bateria. O seu oitavo álbum, Arachnophobiac, foi lançado em junho de 2003. O seu nono álbum de estúdio, Tales of Rock'n'roll, foi lançado em 2006, em comemoração ao 25º aniversário da banda. Inicialmente seria um álbum conceitual do UFO, mas Schenker decidiu usá-lo para o Michael Schenker Group depois da sua reforma. Cada vocalista das encarnações anteriores da banda contribuiu com letras e vocais.
O seu décimo álbum, No Midst of Beauty, foi lançado em 13 de maio de 2008, e marcou o regresso do vocalista original, Gary Barden, alterando o nome da banda para Schenker - Barden na capa do álbum. Em 2009, a canção "Armed and Ready" do primeiro álbum, foi apresentada no videogame Guitar Hero: Metallica pela Activision. O álbum ao vivo, The 30th Anniversary Concert - Live in Tokyo, foi lançado em outubro de 2010 pela In-akustik. O show foi gravado no Nakano Sun Plaza, em Tóquio, no dia 13 de janeiro de 2010, durante o 30º Aniversário da banda. O seu álbum de tributo, By Invitation Only, foi lançado em agosto de 2011 pela The Store for Music. O álbum foi composto por músicas que influenciaram a carreira de Schenker, com participações especiais de membros de várias bandas. Em 2021, Schenker anunciou o retorno da Michael Schenker Group, e o seu décimo primeiro álbum, Immortal, foi lançado no mesmo ano, com os vocalistas Michael Voss, Doogie White, Robin MacAuley e Gary Barden, o baixista Barry Sparks, o guitarrista Steve Mann e o baterista Bodo Schopp. O seu décimo segundo álbum, Universal, foi lançado em 2022, com uma nova formação estável com Mann, Schopp, Romero e o baixista Barry Sparks. Em julho de 2022, o baixista Barend Corbois foi anunciado como o novo baixista da turnê.