Yngwie Malmsteen


Lars Johan Yngve Lannerbäck nasceu em Estocolmo no dia 30 de junho de 1963, é um guitarrista sueco. Mike Varney, que na época contribuía na revista Guitar Player e que fundara a gravadora Shrapnel Music convidou Malmsteen para se mudar para Los Angeles e unir-se a nova banda Steeler da Shrapnel. Em 1983 é lançado o primeiro álbum da banda, Steeler. Após alguns shows de promoção deste álbum, a banda acabou. Em agosto foi para a recém-formada banda Alcatrazz, que gravou o álbum No Parole from Rock’n’Roll, lançado no final de 1983. Contudo, Malmsteen ainda se sentia limitado. Em julho de 1984, após o fim da turnê, sai da banda. Em seu lugar, entrou Steve Vai. Malmsteen recebeu uma proposta da gravadora Polydor que ficou impressionada com seu trabalho e ofereceu um contrato para gravar um álbum solo. Malmsteen entrou no Plant Estúdio em Los Angeles e começou a gravar seu álbum.

 

Como ele já tinha as músicas prontas o processo foi muito rápido. O primeiro álbum solo de Yngwie, Rising Force, saiu em 15 de março de 1984. Logo, Malmsteen foi eleito em várias revistas como o “melhor guitarrista de rock”, pouco depois de "Rising Force" ser eleito o “álbum do ano”. Começando uma nova fase de sua carreira Malmsteen se mudou para Miami, Florida, EUA, e recrutou uma nova banda de amigos suecos, desconhecidos do grande público, mas extremamente competentes. Em 1992 lançou o álbum Fire & Ice, Com este álbum, Malmsteen pôde, realizar um de seus desejos, gravar com uma orquestra. Isto aconteceu nos arranjos de "Badineire", originalmente na “Suite Orquestral No. 2” de J. S. Bach, que está em "No Mercy" e no solo de "Cry No More". Em 26 de dezembro de 1993, casou-se com Amberdawn Landin, de quem viria a se separar em 1996. Em Junho de 1997 Malmsteen voou para Praga na República Tcheca, para tocar com a famosa Czech Philharmornic Orchestra, com mais de cem anos de existência.

 

Em três dias de gravação intensiva, com o maestro de Atlanta, Yoel Levi, a cargo da batuta, o esperado álbum Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in E flat minor Opus1 seria lançado em 1998. Foi lançado o esplêndido Yngwie Malmsteen LIVE!!, gravado em São Paulo durante a turnê de Facing the Animal. Em outubro de 2003 juntou-se a Joe Satriani e Steve Vai no G3: Rockin' in the Free World. Finalmente, em outubro de 2008 é lançado o álbum Perpetual Flame. Foi o primeiro lançamento feito pela própria gravadora de Malmsteen, a Rising Force Records. O maior reconhecimento nesse ano chegou em Outubro, quando Yngwie Malmsteen foi introduzido na Calçada da Fama do Rock de Hollywood, na Sunset Boulevard. O reconhecimento do lugar de Yngwie Malmsteen na história da música continuou a prosseguir. Na “Time Magazine”, Malmsteen foi-se incluído como um dos "10 maiores guitarristas". Em fevereiro de 2015 foi induzido ao Hall da Fama da Música da Suécia, por suas contribuições musicais nos últimos trinta anos.

 Rockdigital