top of page
animals.jpg
Animals - House of the Rising Sun
00:00 / 00:25
The Animals

Foi uma banda britânica de Rock. Inicialmente, a banda Alan Price Rhythm and Blues Combo, se formou em Newcastle upon Tyne em 1958. Eles se tornaram o The Animals pouco depois que Eric Burdon se juntou à banda como vocalista em 1962, com Alan Price no órgão, Hilton Valentine na guitarra, John Steel na bateria e Chas Chandler no baixo. O sucesso moderado da banda os motivou a se mudarem para Londres em 1964, bem em tempo de serem incluídos na Invasão Britânica. Em junho de 1964, a banda lança o single "House of the Rising Sun" que foi um hit número 1 na UK Singles Chart, nos EUA e no Canadá, e o single foi descrito como o primeiro hit do Folk Rock. O seu primeiro álbum, The Animals, foi lançado em setembro de 1964 pela MGM. Em outubro de 1964, a banda fez sua estréia nos EUA no The Ed Sullivan Show. O seu segundo álbum, Animal Tracks, foi lançado em maio de 1965 pela Columbia Records, e foi o último álbum da banda com a participação de Alan Price que saiu da banda, devido a diferenças pessoais e musicais, bem como ao medo de voar em turnê. Mick Gallagher o preencheu nos teclados por um curto período. 

 

O seu terceiro álbum, Animalisms, foi lançado no Reino Unido maio 1966 pela Decca Records. Foi o primeiro álbum com o tecladista Dave Rowberry após a saída de Price. O álbum alcançou a quarta posição na UK Albums Chart. No início de 1966, a MGM lançou o álbum de coletânea, The Best of the Animals, se tornando o álbum mais vendido nos EUA. Em fevereiro de 1966, Steel saiu e foi substituído por Barry Jenkins. Uma versão de "Don't Bring Me Down" foi o último hit do Animais. Para o single "See See Rider", a banda mudou seu nome para Eric Burdon & the Animals. No final de 1966, os outros membros originais, incluindo o tecladista Alan Price e o baterista John Steel, saíram da banda, e em setembro, essa formação da banda havia se dissipado. Eric Burdon e o baterista Barry Jenkins reformaram a banda como Eric Burdon and the Animals, e às vezes de Eric Burdon e New Animals. O seu primeiro álbum, Winds of Change, foi lançado em outubro de 1967 pela MGM Records. O seu segundo álbum, The Twain Shall Meet, foi lançado em maio de 1968. O seu terceiro álbum, Love Is, foi lançado em dezembro de 1968 no Reino Unido e nos EUA, e foi o último álbum lançado antes da segunda dissolução dessa formação em 1968. A formação original de Burdon, Price, Valentine, Chandler e Steel se reuniu para um concerto beneficente em Newcastle em dezembro de 1968. 

 

Em 1975, a formação original do The Animals se reuniu e gravaram o álbum de reunão, Before We Were So Rudely Interrupted, lançado em agosto de 1977. Em maio de 1983, o The Animals se reuniu novamente com sua formação original e gravaram o álbum de reunião, Ark, que foi lançado em 16 de junho de 1983. Seguiu-se uma turnê mundial, e o concerto em Wembley Arena, Londres, gravado em 31 de dezembro de 1983, que foi lançado no álbum, Rip it to Shreds em 1984. No mesmo ano a banda se separou definitivamente. Em 1994, a banda foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame. Em junho de 2003, Burdon reformou a Eric Burdon and the Animals, e se dissolveram em 2005. Durante 2008, Eric Burdon formou novamente a Eric Burdon and the Animals, agora como sua banda de apoio. Em 13 de dezembro de 2008, Eric Burdon perdeu uma batalha legal de três anos para ganhar o nome The animals no Reino Unido. Desde então, o baterista John Steel possui os direitos apenas no Reino Unido. Em 9 de setembro de 2013, o recurso de Eric Burdon foi permitido, e ele agora tem o direito de usar o nome The Animals no Reino Unido. Em 2016, Burdon criou uma nova formação do The Animals. No dia 29 de janeiro de 2021, Hilton Valentine, guitarrista e membro fundador do The Animals, faleceu aos 77 anos. 

bottom of page