Wanda Jackson


Wanda Lavonne Jackson nasceu em Maud, Oklahoma no dia 20 de outubro de 1937. É uma cantora, compositora, pianista e guitarrista. Seu pai, um músico, levou a família para Bakersfield, Califórnia, durante a década de 1940, na esperança de uma vida melhor. Dois anos depois, ele comprou uma guitarra para Jackson e encorajou-a a tocar. Em 1948, quando ela tinha 11 anos, a família retornou para Oklahoma. Em 1956, ela ganhou um concurso de talentos que levou a seu próprio programa de rádio. Jackson começou sua carreira profissional, enquanto ainda frequentava a escola, após ser descoberta por Hank Thompson em 1954, que a ouviu cantando em uma estação de rádio local, a KLPR-AM e convidou-a a se apresentar com sua banda, a The Brazos Valley Boys. Ela gravou algumas músicas pela Capitol Records, incluindo "You Can't Have My Love", um dueto com Billy Gray. A canção foi lançada como single em 1954 e alcançou o número 8 nos EUA. Jackson assinou com a Decca Records. Após graduar-se na escola, ela começou a excursionar com seu pai como o gerente e acompanhante. Muitas vezes ela dividiu o palco com Elvis Presley, que a encorajou a cantar rockabilly. Em 1955, Jackson namorou Elvis enquanto estava em turnê com ele. Em 1956, ela assinou com a Capitol, gravando uma série de singles com uma mistura de country com rock and roll. "I Gotta Know", lançado em 1956, chegou ao número 15 nas paradas. No final de 1950, Jackson gravou e lançou uma série de canções rockabilly.

 

O seu primeiro álbum, Wanda Jackson, foi lançado em 21 de julho de 1958 pela Capitol Records. Ela se apresentou no Japão em fevereiro e março de 1959. Em 1960, Jackson teve um hit pop Top 40 com "Let's Have a Party", uma canção que Elvis Presley tinha gravado três anos antes. Ela foi a atração principal nos concertos com sua própria banda, que ela apelidou de Party Timers. Sua carreira musical no país começou a decolar com a canção "Right or Wrong", um sucesso que alcançou o número 9, e "In the Middle of a Heartache", que chegou ao número 6 nas paradas. Em 1963, Jackson gravou um último álbum, Two Sides of Wanda, que incluía tanto rock and roll e música country, incluindo um cover de Jerry Lee Lewis, Whole Lotta Shakin 'Goin' On". Jackson ganhou o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal Feminina no País com esse álbum. Em 1965, Jackson estava se concentrando mais exclusivamente na música country tradicional devido o declinou do rockabilly. O seu sétimo álbum, Blues in My Heart, foi lançado em abril de 1965, e alcançou a nona posição na Billboard Top Country Albums. Em 1970 e 1971, ela teve seu último hit Top 20 no país com "A Woman Lives for Love" que foi sua segunda indicação ao Grammy Awards e "Fancy Satin Pillows". No início de 1970, a pedido de seus filhos, Jackson e seu marido começaram a frequentar a igreja regularmente. Ela começou a gravar músicas gospel, incluindo o álbum, Praise the Lord, lançado em 1972 pela Capitol.

 

Depois que a Capitol Records acabou, ela gravou uma série de álbuns em pequenas gravadoras religiosas e se apresentou em várias igrejas pelo país com o marido. Jackson queria gravar uma mistura de música country e gospel, mas as gravadoras religiosas não estavam interessadas. O seu álbum, Rockabilly Fever, foi lançado em 1984, e mais tarde foi emitido pela Rounder Records como Rock N' Roll Your Blues Away em 1986, a sua primeira gravação de rock depois de vinte anos. Ela tocou no Festival Rockabilly em Jackson, no Tennessee em 2001 com o The Cadillac Angels. Apesar da sua idade, Jackson continuou a turnê. O seu álbum, Heart Trouble, foi lançado em 2003 pela CMH Records. O álbum teve as participações de Elvis Costello, The Cramps e Rosie Flores. Ela voltou para a Inglaterra em 28 de Outubro de 2008, para uma aparição no London Rock 'n' Roll Festival com Jerry Lee Lewis e Linda Gail Lewis no The Forum de Londres. Em 2009, ela se juntou com Jack White para gravar o álbum, The Party Ain't Over, que foi lançado em 2011, alcançando a posição 58 na Billboard 200. Para promover o álbum, ela se apresentou com Jack White no Late Show with David Letterman e no Conan. O seu trigésimo primeiro álbum, Unfinished Business, foi lançado em 2012 pela Sugar Hill Records. O álbum se tornou o primeiro de Jackson em 39 anos a alcançar o Billboard Hot Country LPs chartsWanda Jackson foi incluída no Rockabilly Hall of Fame. e foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame em 04 de abril de 2009 como uma influência precoce. Ela foi a primeira adição à categoria em nove anos.