Jerry Lee Lewis

Jerry Lee Lewis nasceu em Ferriday, Louisiana no dia 29 de setembro de 1935, é um cantor, compositor e pianista norte-americano de rock and roll. Em 1950, ele entrou para o Southwestern Bible Institute em Texas, mas foi expulso por má-conduta. Ele tornou-se parte do recém-surgido movimento Rock'n roll, lançando sua primeira gravação em 1954. A primeira gravação de Lewis nos estúdios da Sun Records foi a sua versão da balada country “Crazy Arms”. Em 1957, seu piano e o puro som rock de “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On” renderam-no fama internacional. Logo viria “Great Balls Of Fire”, seu maior sucesso. A turbulenta vida pessoal de Lewis era mantida em segredo do público até que, durante uma turnê britânica em 1958, a imprensa descobriu que a esposa do astro então com 23 anos, era Myra Gale Brown, sua prima de segundo grau, de apenas 13 anos.

 

A situação provocou um escândalo público e a turnê foi cancelada depois de apenas três shows. O escândalo seguiu Lewis para a América e, como resultado, ele quase foi banido do cenário musical. Um álbum ao vivo de 1964, ‘Live At The Star Club, Hamburg, gravado com o The Nashville Teens, é considerado como um dos melhores discos ao vivo de rock de todos os tempos. Depois de mais de uma década tocando rock and roll, em 1968 Lewis começou a focar sua carreira na música country, obtendo sucesso considerável. Marcado por problemas com álcool e drogas depois de se separar de Myra em 1970, as tragédias continuariam quando seu filho Jerry Lee Lewis Jr., de 19 anos, morreu em um acidente automobilístico em 1973. No começo dos anos sessenta ele já havia perdido seu primeiro filho, Steve Allen Lewis, que afogou-se em uma piscina.

 

Depois disso, sua quarta esposa morreu afogada em uma piscina, sob circunstâncias suspeitas. Pouco mais de um ano depois, sua quinta esposa seria encontrada morta de overdose de metadona. Também viciado em drogas, Jerry Lee Lewis decidiu se recuperar na Betty Ford Clinic. Enquanto celebrava seu quadragésimo-primeiro aniversário em 1976, Lewis baleou acidentalmente seu baixista Butch Owens na barriga, milagrosamente ele sobreviveu. Poucas semanas depois, em 23 de novembro, Lewis fora convidado por Elvis Presley na sua mansão em Graceland, mas os seguranças não sabiam da visita. Quando questionado por eles o que fazia na frente do portão, Lewis mostrou uma arma e disse brincando que estava ali para matar Elvis. Em 1986 Jerry Lee Lewis foi incluído na primeira leva de artistas a serem homenageados no Rock and Roll Hall of Fame. No mesmo ano ele voltou ao Sun Studios em Memphis para reunir-se com Orbison, Cash e Perkins e gravar o álbum Class of '55

 

 Rockdigital