top of page
chuck.jpg
r.i.p.png
Chuck Berry - Johnny B Goode
00:00 / 00:25
Chuck Berry

Charles Edward Anderson Berry nasceu em Saint Louis no Missouri, no dia 18 de outubro de 1926. Foi um compositor, cantor e guitarrista americano. Berry fez sua primeira apresentação pública em 1941 enquanto ainda era estudante na Sumner High School. Em 1944, ele foi preso por assalto à mão armada depois de roubar três lojas em Kansas City, Missouri, e depois roubar um carro sob a mira de uma arma com alguns amigos. Ele foi condenado e enviado para o Reformatório Intermediário para Jovens em Algoa, perto de Jefferson City, Missouri, onde formou um quarteto de canto e praticou boxe. As autoridades permitiram que o grupo se apresentasse fora do centro de detenção. Berry foi liberado do reformatório em seu aniversário de 21 anos em 1947. No início dos anos 1950, Berry estava trabalhando com bandas locais em clubes de St. Louis. No início de 1953, Berry estava se apresentando com o trio de Johnnie Johnson, iniciando uma longa colaboração com o pianista. Em 1954, Berry gravou as faixas "I Hope These Words Will Find You Well" e "Oh, Maria!" com o grupo Joe Alexander & the Cubans. As músicas foram lançadas como single no selo Ballad. Em maio de 1955, Berry viajou para Chicago, onde conheceu Muddy Waters, que sugeriu que ele entrasse em contato com Leonard Chess, da Chess Records. Em 21 de maio de 1955, Berry gravou uma adaptação da música "Ida Red", sob o título "Mayllene”, que alcançou o número 1 na Billboard de R&B e número 5 na Billboard Best Sellers in Stores. No final de junho de 1956, sua música "Roll Over Beethoven" alcançou o número 29 na Billboard Top 100. Ele e Carl Perkins se tornaram amigos. O seu primeiro álbum, After School Session, foi lançado em maio de 1957 pela Chess Records.

 

No final de 1957, Berry participou do Biggest Show of Stars for 1957 de Alan Freed, viajando pelos EUA com os Everly Brothers, Buddy Holly e outros. Os sucessos continuaram de 1957 a 1959, com Berry incluindo os sucessos, "School Days", "Rock and Roll Music", "Sweet Little Sixteen" e "Johnny B. Goode". Ele apareceu nos dois primeiros filmes de rock and roll, Rock Rock Rock em 1956, e Go, Johnny, Go! De 1959. No final da década de 1950, Berry abriu uma boate racialmente integrada em St. Louis, a Berry's Club Bandstand, e investiu em imóveis. Mas em dezembro de 1959, ele foi preso sob a Lei Mann após alegações de que ele teve relações sexuais com uma garçonete Apache de 14 anos, Janice Escalante, a quem ele havia transportado através das fronteiras estaduais para trabalhar como garota de chapéu em seu clube. Berry cumpriu um ano e meio de prisão, de fevereiro de 1962 a outubro de 1963. O seu último single lançado antes de ser preso foi "Come On". O seu sétimo álbum, St. Louis to Liverpool, foi lançado em 1964 pela Chess Records. Ele alcançou a posição 124 na Billboard Pop Albums, o primeiro dos álbuns de estúdio de Berry a aparecer na parada. Em maio de 1964, ele fez uma turnê de sucesso pelo Reino Unido. O seu décimo segundo álbum de estúdio, From St. Louie to Frisco, foi lançado em 1968 pela Mercury Records, e a canção "My Tambourine" se tornou seu único single número 1. Berry tocou em grandes eventos na América do Norte, como o Schaefer Music Festival, no Central Park de Nova York em julho de 1969, e no Toronto Rock and Roll Revival festival em outubro. O seu décimo sexto álbum, The London Chuck Berry Sessions, foi lançado em junho de 1972 pela Chess Records.

 

O álbum alcançou o oitavo lugar na Billboard 200, sendo a sua melhor colocação nas paradas. O single do álbum, "My Ding-a-Ling" foi o primeiro e único single de Berry a alcançar o número 1 nos EUA e no Reino Unido. A pedido do presidente Jimmy Carter, Berry se apresentou na Casa Branca em 1 de junho de 1979. A Receita Federal acusou Berry de ter evadido o pagamento de impostos. Ele foi condenado a 4 meses de prisão e 1.000 horas de serviço comunitário, realizando concertos beneficentes em 1979. Em 1986, Taylor Hackford fez o documentário, Hail! Hail! Rock 'n' Roll, de um concerto de comemoração do sexagésimo aniversário de Berry, organizado por Keith Richards. No final dos anos 80, Berry comprou o Southern Air, um restaurante em Wentzville, Missouri. Em novembro de 2000, Berry enfrentou problemas legais quando foi processado por seu ex-pianista Johnnie Johnson, que alegou que ele co-escreveu mais de 50 músicas, que creditam apenas a Berry. O caso foi arquivado quando o juiz decidiu que muito tempo havia se passado desde que as músicas foram escritas. Em 2008, Berry excursionou pela Europa. Em meados de 2008, ele tocou no Virgin Festival em Baltimore. Em 2011, durante um show no dia de Ano Novo em Chicago, Berry desmaiou por exaustão, e teve que ser ajudado a sair do palco. Ele anunciou em seu aniversário de 90 anos, depois de 38 anos, o lançamento do seu próximo álbum. Em 18 de março de 2017, Chuck Berry foi encontrado inconsciente em sua casa perto de Wentzville, Missouri. Equipes de emergência chamadas para o local não conseguiram reanimá-lo, e foi declarado morto por seu médico pessoal. O seu vigésimo álbum de estúdio, Chuck, foi lançado de forma póstuma em junho de 2017 pela Dualtone Records.

bottom of page