Jack White

John Anthony Gillis nasceu em Detroit no dia 9 de julho de 1975. É um músico, cantor e produtor musical de rock americano. No ensino médio, conheceu Megan White no restaurante Memphis Smoke, onde trabalhou, e frequentavam os cafés, locais de música locais e lojas de discos da área. Após um namoro, eles se casaram em 21 de setembro de 1996. Em uma inversão de tradição, ele tomou seu sobrenome. Aos 19 anos, Jack tinha conseguido seu primeiro show profissional como baterista da banda Goober & the Peas de Detroit, e ainda estava nessa posição quando a banda terminou em 1996. Meg começou a aprender a tocar a bateria em 1997. O casal tornou-se uma banda, usando o nome The White Stripes, e dois meses depois realizaram seu primeiro show no Gold Dollar em Detroit. Apesar de serem casados, Jack e Meg se apresentaram publicamente como irmãos, e mantendo um tema cromático, vestido apenas em vermelho, branco e preto. Eles começaram sua carreira como parte da cena de rock de garagem de Michigan. White teve uma pequena carreira de ator. Ele apareceu no filme Cold Mountain e no filme Coffee and Cigarettes de Jim Jarmusch em 2003. O The White Stripes lançou o seu quarto álbum, Elefante, em 1 de abril de 2003. O primeiro single do álbum, "Seven Nation Army", alcançou o número um na Billboard Modern Rock Tracks por três semanas.

 

O álbum ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa, e de Melhor Canção de Rock para "Seven Nation Army". No final de 2007, a banda anunciou o cancelamento de 18 datas da turnê devido à luta de Meg com ansiedade aguda. Alguns dias depois, a dupla cancelou o restante das datas da turnê do Reino Unido. Em 2 de fevereiro de 2011, a banda informou em seu site oficial que eles estavam se dissolvendo. Em 2005, White e Brendan Benson, compuseram uma música "Steady, as She Goes". Isso os inspirou a criar uma banda e eles convidaram Jack Lawrencee e Patrick Keeler para se juntarem a eles e formaram a banda The Raconteurs. O álbum de estreia da banda, Broken Boy Soldiers, alcançou o Top 10 na Billboard 200 e na Uk Albums Chart. A banda saiu em turnê para apoiar o álbum, incluindo oito datas como o ato de abertura para Bob Dylan. O segundo álbum do grupo, Consolers of the Lonely. O álbum alcançou o sétimo lugar na Billboard 200. Enquanto estava em turnê para promover o álbum, White desenvolveu bronquite e muitas vezes perdeu a voz. Alison Mosshart, líder do The Kills, muitas vezes substituía White. A química entre os dois artistas levou-os a colaborar, e no início de 2009, a White formou a banda Dead Weather. A banda estreou no dia 11 de março de 2009 em Nashville no primeiro álbum da banda, Horehound.

 

Em 2009, Jack White se apresentou no filme It Might Get Loud,  no qual ele, Jimmy Page e The Edge se reúnem para discutir a guitarra elétrica e os diferentes métodos de reprodução de cada artista. O primeiro single solo de White, "Fly Farm Blues", foi escrito e gravado em 10 minutos durante as filmagens do filme em agosto. Em 2011, ele produziu e tocou no álbum, The Party Is not Over de Wanda Jackson. Em 30 de janeiro de 2012, White lançou "Love Interruption" como o primeiro single de seu primeiro álbum solo, Blunderbuss, que foi lançado em 24 de abril de 2012. O álbum estreou no topo na Billboard 200. O seu segundo álbum solo, Lazaretto, foi lançado em 10 de junho de 2014, simultaneamente com o primeiro single do álbum, "High Ball Stepper". O álbum também estreou no topo na Billboard 200. O seu terceiro álbum solo, Boarding House alcance, foi lançado em 23 de março de 2018, e foi o seu terceiro álbum no topo na Billboard 200. Ele lançou Jack White: Kneeling At The Anthem DC, seu primeiro filme concerto como artista solo, em 21 de setembro de 2018 exclusivamente no Amazon Prime Video. O terceiro álbum de estúdio da banda The Raconteurs, Help Us Stranger, foi lançado em 21 de junho de 2019 pela Third Man Records. O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard 200.