The Black Crowes

É uma banda de rock americana. Em Atlanta na Geórgia, os irmãos Chris e Rich Robinson formaram a banda Mr. Crowe’s Garden, que é o nome do conto de fadas preferido dos Robinson, que logo passou a se chamar simplesmente Black Crowes. Os irmãos convocaram o baixista Johnny Colt, o guitarrista Jeff Cease e o baterista Steve Gorman e a banda assinou um contrato com a Def American Recordings em 1989. O seu primeiro álbum, Shake Your Moneymaker, foi lançado em 13 de fevereiro de 1990. Em março de 1991, o Black Crowes foi convidado para abrir os shows do ZZ Top. Durante a turnê, Chris Robinson fez algumas observações sarcásticas sobre comercialismo e foram expulsos da turnê. Dois meses depois a banda sairia em turnê própria, abrindo seus shows com um ato da ópera Maggie’s Dream. A banda participou do Monsters Of Rock em Moscou, na Rússia. Jeff Cease foi substituído pelo guitarrista Marc Ford. O seu segundo álbum, The Southern Harmony and Musical Companion, foi lançado em 12 de maio de 1992, e alcançou o topo na Billboard 200.

 

A banda adicionou o tecladista Eddie Hersch como um integrante permanente. Durante a turnê desse álbum, a banda faz shows no Brasil. Em agosto de 1997, Marc Ford é despedido da banda. Poucos meses depois, o baixista Johnny Colt também sai, entrando Sven Pipien em seu lugar. A banda assina um contrato com a Columbia Records. A banda se une a Jimmy Page para uma série de apresentações nos EUA e Inglaterra. Jimmy Page e o Black Crowes lançam o álbum ao vivo, Live at the Greek: Excess All Areas, em 29 de fevereiro de 2000. O seu sexto álbum, Lions, foi lançado em 8 de Maio de 2001. Mas em 2002, o Black Crowes anuncia um hiato por tempo indeterminado. O Black Crowes, retornou aos palcos e o seu primeiro show no dia 14 de Março de 2005, ocorreu no bar Staircase, na cidade de Pittson, Pensilvânia. Mr. Crowe’s Garden, era o nome da banda antes do estrelato, e foi o codinome do grupo usado nesses shows para despistar a imprensa. O tão aguardado show oficial de retorno do Black Crowes ocorreu no dia 22 de Março de 2005, no Hammerstein Ballroom, em Nova York.

 

Steve Gorman retornou a banda na segunda metade do ano. No mesmo ano, realizaram uma curta turnê com Tom Petty and the Heartbreakers. O seu sétimo álbum, Warpaint, foi lançado em 3 de março de 2008, que atingiu a quinta posição na Billboard 200. O seu oitavo álbum, Before the Frost…Until the Freeze, foi lançado como um álbum duplo em 31 de agosto de 2009. O álbum acústico com os maiores hits da banda, Croweology, foi lançado em agosto de 2010. Foi o último álbum de estúdio lançado pela banda. A banda começou uma turnê para comemorar o aniversário de 20 anos que foi seguido por um segundo pequeno hiato. A banda encerrou as suas atividades em 2015 por divergências pessoais. O ex-tecladista Eddie Harsch morreu em 4 de novembro de 2016, aos 59 anos. No final de 2019, durante uma entrevista no The Howard Stern Show, Chris e Rich Robinson anunciaram uma turnê em 2020 para comemorar o 30º aniversário do seu primeiro álbum, Shake Your Money Maker, com uma nova banda de apoio. Essa formação estreou no The Bowery Ballroom em Nova York em 11 de novembro de 2019.

 Rockdigital