Yngwie Malmsteen


Lars Johan Yngve Lannerbäck nasceu em Estocolmo no dia 30 de junho de 1963. É um guitarrista sueco. Aos dez anos, Malmsteen criou sua primeira banda, a Track on Earth, composta por ele e um amigo da escola que tocava bateria. Com a idade de doze anos, ele adotou o sobrenome de solteiro de sua mãe, Malmsten, como seu sobrenome, depois o mudou ligeiramente para Malmsteen e alterou seu terceiro nome de batismo, Yngve, para Yngwie. Quando adolescente, ele foi fortemente influenciado pela música clássica, especialmente o violinista e compositor italiano virtuoso Niccolò Paganini e Johann Sebastian Bach. Durante esse tempo, ele também descobriu sua influência mais importante na guitarra, Ritchie Blackmore. No início de 1982, Mike Varney da Shrapnel Records, que tinha ouvido uma fita demo de Malmsteen tocando na demo Powerhouse de 1978, trouxe Malmsteen para os EUA. Ele tocou brevemente com a banda Steeler no deu primeiro álbum em 1983. Ele então apareceu com Graham Bonnet na banda Alcatrazz, tocando em seu primeiro álbum de 1983  e no álbum ao vivo de 1984. O seu primeiro álbum solo, Rising Force, foi lançado em 5 de março de 1984 pela Polydor Records. O álbum alcançou a posição 60 na Billboard 200, e recebeu uma indicação no Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Instrumental de Rock em 1986. O álbum era para ser um projeto paralelo instrumental da banda Alcatrazz, e Malmsteen deixou a banda logo após o seu lançamento. O seu terceiro álbum, Trilogy, foi lançado em 4 de novembro de 1986, e alcançou a posição 44 na Biilboard 200.

 

A turnê do álbum foi cancelada depois que Malmsteen se envolveu em um grave acidente de carro, quebrando seu V12 Jaguar E-Type em uma árvore, o que o deixou em coma por uma semana. Durante esse tempo, a mãe de Malmsteen morreu de câncer. O seu quarto álbum, Odyssey, foi lançado em 8 de abril de 1988, e foi o seu álbum de maior sucesso, em parte devido ao sucesso de seu primeiro single "Heaven Tonight". O álbum alcançou a posição 40 na Billboard 200, e alcançou o Top 50 em cinco outros países. No final de 1988, a guitarra Fender Stratocaster de Malmsteen foi lançada, tornando ele e Eric Clapton os primeiros artistas a serem homenageados pela Fender. O seu sexto álbum, Fire & Ice, foi lançado em 7 de fevereiro de 1992 pela Elektra Records. O álbum contou com os vocais de Göran Edman, e alcançou o topo na parada de álbuns no Japão. O seu décimo primeiro álbum de estúdio, Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra, foi lançado em 30 de junho de 1998 pela Pony Canyon. O álbum foi a sua primeira tentativa de uma suíte de concerto clássico com solos de guitarra elétrica. As músicas foram regidas por Yoel Levi e executadas pela Filarmônica Tcheca em Praga. Foi o seu sexto álbum Top 10 no Japão, em sequência. Em 2000, ele assinou um contrato com a gravadora americana Spitfire e lançou seu catálogo dos anos 1990 no mercado americano pela primeira vez. Em outubro de 2003, Malmsteen se juntou a Joe Satriani e Steve Vai como parte do supergrupo G3, na turnê no G3: Rockin' in the Free World apresentando performances de guitarra.

 

O seu décimo quinto álbum, Unleash the Fury, foi lançado em 26 de julho de 2005. O seu DVD ao vivo, Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in E Flat Minor Live with the New Japan Philharmonic, foi lançado em 2002, e narra a primeira vez que Malmsteen tocou ao vivo com uma orquestra. O seu décimo sexto álbum, Perpetual Flame, foi lançado em 13 de outubro de 2008. Foi o primeiro lançamento feito pela própria gravadora de Malmsteen, a Rising Force Records. Em agosto de 2009, a revista Time nomeou Malmsteen número 9 em sua lista dos 10 melhores guitarristas de todos os tempos. O seu décimo oitavo álbum de estúdio, Relentless, foi lançado em 23 de novembro de 2010 pelo seu selo independente Rising Force Records, com Tim "Ripper" Owens nos vocais. Em 6 de agosto de 2011, Malmsteen fez outra aparição nos EUA, tocando uma versão de The Star-Spangled Banner antes de um jogo entre o St. Louis Cardinals e o Florida Marlins no Sun Life Stadium. O seu décimo nono álbum, Spellbound, foi lançado em 5 de dezembro de 2012. Malmsteen tocou todos os instrumentos e cantou todos os vocais no álbum. Em 12 de junho de 2014, ele deu início à sua Guitar Gods Tour 2014 no FM Kirby Center em Wilkes-Barre, Pensilvânia. Em fevereiro de 2015 foi induzido ao Hall da Fama da Música da Suécia, por suas contribuições musicais nos últimos trinta anos. O seu vigésimo álbum, World on Fire, foi lançado em 1 de junho  de 2016. Foi produzido pelo próprio Malmsteen e foi o segundo álbum em que ele cantou também. O seu vigésimo primeiro álbum, Blue Lightning, foi lançado em 29 de março de 2019.

 

 Rockdigital