Eric Burdon

 

Eric Victor Burdon nasceu em Newcastle upon Tyne no dia 11 de maio de 1941. É um cantor e compositor inglês. Eric estudou na Newcastle Art College. Lá, ele conheceu John Steel. Jimi Hendrix tornou-se um amigo muito próximo nos anos 60 até a sua morte em 1970. Burdon formou o The Animals em 1962. A formação inicial da banda foi com Eric Burdon nos vocais, Alan Price no órgão, Hilton Valentine na guitarra, John Steel na bateria e Chas Chandler no baixo. Burdon e o baterista Barry Jenkins reformaram o grupo em 1965 como Eric Burdon and the animals, e às vezes foi chamado de Eric Burdon and New Animals. Em 1969, enquanto vivia em San Francisco, Burdon e o produtor musical Jerry Goldstein formaram a  banda War, de rock funk. Eric Burdon & War começaram a se apresentar em todo o sul da Califórnia antes de entrar no estúdio para gravar seu primeiro álbum, Eric Burdon Declares "War". A faixa mais conhecida do álbum, "Spill the Wine", foi um sucesso e lançou a carreira da banda.

 

O seu show no Ronnie Scott's Club em Londres, em 18 de setembro de 1970, é histórico por ser a última apresentação pública de Jimi Hendrix, que se juntou a eles no palco durante os últimos 35 minutos, um dia depois ele estava morto. Um segundo álbum, The Black-Man's Burdon foi lançado em 1970. Durante um show, Burdon teve um ataque de asma e o War continuou a turnê sem ele. Eles terminaram a turnê sem Burdon e voltaram a gravar seu primeiro álbum como War. Burdon começou uma carreira solo em 1971 com a banda Eric Burdon. Em agosto de 1971, ele gravou o álbum Guilty !. No final de 1974, a banda lançou o álbum Sun Secrets e este foi seguido pelo álbum Stop em 1975. Burdon se mudou para a Alemanha em 1977 e gravou o álbum Survivor. Em março de 1979, ele tocou um concerto em Colônia e mudou o nome da banda para Eric Burdon's Fire Department, e gravaram o álbum The Last Drive em 1980,  e em dezembro do mesmo ano, a banda se separou.

 

A formação original do The Animals, romperam pela última vez no final de 1984. Burdon e Brian Auger formaram a Eric Burdon - Brian Auger Band em 1992. O álbum ao vivo, Access All Areas, foi lançado, e em 1994, a banda se dissolveu. Burdon então formou a Eric Burdon's i Band. Em 11 de maio de 2001, o The Animals foram induzidos na Calçada da Fama do Rock no 60º aniversário de Burdon. Em 13 de abril de 2004, ele lançou o álbum de retorno, My Secret Life, que foi seu primeiro álbum com novas gravações há 16 anos. Em 27 de janeiro de 2006, ele lançou o álbum, Soul of a Man. Este álbum foi dedicado a Ray Charles e John Lee Hooker. Eric Burdon & War se reuniram pela primeira vez em 37 anos, numa reunião no show no Royal Albert Hall London em 21 de abril de 2008. Nesse mesmo ano, a Rolling Stone classificou Eric Burdon no nº 57 na lista dos 100 maiores cantores de todos os tempos. Em 2016, Burdon criou uma nova formação do The Animals, depois de uma batalha judicial com John Steel pelo nome da banda em 2013. 

 Rockdigital