perkins.jpg
Carl Perkins

Carl Lee Perkins nasceu em Tiptonville, Tennessee no dia 9 de abril de 1932. Foi um cantor americano. Aos quatorze anos, ele escreveu uma canção country chamada "Let Me Take You to the Movie, Magg". Perkins e seu irmão Jay tiveram seu primeiro trabalho remunerado em gorjetas como artistas em tavernas na região. Carl convenceu seu irmão Clayton a tocar o contrabaixo para completar a banda. No final da década de 1940, eles eram a banda mais conhecida na área de Jackson. Em janeiro de 1953, Perkins se casou com Valda Crider, que conhecia há vários anos. Ele adicionou WS "Fluke" Holland como baterista da banda. Perkins foi para Memphis e fez o teste com sucesso para Sam Phillips na Sun Records no início de outubro de 1954. Lançado em 19 de março de 1955, a canção "Turn Around" se tornou um sucesso regional, e Perkins foi contratado para aparecer junto com Elvis Presley nos cinemas em Marianna e West Memphis, Arkansas. Outra canção de Perkins, "Gone Gone Gone", foi lançada pela Sun em outubro de 1955, e também foi um sucesso regional. Também no outono de 1955, Perkins escreveu a canção "Blue Suede Shoes". Várias semanas depois, em 19 de dezembro de 1955, Perkins e sua banda gravaram a música durante uma sessão na Sun Studio em Memphis. Presley deixou a Sun Records pela RCA em novembro, e Perkins foi deixado como o principal artista de rockabilly na Sun. A canção "Blue Suede Shoes" foi lançado em 1 de janeiro de 1956, e alcançou o topo na parada de música country da revista Billboard e a segunda posição na parada de música popular da revista Billboard. Em 17 de março, Perkins se tornou o primeiro artista country a alcançar o número 3 nas paradas de rhythm and blues.

 

Depois de fazerem um show em Norfolk, Virginia, em 21 de março, pouco antes do nascer do sol do dia seguinte, na Rota 13 entre Dover e Woodside, Delaware, o veículo deles bateu na traseira de uma caminhonete e caiu em uma vala contendo cerca de trinta centímetros de água. Holland teve que tirar Perkins, inconsciente, da água. Perkins teve três vértebras fraturadas no pescoço, uma concussão grave, uma clavícula quebrada e lacerações por todo o corpo. Perkins permaneceu inconsciente por um dia inteiro. O motorista da picape, Thomas Phillips, um fazendeiro de 40 anos, morreu ao ser jogado no volante. Jay Perkins teve um pescoço fraturado e graves ferimentos internos, as complicações decorrentes dessas lesões levaram a um tumor cerebral, e ele faleceu em 1958. Enquanto Perkins se recuperava de seus ferimentos, a canção "Blue Suede Shoes" alcançou o número 1 no pop regional, R&B e country chart. Perkins voltou às apresentações ao vivo em 21 de abril de 1956, começando com uma aparição em Beaumont, Texas, com a turnê Big D Jamboree. A canção de Perkins "Boppin 'the Blues" alcançou a posição 47 na parada de singles pop Cashbox, e a posição 9 na Billboard country e western chart e o número 70 na tabela Top 100 da Billboard em 1956. A canção "Matchbox" é considerado um clássico do rockabilly, e foi gravada durante uma sessão improvisada com Perkins, Presley, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis, informalmente conhecido como o Million Dollar Quartet. O filme Jamboree de 1957 incluiu uma performance de Perkins com a canção "Glad All Over". Em 1958, Perkins assinou com a Columbia Records. Em maio de 1964, Perkins fez uma turnê pela Inglaterra com Chuck Berry. O The Animals apoiou os dois músicos na turnê. Outra turnê pela Alemanha ocorreu no outono. Perkins e Bob Dylan escreveram "Champaign, Illinois" em 1969.

 

Dylan estava gravando em Nashville de 12 a 21 de fevereiro para seu álbum, Nashville Skyline. Ele conheceu Perkins quando apareceu no The Johnny Cash Show em 7 de junho. A canção foi incluída no álbum, On Top, de Perkins, lançado em 1969. Em 1981, Perkins gravou a música "Get It" com Paul McCartney. Perkins foi incluído no Nashville Songwriters Hall of Fame em 1985. O reconhecimento mais amplo de sua contribuição para a música veio com sua inclusão no Rock and Roll Hall of Fame em 1987. A canção recebeu um prêmio Grammy Hall of Fame. Perkins foi incluído no Rockabilly Hall of Fame em reconhecimento à sua contribuição pioneira para o gênero. Perkins voltou ao Sun Studio em Memphis em 1986, juntando-se a Cash, Jerry Lee Lewis e Roy Orbison no álbum Class of '55, como um tributo aos seus primeiros anos na Sun Records e a jam session do Million Dollar Quartet em 1956. Em 1989, Perkins assinou um contrato com a Platinum Records para o álbum Friends, Family, and Legends, com vários artistas. Durante a produção do álbum, Perkins desenvolveu câncer na garganta. Seu último álbum, Go Cat Go!, foi lançado pelo selo independente Dinosaur Records em 1996, apresenta Perkins cantando duetos com vários artistas. Seu último grande show foi o show beneficente Music for Montserrat all-star no Royal Albert Hall de Londres em 15 de setembro de 1997. Perkins faleceu no dia 19 de janeiro de 1998, aos 65 anos no Jackson-Madison County Hospital em Jackson, Tennessee, de câncer na garganta, depois de sofrer vários derrames. A viúva de Perkins, Valda deVere Perkins, faleceu no dia 15 de novembro de 2005 em Jackson.