Wanda Jackson


Wanda Lavonne Jackson nasceu em Maud, Oklahoma no dia 20 de outubro de 1937. É uma cantora, compositora, pianista e guitarrista. Ela viveu grande parte de sua vida em Oklahoma. Seu pai, um músico, levou a família para Bakersfield, Califórnia, durante a década de 1940, na esperança de uma vida melhor. Dois anos depois, ele comprou uma guitarra para Wanda e encorajou-a a tocar. Em 1948, quando ela tinha 11 anos, a família se mudou de volta para Oklahoma. Em 1956, ela ganhou um concurso de talentos que levou a seu próprio programa de rádio. Wanda começou sua carreira profissional, enquanto ainda frequentava a escola, após ser descoberta por Hank Thompson em 1954, que a ouviu cantando em uma estação de rádio local, a KLPR-AM e convidou-a a se apresentar com sua banda, The Brazos Valley Boys. Ela gravou algumas músicas pela Capitol Records, incluindo "You Can't Have My Love", um dueto com Billy Gray, vocalista do Thompson. A canção foi lançada como single em 1954 e alcançou o número 8 nos EUA. Jackson quis assinar com a Capitol, mas foi recusado pelo produtor Ken Nelson, que disse que garotas não vendem discos. Ela assinou com a Decca Records em seu lugar. Após graduar-se na escola, Wanda começou a excursionar com seu pai como o gerente e acompanhante. Muitas vezes ela dividiu o palco com Elvis Presley, que encorajou Wanda a cantar rockabilly. Em 1955, Wanda namorou Elvis enquanto estava em turnê com ele. Em 1956, ela assinou com a Capitol, gravando uma série de singles com uma mistura de country com rock and roll. "I Gotta Know", lançado em 1956, chegou ao número 15 nas paradas. No final de 1950, Wanda gravou e lançou uma série de canções rockabilly, incluindo "Hot Dog! That Made Him Mad", "Mean, Mean Man", "Fujiyama Mama", que atingiu o número 1 no Japão e "Honey Bop”. As canções foram apenas sucessos regionais. Ela visitou o Japão em fevereiro e março de 1959. 

 

Em 1960, Wanda teve um hit pop Top 40 com "Let's Have a Party", uma canção que Elvis Presley tinha gravado três anos antes. Ela foi a atração principal nos concertos com sua própria banda, que ela apelidou de Party Timers. Sua carreira musical no país começou a decolar com a canção "Right or Wrong", um sucesso que alcançou o número 9, e "In the Middle of a Heartache", que chegou ao número 6 na paradas. O sucesso inesperado de suas canções levou a Capitol a lançar uma série de álbuns compostas de seu material a década de 1950. Seus álbuns de 1961 e 1962, Right or Wrong e Wonderful Wanda, contou com seus dois hits Top 10 no país a partir em 1961. Ela se casou nesse mesmo ano com o ex-programador da IBM, Wendell Goodman, que é o seu gerente.  Em 1963, Wanda gravou um último álbum intitulado Two Sides of Wanda, que incluía tanto rock and roll e música country, incluindo um cover de Jerry Lee Lewis, Whole Lotta Shakin 'Goin' On". Wanda ganhou o seu primeiro Grammy para Melhor Performance Vocal Feminina no País com esse álbum. Em 1965, Wanda estava se concentrando mais exclusivamente na música country tradicional devido o declinou do rockabilly em popularidade, e teve uma seqüência de hits Top 40 durante os próximos dez anos. Em 1966, ela lançou dois singles que alcançaram o Top 20, "Tears Will Be the Chaser For Your Wine" e "The Box It Came In". No início de 1965, Wanda foi convidada pelo parceiro da Capitol Records na Alemanha, a Electrola, para gravar em alemão. Foi lançado o álbum, Made in Germany em 1967. Em 1970 e 1971, ela teve seu último hit Top 20 no país com "A Woman Lives for Love" que foi sua segunda indicação ao Grammy e "Fancy Satin Pillows".

 

No início de 1970, a pedido de seus filhos, Wanda e seu marido começaram a frequentar a igreja regularmente. Ela começou a gravar músicas gospel, incluindo Praise the Lord em 1972 pela Capitol. Depois que a Capitol Records acabou, ela gravou uma série de álbuns em pequenas gravadoras religiosas e se apresentou em várias igrejas pelo país com o marido. Wanda queria gravar uma mistura de música country e gospel, mas as gravadoras religiosas não estavam interessadas. Wanda lançou um álbum em 1984 intitulado Rockabilly Fever, mais tarde emitido pela Rounder Records como Rock N' Roll Your Blues Away em 1986, sua primeira gravação de rock depois de vinte anos. Ela tocou no Festival Rockabilly em Jackson, Tennessee em 2001 com o The Cadillac Angels. Apesar da sua idade, Wanda continuou a turnê. Wanda lançou seu primeiro álbum de estúdio desde 1987, Heart Trouble em 2003 pela CMH Records. O álbum de dezesseis faixas incluídas participações de Elvis Costello, The Cramps e Rosie Flores. Ela voltou para a Inglaterra em 28 de Outubro de 2008, para uma aparição no London Rock 'n' Roll Festival  com Jerry Lee Lewis e Linda Gail Lewis no Fórum de Londres. Em 2009, ela se juntou com Jack White para gravar The Party Ain't Over que foi lançado em 2011, entrando na Billboard Hot 200 no número 58. Para promover o álbum, ela se apresentou com Jack White no Late Show with David Letterman e ConanWanda lançou seu trigésimo primeiro álbum de estúdio Unfinished Business em 2012 pela Sugar Hill Records. O álbum tornou-se o primeiro de Wanda em 39 anos a alcançar o Billboard Hot Country LPs chartsWanda é membro do Rockabilly Hall of FameEla foi indicada para a indução no Rock and Roll Hall of Fame em 2005, mas não foi eleita. Em setembro de 2008, ela foi nomeada pela segunda vez, e foi induzida em 04 de abril de 2009 como uma influência precoce. Ela foi a primeira adição à categoria em nove anos.

 Rockdigital