Jerry Lee Lewis

Jerry Lee Lewis nasceu em Ferriday, Louisiana no dia 29 de setembro de 1935, é um cantor, compositor e pianista norte-americano de rock and roll. Em 1950, ele entrou para o Southwestern Bible Institute em Texas, mas foi expulso por má-conduta. Ele tornou-se parte do recém-surgido movimento Rock'n roll, lançando sua primeira gravação em 1954. A primeira gravação de Lewis nos estúdios da Sun Records foi a sua versão da balada country “Crazy Arms”. Em 1957, seu piano e o puro som rock de “Whole Lotta Shakin’ Goin’ On” renderam-no fama internacional. Logo viria “Great Balls Of Fire”, seu maior sucesso, e seu único single número 1 no Reino Unido. O seu primeiro álbum, Jerry Lee Lewis, foi lançado em 1958 pela Sun Records. A turbulenta vida pessoal de Lewis era mantida em segredo do público até que, durante uma turnê britânica em 1958, a imprensa descobriu que a esposa do astro então com 23 anos, era Myra Gale Brown, sua prima de segundo grau, de apenas 13 anos. A situação provocou um escândalo público e a turnê foi cancelada depois de apenas três shows. O escândalo seguiu Lewis para a América e, como resultado, ele quase foi banido do cenário musical. Um álbum ao vivo de 1964, ‘Live At The Star Club, Hamburg, gravado com o The Nashville Teens, é considerado como um dos melhores discos ao vivo de rock de todos os tempos. Depois de mais de uma década tocando rock and roll, em 1968 Lewis começou a focar sua carreira na música country, obtendo sucesso considerável. Marcado por problemas com álcool e drogas depois de se separar de Myra em 1970, as tragédias continuariam quando seu filho Jerry Lee Lewis Jr., de 19 anos, morreu em um acidente automobilístico em 1973.

 

No começo dos anos sessenta ele já havia perdido seu primeiro filho, Steve Allen Lewis, que afogou-se em uma piscina. Depois disso, sua quarta esposa morreu afogada em uma piscina, sob circunstâncias suspeitas. Pouco mais de um ano depois, sua quinta esposa seria encontrada morta de overdose de metadona. Também viciado em drogas, Jerry Lee Lewis decidiu se recuperar na Betty Ford Clinic. Enquanto celebrava seu quadragésimo-primeiro aniversário em 1976, Lewis baleou acidentalmente seu baixista Butch Owens na barriga, milagrosamente ele sobreviveu. Poucas semanas depois, em 23 de novembro, Lewis fora convidado por Elvis Presley na sua mansão em Graceland, mas os seguranças não sabiam da visita. Quando questionado por eles o que fazia na frente do portão, Lewis mostrou uma arma e disse brincando que estava ali para matar Elvis. Em 1986, Jerry Lee Lewis foi incluído na primeira lista de artistas incluídos no Rock and Roll Hall of Fame. No mesmo ano ele voltou ao Sun Studios em Memphis para reunir-se com Orbison, Cash e Perkins e gravar o álbum Class of '55. Em 1989, um filme baseado em sua juventude no rock and roll, Great Balls of Fire!, trouxe-o de volta aos olhos do público, especialmente quando ele decidiu regravar todas as suas canções para a trilha sonora do filme. O filme foi baseado no livro da sua ex-mulher, Myra Gale Lewis. Em junho de 1989, Lewis foi homenageado com uma estrela ao longo do Hollywood Boulevard na Calçada da Fama de Hollywood. Em 1990, Lewis gravou a música "It Was the Whiskey Talkin '(Not Me)", foi incluída na trilha sonora do filme Dick Tracy.

 

Em 12 de fevereiro de 2005, Lewis recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra da Recording Academy um dia antes da cerimônia principal do Grammy Awards, da qual ele também compareceu. O seu trigésimo nono álbum, Last Man Standing, foi lançado em 26 de setembro de 2006. O álbum alcançou quatro paradas diferentes da Billboard, e teve a sua melhor colocação na Billboard 200, na posição 26  Em 10 de outubro de 2007, Lewis recebeu o prêmio American Music Masters do Rock and Roll Hall of Fame. Em 4 de junho de 2008, Lewis foi induzido no Louisiana Music Hall of Fame. Em outubro de 2008, como parte de uma turnê europeia de sucesso, Lewis apareceu no show privado especial no 100 Club em 25 de outubro e no London Forum em 28 de outubro com Wanda Jackson e sua irmã, Linda Gail Lewis. Em agosto de 2009, antes de seu novo álbum, o single "Mean Old Man" foi lançado para download. Em 29 de outubro de 2009, ele abriu o show do 25º aniversário do Rock and Roll Hall of Fame no Madison Square Garden em Nova York. Seu próximo álbum, Mean Old Man, foi lançado em setembro de 2010 e alcançou a 30ª posição na Billboard 200. Em maio de 2013, Lewis abriu um novo clube na Beale Street em Memphis. Ele cancelou todos os shows desde seu derrame em 28 de fevereiro de 2019. Para comemorar seu 85º aniversário, uma transmissão ao vivo foi transmitida em 27 de outubro de 2020 no YouTube, Facebook e seu site oficial. Whole Lotta Celebratin 'goin' on contou com aparições e performances de vários convidados.